Autor



Saudações aos amantes dos automóveis! Sou Júlio Max, editor-chefe do Auto REALIDADE desde a sua criação, em outubro de 2009. Cheguei a cursar Jornalismo (Comunicação Social) e Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí, e, atualmente, sou Bacharel em Direito no campus da UFPI de Teresina e Advogado membro da Comissão de Direito do Trânsito da OAB/Piauí. Também sou formado no curso de Técnico em Logística, no Senac-PI. 

Além de editar este site e ser responsável pelo gerenciamento de mídias sociais dos perfis do Auto REALIDADE nas redes sociais, também realizo as sessões de fotos dos automóveis, bem como a edição de imagens e vídeos.

Quando era bem pequeno, minha verdadeira fascinação eram os aviões. Até que um dia, com cerca de cinco anos, assisti um programa de TV sobre carros e... bom, a paixão pelos automóveis tomou de conta de mim. Aos cinco anos, comecei a ler a revista Quatro Rodas, publicação que estimulou bastante meu gosto por acompanhar as novidades do mundo automotivo. A primeira que tive foi a edição de dezembro de 1999, que trazia como matéria de capa o Renault Clio Sedan avaliado na Turquia, que chegaria ao mercado nacional meses depois. Em 2002 tive a ideia de escrever uma mini-revista desenhada sobre folhas de papel, a Júlio Car (depois, foram criadas outras revistas automotivas feitas em parcerias com amigos, como a 100% Speed e a IDB Car). Todas elas foram bem-aceitas entre os colegas e até por professores do Instituto Dom Barreto, onde cursei meu ensino fundamental. Anos mais tarde, fui recebendo sugestões para a criação de conteúdo na internet, que eventualmente se materializou no Auto REALIDADE. Ele iniciou como um blog na época em que iniciei os estudos no Instituto Federal do Piauí, e rapidamente alcançou popularidade com o direcionamento do nosso conteúdo para a cobertura de novidades do mundo dos automóveis, o que motivou a buscar uma abordagem mais informativa. Apesar de editarmos o Auto REALIDADE em Teresina (PI), não é raro recebermos flagras de carros e contribuições de várias partes do Brasil dos nossos amigos e seguidores.


Desde os primeiros anos, passei a valorizar a fotografia autoral, e, sempre que possível, faço questão de tirar fotos dos carros, assim como registrar os eventos automotivos que ocorrem em Teresina. Às vezes é complicado, pois o contraste entre sol e sombra é desfavorável, há elementos ao redor que estragam a foto, a criatividade está em baixa ou é preciso fazer estas imagens dentro de outro carro também em movimento (fora a necessidade da edição, ao voltar para casa), mas tudo isso vale a pena quando as imagens saem boas. Aprecio bastante música eletrônica, em praticamente todas as suas ramificações (dance, drum & bass, electro, techno, trance, lounge, house...), e, quando posso, monto playlists diferentes para cada carro avaliado, pois algumas músicas ajudam a lembrar de certos momentos e de algumas impressões mais sensoriais sobre o veículo. De vez em quando, este gosto musical se reflete nas músicas presentes no canal de vídeos no YouTube do Auto REALIDADE (http://www.youtube.com/juliomax1). Às vezes também desenho carros em momentos livres - tanto os já existentes quanto novos projetos.

Aprendi a dirigir há dez anos em um Fiat Uno Vivace 1.0 e tirei carteira de motorista em um Palio Fire. Conduzi cerca de 200 veículos até agora, mas a vontade é de sempre dirigir mais... Só no banco do motorista é possível exprimir opiniões mais conclusivas a respeito dos automóveis.

É sempre muito bom trocar informações com as pessoas que nos acompanham. Sinta-se à vontade para ler, comentar e contribuir com o Auto REALIDADE!