Audi S3 Sedan: os detalhes do esportivo de 286 cavalos


Chega à autorizada Audi Center Teresina a versão nervosa do A3 Sedan - o S3, que ostenta visual mais esportivo acompanhado de um conjunto mecânico à altura do design. Externamente, o modelo se destaca pelos para-choques mais agressivos, quatro ponteiras de escapamento, rodas aro 18'' com pneus 225/40, freios com logotipos que identificam o modelo, faróis de bi-xenônio e ajuste automático de altura, lanternas de LED e capas dos retrovisores em tonalidade prateada.





Por dentro, o S3 traz ambiente predominante preto com insertos em alumínio, quadro de instrumentos com fundo claro e tela do computador de bordo colorida, volante com base achatada e regulagem em altura e distância, bancos em couro Napa, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura (com graduação entre 16º C e 28º C, de meio em meio grau) e saídas de ar traseiras, direção eletromecânica progressiva, medidor da pressão do turbo, sistema multimídia MMI com som Bang & Olufsen (de 13 alto-falantes e um subwoofer, alimentados por um amplificador de 15 canais, produzindo potência total de 705 watts), GPS, Bluetooth, Audi drive select (seletor de modos de condução, que altera os parâmetros do acelerador, direção e câmbio, com modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual), CD Player e duas entradas para cartão SD (no porta-luvas).

Há também pedaleiras e soleiras das portas, sensor de estacionamento traseiro, controlador da velocidade de cruzeiro, retrovisores externos elétricos, rebatíveis e aquecíveis; preparação para rastreador, limpador dos faróis, Start-Stop (desliga o motor em paradas, religando ao toque do acelerador), travamento central na chave-canivete, retrovisor interno anti-ofuscante, pacote de luzes internas, sensor crepuscular e chuva, além de vidros laterais e traseiros com isolante térmico.



Os bancos dianteiros com costuras brancas são mais envolventes, com ajuste lombar elétrico e prolongamento para as pernas. Há quatro alças de segurança no teto. Abaixo do apoio dianteiro de braço está um porta-objetos acarpetado, com entrada Audi music interface.



Em termos de segurança, o S3 Sedan traz airbags frontais, de joelho para o motorista, laterais dianteiros e de cortina (totalizando 7 bolsas), alarme antifurto, cintos de segurança para todos (com sensor de afivelamento no banco do motorista), monitor de pressão dos pneus, controle de estabilidade, kit de primeiros socorros, luz de neblina traseira, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, estepe (normalmente esportivos desta categoria trazem apenas um veda-furos) e freios ABS com pinças de 340 milímetros na dianteira.



Outro destaque é o teto solar panorâmico Open Sky, com cortina, defletor de ar e acionamento elétrico.



O S3 mede 4,47 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,39 metro de altura e distância entre-eixos de 2,631 m. Seu tanque de combustível comporta 55 litros.



O S3 adota o motor 2.0 Turbo FSI, de quatro cilindros em linha e injeção de combustível direta e indireta, que rende 286 cavalos entre 5500 e 6200 rotações por minuto. O torque é de 38,7 kgfm, de 1800 a 5000 rpm. Com esta força e uma carroceria leve (1460 quilos, sendo 59% do peso sobre o eixo dianteiro e 41% sobre o eixo de trás), o sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, alcançando a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Quando o S3 Sedan é conduzido de modo esportivo, o motor responde com maior agilidade ao comando do acelerador, acelerando brevemente de forma automática durante as trocas de marchas e abrindo os flaps das saídas de escapamento em alta rotação, aumentando a intensidade do ronco do motor.


O câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic conta com 6 velocidades. As primeiras marchas são mais distanciadas, enquanto as relações das últimas marchas visam reduzir a rotação do motor e o consumo de combustível. Para passar as marchas no modo manual há shift paddles junto ao volante.

O recurso Launch Control otimiza as arrancadas, enquanto o modo efficiency do Audi drive select desacopla as duas embreagens nas desacelerações. Há também o sistema de recuperação de energia cinética KERS, que a transforma em energia elétrica quando se tira o pé do acelerador.


A tração quattro, integral permanente, atua através de uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, que distribui o torque disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras. Caso elas percam tração, a força é redirecionada para as rodas de trás. A suspensão teve sua altura reduzida em 2,5 centímetros.


Ainda que com a tração nas quatro rodas, o porta-malas manteve sua utilidade, com 390 litros, redes laterais e ampliação através do rebatimento do banco traseiro bipartido.



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