Toyota apresenta nova Fortuner, nossa SW4 2016


Primeiro foi apresentada a nova geração da picape Toyota Hilux; agora, é a vez do utilitário Fortuner (que atende pelo nome de Hilux SW4 no Brasil e, de 1998 a 2004, era conhecido no exterior como Sport Rider) aparecer oficialmente, após a divulgação pela internet de flagras do modelo, que diminuíram um pouco o impacto das modificações - ainda assim, é possível confirmar, pelos diversos ângulos das fotos e vídeos, que nada além do nome restou da geração antiga, lançada em 2005 e que recebeu retoques em 2008 e 2011. Também poucos indícios atestam o parentesco da Fortuner com a Hilux, ainda que o painel seja semelhante e a plataforma modular TNGA seja comum a ambas.



As linhas da nova Toyota Fortuner estão mais horizontais, com vincos mais destacados e cantos vivos nos faróis e lanternas que fazem lembrar dos Lexus. Na Austrália, o modelo se junta a outros cinco utilitários disponíveis: RAV4, Kluger, FJ Cruiser, Land Cruiser Prado e a geração antiga, Land Cruiser 200 Series, que unidos somam mais de 50 mil unidades todos os anos, desde 2012.


A nova SW4/Fortuner será oferecida nas versões GX, GXL e Crusade (nestas imagens), todas equipadas com o novo motor 2.8 Turbo Diesel quatro-cilindros com injeção direta de combustível, que rende 176 cavalos a 3400 rpm e torque de 42,8 kgfm (manual) ou 45,9 kgfm (automática). Ambas as transmissões possuem 6 marchas. A Toyota espera que este motor, que atende às normas de emissão Euro 5, chegue à média de 12,5 km/l com câmbio manual.


A Fortuner Crusade se distingue por detalhes como as rodas aro 18'' diamantadas, os feixes de LEDs integrados aos faróis com projetores, a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, além do acabamento mais refinado. De série, o modelo conta com ar-condicionado com saída traseira, 7 airbags, câmera de ré, freios a disco nas 4 rodas, compartimento aquecível ou resfriável (útil para armazenar comidas e bebidas), estribos laterais, assistente de partida em ladeiras, sinalização luminosa de frenagem de emergência e Toyota Link com tela sensível ao toque.


As versões GXL e Crusade contam com faróis de neblina, barras longitudinais de teto, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade em descidas e abertura e partida "keyless", sem inserção da chave. Há espaço para sete pessoas, distribuídas na configuração 2 + 3 + 2.

Comentários