Peugeot apresenta 308 2016 argentino reestilizado



Lançado em 2012 no Brasil, o Peugeot 308 passa por uma atualização visual e de conteúdo para disputar consumidores no concorrido segmento dos hatches médios, dominado pelo Focus e que tem como atual referência o Golf. A estratégia da montadora é similar à tática adotada no Bravo em sua reestilização este ano: sem viabilidade para uma geração completamente nova, foram acrescentados equipamentos desde as versões de entrada. A nova geração europeia (foto ao lado) foi aclamada pela imprensa especializada, mas, importado da França, chegaria por aqui em um patamar de preço muito superior.


De frente, o 308 fabricado em El Palomar (Argentina) exibe traços bem diferentes dos faróis alongados e bocarra no para-choque, elementos herdados dos antigos 407 e 207. Agora, a inspiração visual é o novo 508, ainda não comercializado por aqui. Os faróis com máscara negra receberam um recorte côncavo em sua base e as luzes de LED acompanham o modelo desde a versão Allure 1.6. A grade agora abriga o leão da Peugeot e é circundada por uma moldura que divide opiniões. O novo para-choque dianteiro segue os novos padrões de design da marca.


Lateralmente, nada mudou com exceção das rodas, aro 17'' em toda a linha, com acabamento diamantado na versão Griffe THP das fotos. E na traseira, a única novidade está nas lanternas redesenhadas internamente, com LEDs. O porta-malas manteve a capacidade notável de 430 litros.


Por dentro, o 308 ganhou a central multimídia com tela sensível ao toque, que abrange Mirror Link (espelhamento da tela de smartphones compatíveis, como Samsung e Sony), Apple CarPlay (que espelha o visor de iPhones 5 e superiores), Link MyPeugeot (aplicativo gratuito para smartphones, para Android e iOS, onde é possível ver no celular o consumo de combustível, localizar onde o veículo foi estacionado, entre outras funções), câmera de ré (na versão Griffe), rádio com memória de estações, MP3 Player, visualizador de fotos, entradas auxiliar, USB e para iPod, Bluetooth para chamadas, agenda telefônica e audiostreaming (toca as músicas do celular sem necessidade de cabo), computador de bordo com ajustes do veículo, 16 GigaBytes de memória interna para armazenar músicas, além de GPS e gráficos dos sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro na versão Griffe).


Além do sistema multimídia, o 308 recebe volante de base achatada revestido em couro, com regulagem de altura e profundidade, além de quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos.


Desde a versão de entrada (Allure 1.6 manual, por R$ 69 990), o 308 traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), alarme, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU (assistente de frenagem de emergência) e REF (distribuição eletrônica de frenagem), sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, luzes de seta nos retrovisores, teto panorâmico fixo com área de 0,83 m², direção eletro-hidráulica, ar-condicionado bi-zone, sensor de chuva e limpador que varia a atuação de acordo com a velocidade, acendimento automático do faróis, regulador e limitador de velocidade, regulagem de altura manual do banco do motorista, revestimento dos assentos em couro parcial, apoio de braço para o motorista, chave com telecomando de abertura/fechamento, regulagem do volante em altura e profundidade, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas, retrovisores elétricos, central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, rodas de liga leve aro 17'', detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, painel de instrumentos em revestimento macio ao toque e volante revestido em couro. 

O motor 1.6 desta versão conta com o recurso Flex Start, que dispensa o tanquinho de partida a frio, e rende 122 cavalos a 5800 rpm/16,4 kgfm de torque a 4000 rpm com etanol, ou 115 cv e 15,5 kgfm de torque quando abastecido com gasolina. O câmbio manual traz cinco marchas, com luz indicadora de troca de marcha.


Na versão Allure 2.0 automática (R$ 75 990), o recurso diferencial em relação à versão 1.6 é o controle de estabilidade (ESP), com opção de desligamento a até 50 km/h, quando é automaticamente reativado. Seu motor de 1997 cm³, com quatro cilindros e duplo comando de válvulas, rende 151 cavalos a 6000 rpm quando abastecido com etanol (143 cv com gasolina) e torque de 22 kgfm a 4000 rpm, também com etanol (20 kgfm com gasolina); o câmbio automático de seis marchas, AT6II, é utilizado em outros modelos da gama Peugeot-Citroën.


Já o 308 Griffe THP das imagens (R$ 82 990) vem com sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, bancos em couro perfurado, rodas diamantadas de 17 polegadas e motor 1.6 turbinado, com injeção direta de combustível e abastecimento com etanol ou gasolina. Trata-se do mesmo propulsor do utilitário esportivo 2008 - mas enquanto no novo modelo sente-se a falta do câmbio automático, no hatch 308 ele está disponível. São 173 cavalos a 6000 rpm e 24,5 kgfm de torque entre 1400 e 4000 rpm com etanol; o câmbio EAT6, de 6 marchas, traz a função ECO, que altera o mapeamento do motor e o tempo determinado de passagem de marcha marcha, podendo poupar até 7% de combustível em uso urbano.


Com três anos de garantia total, revisões e pacotes de peças/serviços com preços fixos, a linha 2016 do Peugeot 308 terá disponíveis as cores Vermelho Rubi, Branco Banquise (exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada). 


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