Enfim, Alfa Romeo apresenta o sedan Giulia



Poucas vezes antes na história da Alfa Romeo existiu tanta expectativa em torno de um novo produto: há pelo menos três anos eram variadas as especulações sobre o Projeto 952, e até poucos meses, os únicos flagras do modelo eram de mulas com a carroceria encurtada do Maserati Ghibli. Mas, no dia em que a montadora italiana celebrou seus 105 anos, o suspense acabou: o novo sedan é batizado como Giulia, nome utilizado em uma linhagem de cupês, roadsters e sedans da Alfa, produzidos entre 1962 e 1977. Apresentado por enquanto na versão mais esportiva Quadrifoglio Verde (trevo de quatro folhas), o Giulia mira nos médios esportivos alemães, categoria representada por Audi RS4, BMW M3 e Mercedes-AMG C 63. Futuramente serão apresentadas variantes mais mansas do Alfa Romeo, com uma nova geração de motores a diesel e a gasolina (entre eles, um 2.0 quatro-cilindros de 300 cv), marcando o retorno ao segmento desde o fim de produção do 159, em 2011.


Uma das principais expectativas girava em torno de seu design - as opiniões em relação às primeiras imagens se dividem, mas no geral o Alfa Giulia traz personalidade própria em comparação ao pequeno esportivo 4C e ao hatch médio Giulietta: os faróis que se estendem até próximo da grade "cuore esportivo", as aberturas do para-choque agressivas, a lateral com vincos fortes e a traseira com lanternas horizontais, mais "espessas" em comparação ao 156 e ao 159, são elementos marcantes de estilo.



A versão Quadrifoglio Verde traz um motor relativamente pequeno, 3.0 V6, porém Bi-Turbo e desenvolvido em conjunto com a Ferrari (a expectativa é de que este propulsor equipe a nova macchina de entrada, a nova "Dino"), gerando nada menos que 510 cavalos, a mesma potência do Mercedes-AMG GT S (que utiliza um motor 4.0). Com distribuição de peso de 50% em ambos os eixos e uma relação peso-potência de 3 quilos por cavalo, o Giulia acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,9 segundos. Haverá um seletor DNA de modos de condução (uma evolução do encontrado no Punto T-Jet brasileiro), com os modos Dynamic, Natural, Advanced Efficient e Racing. Na falta de imagens do interior, a Alfa informa que todos os principais comandos estão concentrados no volante, "como em um carro de Fórmula 1".


Comentários