Em pesquisa, Uber é apoiado por quase 50% dos paulistanos


Em tempos de brigas e controvérsias nas redes sociais (e fora delas) sobre quase qualquer assunto relacionado à cidade de São Paulo, o Uber desponta como um inesperado ponto de convergência de opiniões. Em recente pesquisa feita pela Cause com mais de 2 mil pessoas em São Paulo, apenas 30% acham que os taxistas devem ser os únicos autorizados a fazer o transporte individual de passageiros. Esse é o mesmo percentual de pessoas contrárias à liberação da concorrência com aplicativos. Mas além do significativo apoio às novas tecnologias, o que mais chamou a atenção dos pesquisadores é que esse percentual não muda, independente da faixa etária, nível de escolaridade ou região da cidade dos entrevistados. 

Trata-se de um apoio surpreendente”, analisa Leandro Machado, cientista político e sócio da Cause. “Ainda mais quando levamos em conta o percentual de pessoas que se dizem a par da controvérsia do Uber com taxistas: 68,2%”. Os dados sobre o Uber integram a primeira edição da pesquisa anual “Tempos Voláteis”, da Cause, que visa entender as percepções, humores e anseios do paulistano sobre a cidade.


A pesquisa “Tempos Voláteis”, coordenada pela agência Cause, foi elaborada a partir de entrevistas pessoais aplicadas em domicílio a 1981 pessoas com mais de 18 anos, entre os dias 2 e 16 de setembro de 2015. A amostragem foi realizada com base em dados oficiais do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral, levando em conta a quantidade de eleitores da cidade de São Paulo e sua distribuição por sexo, idade e escolaridade nas cinco regiões do município.


Comentários