Lexus NX 200t começa a ser vendido em Teresina


Buscando expandir seus pontos de venda pelo Brasil, a Lexus acaba de estabelecer na capital do Piauí, mais precisamente na concessionária Newland da avenida Raul Lopes, o novo showroom para o crossover NX, por ora o único da divisão luxuosa da Toyota a ser comercializado por aqui. O modelo tem como principais rivais o Range Rover Evoque (ironicamente também comercializado pela Newland a menos de 1 quilômetro dali) e o Jeep Cherokee (menos de 500 metros separam a United da Newland).


O modelo de test-drive é o F-Sport (R$ 241 900), com diferenciais esportivos, enquanto as fotos do showroom são do modelo Luxury (R$ 220 850), de entrada. Ao primeiro olhar, chama a atenção as formas talhadas e linhas angulosas, mais chamativas que o ousado Evoque. Os feixes estreitos de LED e a linha de cintura alta são sinais de modernidade, mas as rodas aro 17'' da versão Luxury destoam um pouco do conjunto, enquanto o F-Sport ostenta um conjunto aro 18'', mais harmônico.


O NX possui 4,63 metro de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 metro de altura e 2,66 metros de distância entre-eixos. A versão F-Sport se diferencia pela grade do para-choque mais proeminente, pedaleiras de alumínio, retrovisores exteriores na cor preta, teto panorâmico, além de bancos esportivos.


Internamente, ambas as versões do NX 200t trazem revestimentos em couro no volante, bancos, alavanca de transmissão, painel e console central, além de faixas em madeira ou metal no painel e nas portas. Entre os visores do ar-condicionado, se destaca um charmoso relógio analógico. Alguns detalhes, porém, não condizem com um modelo nesta faixa de mercado, como os botões acionadores dos vidros sem iluminação nem revestimento, assim como o forro de teto simples.


De série, o crossover traz ar-condicionado dual zone digital, assistência de partida em subidas, smart entry e start button (abertura e partida sem inserção da chave), indicador ECO driving, sistema multimídia com Bluetooth, GPS, rádio AM/FM, DVD player, MP3/WMA, comandos no console por touchpad e TV digital; computador de bordo com consumo, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, além das informações do áudio e GPS; porta-objetos no console central e nas laterais das portas traseiras, descansa-braço central com porta-copos na traseira, bancos dianteiros com ajuste elétrico (na versão F-Sport, também possuem aquecimento, ventilação e regulagem elétrica para oito posições, incluindo ajuste lombar para motorista), 10 airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para motorista e passageiro dianteiro), freios ABS com distribuição eletrônica e assistência de frenagem, controles eletrônicos de tração e estabilidade, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, faróis de LED com lavadores e regulagem automática de altura, cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força para todos os ocupantes, controlador de velocidade de cruzeiro, alerta de partida, monitor de veículos em pontos cegos, suspensão independente adaptativa variável, além de retrovisores elétricos com luzes de seta, aquecimento automático e recurso Tilt Down.


O NX 200t F-Sport conta ainda com Wireless Charging Tray, para carregamento sem fio de dispositivos portáteis compatíveis, display Head-up, além de seletor de modos de direção com as opções Eco, Normal, Sport e Sport +.


O porta-malas tem a ampla capacidade de 580 litros, com a tampa sendo aberta ou fechada eletricamente. O capô possui amortecedores e manta de isolamento acústico.


Bem afastado da extremidade da frente, o motor 2.0 quatro-cilindros DOHC 16v Dual VVT-i, movido a gasolina, turbinado e com injeção direta de combustível, rende 238 cavalos a 5600 rpm e torque de 35,7 kgfm entre 1650 rpm e 4000 rpm, aliado ao câmbio automático de seis velocidades e à tração nas quatro rodas. De acordo com a Lexus, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge 200 km/h.



Comentários