Os antigos em exposição no Shopping Amarração


A cidade litorânea de Luís Correia (Piauí) segue no embalo do desenvolvimento alcançado pela vizinha Parnaíba, embora em uma região onde é comum observar a ostentação com caros utilitários 4x4, quadriciclos modernos e jet-skis, os carros clássicos tendem a ser pouco valorizados. É o que se observa na pequena exposição do Shopping Amarração, que traz três representantes de épocas passadas da indústria automotiva. Poucos visitantes pararam para dar uma olhada nestes antigos, mas por outro lado os entusiastas podem conferi-los sem pressa.


A Chevrolet 3100 Tração Positiva "Martha Rocha" ano 1963, em esquema de cores saia-e-blusa, foi a primeira picape da GM produzida no Brasil, orgulhosamente estampando os contornos do País em seus emblemas. Este exemplar faz parte da safra reestilizada, com quatro faróis e grade diferenciada. A "Tração Positiva" era o diferencial autoblocante, que distribuía o torque para a roda que girasse em falso do mesmo eixo motriz. Era impulsionada pelo motor 4.3 "Jobmaster" de seis cilindros.


O Ford Crestline Victoria (de 1954), com nítidas influências aeronáuticas em seu estilo externo e motor V8 de 239 polegadas cúbicas (3.9) de 130 cavalos, chegou a pertencer ao famoso arquiteto Oscar Niemeyer, e também utilizado pelo urbanista Lúcio Costa.

Anos depois, o Crestline foi doado ao motorista de Niemeyer, residente na cidade de Floriano (PI). Ao tomar conhecimento da existência deste exemplar, o colecionador e advogado Valdeci Cavalcante adquiriu o Ford da esposa do condutor, que até hoje não sabe do paradeiro do carro, que ainda tinha as placas amarelas quando descoberto - atualmente, roda com placas pretas.




Já o Jeep Willys de 1976, fonte de inspiração visual para o atual Renegade, era impulsionado pelo motor OHC quatro-cilindros do Maverick. Assim como a linha Rural/F-75, os instrumentos ficavam ao centro do painel (de aço). Por ironia do destino, este exemplar foi equipado com volante e retrovisores externos do Fiorino, produzido pela Fiat - justamente a montadora responsável pela fabricação do Renegade em Goiana (Pernambuco).


Comentários