Review - Audi TT TFSI Attraction



Sim, sim... você deve estar se perguntando "De novo o TT aqui no Auto REALIDADE?". É fato que em junho já fizemos uma análise mais profunda sobre a nova geração do Audi TT em sua versão de entrada, a Attraction (ao lado) - mas sua cor preto-sólido "escondia" parte de seu design, que mudou por completo em relação à segunda geração, sem romper totalmente com a identidade de seus antecessores. Com a chegada de uma unidade menos discreta ao Audi Center Teresina, pessoas dos contatos diários admiraram bastante as imagens preliminares do novo cupê, o que motiva este review.

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Na cor Vermelho Tango (metálica) e com as rodas instaladas pela concessionária (que lembram as utilizadas pelo RS7), o TT traz um magnetismo visual igualado por poucos carros da Audi, ainda que esta versão não traga o conjunto Full LED da versão Ambition. Detalhes como a dupla saída de escape, o aerofólio retrátil com ajuste manual (ou automático a partir de 120 km/h), a antena "tubarão" e as entradas de ar frontais realçam sua esportividade.


Caso o TT exposto fosse um Ambition, nos prolongaríamos mais sobre seu interior - a versão mais cara traz exclusividades como o ar-condicionado digital com visores incorporados aos difusores assemelhados às turbinas dos aviões, e o sistema MMI plus traz mais recursos, entre eles um disco rígido de 30 GigaBytes.

Ainda assim, este Attraction não decepciona. Os principais comandos estão concentrados no volante e no console central, tornando o painel minimalista. As informações do quadro de instrumentos e do sistema multimídia MMI fundiram-se no Virtual Cockpit, que traz uma tela colorida de 12,3 polegadas de diagonal e resolução de 1440 x 580 pixels. Há dois modos de exibição: Clássico (velocímetro e conta-giros ficam nos tamanhos tradicionais, com outras informações à sua volta) e Progressivo (que torna estes instrumentos menores ao exibir o menu completo, os mapas do GPS - opcionais nesta versão - e outras informações). Seu sistema de som traz nove alto-falantes e 155 Watts de potência, mas não chega a ser de arrepiar. O sistema lê CD, cartões SD (2), dispositivos USB (2) e traz entrada auxiliar.


De série, a versão Attraction oferece direção eletromecânica, ajuste de altura e distância do volante, vidros e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, controle automático de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno fotocrômico, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, pré-tensionadores dos cintos de segurança, freios a disco ventilados na dianteira com recuperação de energia, ABS, EBD e BAS; indicador de pressão baixa nos pneus, limpadores de faróis, assistente de partida em ladeiras, apoio central com porta-objetos e isqueiro, além de sensor de estacionamento traseiro.


Seu acabamento traz a atenção notória da Audi aos detalhes, com a combinação de couro, Alcantara e plásticos de boa textura. O espaço interno, apesar do teto baixo, é confortável para dois adultos, que contam com ajustes elétricos dos bancos. Atrás, até crianças podem ter dificuldades de se acomodar, por conta do exíguo espaço para as pernas e o caimento de teto que compromete o espaço para a cabeça. Menos mal que os dois pequenos assentos contam com sistema de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.



Tanto o TT Attraction quanto o Ambition se utilizam do motor 2.0 TFSI quatro-cilindros, com ajuste do curso das válvulas de exaustão, coletor de escapamento integrado ao cabeçote e injeção direta e indireta de combustível: no Audi, rende 230 cavalos entre 4500 e 6200 rpm, e 37,7 kgfm de torque entre 1600 e 4300 rpm. O câmbio é o S tronic de dupla embreagem e 6 marchas, com trocas sequenciais em aletas atrás do volante.

Beneficiando-se de uma carroceria aerodinâmica e do baixo peso (1335 quilos, mérito do emprego de alumínio em diversas partes da carroceria) em comparação a modelos de mesmo porte, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem a velocidade máxima contida eletronicamente a 250 km/h. Além da boa performance, seu consumo de gasolina também é aceitável, graças ao start-stop e à injeção direta: 9,9 km/l na cidade, 12,7 km/l na estrada, pelos testes do Inmetro.


O Audi TT tem atualmente preço sugerido de R$ 209 990 (sem incluir a pintura metálica ou o MMI com navegação), exatamente R$ 20 mil a menos que o Ambition sem opcionais. A versão Cabriolet, com capota de tecido acionada eletricamente e exibida no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 (na cor verde) também deverá ser comercializado no Brasil em poucos meses, assim como o nervoso TTS, que rende 310 horsepower e conta com tração nas quatro rodas.



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