Jaguar F-PACE enfrenta rigorosos testes pelo mundo


Com estreia marcada para o Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro e comercialização mundial a partir do primeiro semestre de 2016 (inclusive no Brasil), o Jaguar F-PACE - primeiro utilitário-esportivo produzido na história da montadora - está encarando percursos extremos para avaliar como se saem seus componentes sob calor ou frio intenso. Trata-se de um dos mais exigentes programas de testes já implementados pela Jaguar Land Rover.


No centro de testes da Jaguar Land Rover em Arjeplog (Suécia), há uma pista de 60 quilômetros com diversos obstáculos (subidas de montanha, inclinações, retas para testes em alta velocidade e obstáculos off-road). Detalhe: a temperatura média no inverno por lá é de -15 ºC. Assim, é possível desenvolver com mais precisão e por à prova a tração nas quatro rodas o controle dinâmico de estabilidade e o sistema All Surface Progress Control.


Já no deserto de Dubai (com temperaturas em torno de 50°C na sombra, quase o mesmo que em Teresina, Piauí), a incidência de luz solar diretamente na carroceria faz com que as temperaturas da cabine cheguem perto dos 70 °C - e ainda assim, os sistemas de entretenimento, telas sensíveis ao toque e os controles de temperatura puderam ser operados normalmente. Lá, está sendo aprimorado o sistema de refrigeração (uma vez que o fluxo de ar no local é baixo).


O F-PACE também foi testado em estradas montanhosas e de cascalho. Apesar da camuflagem bem ajustada à carroceria, é fácil identificar que suas linhas se assemelham bastante às do carro-conceito C-X17, apresentado há dois anos no Salão de Frankfurt; a frente traz os genes dos sedans XE e XF, enquanto os vincos laterais, janelas traseiras e lanternas lembram o F-Type.

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