Opel Mokka X: evolução do utilitário europeu


Primo legítimo do Chevrolet Tracker comercializado no Brasil, o europeu Opel Mokka passa por uma reestilização de meio-ciclo de geração, que atualiza o utilitário em design, motorização e conectividade. Externamente, o conjunto de faróis (com luzes diurnas de LED), grade frontal e para-choque está mais agressivo, lembrando modelos mais recentes da Opel, como o Astra. Rodas, para-choque traseiro e lanternas também recebem novo desenho. Para arrematar, estão disponíveis novas cores, como a Ambar Orange das imagens, ou a Absolute Red.


O painel recebeu uma extensa reformulação: só o volante é o mesmo. O quadro de instrumentos está mais legível, com caracteres brancos (antes, a tela do computador de bordo era vermelha). A central multimídia, antes localizada no alto do painel, passa a estar integrada às saídas de ar centrais. Com 7 ou 8 polegadas, traz tela sensível ao toque, menos botões e conectividade ampliada com o espelhamento de tela de smartphones (Android Auto e Apple CarPlay). Também estão mais intuitivos os comandos do ar-condicionado.


A motorização 1.6 a diesel, mais silenciosa, tem duas opções de força (110 ou 136 horsepower), enquanto o motor 1.4 Direct Injection Turbo, movido a gasolina (adotado no Astra), rende 152 horsepower e está aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Com Start/Stop, que poupa combustível ao desligar o motor em paradas, o consumo chega a 15,1 km/l, e a emissão de dióxido de carbono é reduzida para 154 gramas por quilômetro rodado.


Comentários