BMW X1, futuro brasileiro, estreia nova geração


O segmento de utilitários esportivos vive um momento marcante no Brasil e no mundo - a BMW atualmente conta com cinco SUVs (ou melhor, SAVs - Sports Activity Vehicles - como prefere a marca bávara) em seu portfólio: X1, X3, X4, X5 e X6. O menor representante, baseado na plataforma do Série 3 Touring da geração passada, começou a ser produzido em 2009 e fez sucesso em todo o mundo, vendendo mais de 730 000 unidades e sendo produzido não apenas na Alemanha, como também na China, Índia, México, Rússia, Tailândia... e em breve, no Brasil. Nós teremos a segunda geração, totalmente repaginada - tão mudada que, para desgosto dos fãs puristas da montadora - o motor é montado na posição transversal e existirão opções com tração dianteira, uma tradição rompida com o lançamento da minivan Série 2 Active Tourer.


Externamente, lembra tanto o irmão maior X3 quanto a "mãe" Série 2 (que, afinal, lhe cedeu a nova arquitetura modular UKL, de Untere Klasse). Até diminuiu em comprimento (em 1 centímetro, ficando com 4,44 metros), mas cresceu bastante em altura (5,3 centímetros, ficando com 1,60 metro) e outros 2 centímetros em largura (1,82 m). Na frente, os ocupantes se sentam em posição 3,6 centímetros mais alta; os passageiros de trás têm até 6,6 centímetros a mais para acomodar as pernas. E o porta-malas cresceu significativos 85 litros, passando a acomodar 505 L.


O ambiente interno também recebe redesenho completo, trazendo o sistema multimídia iDrive com tela de 6,5 polegadas (como opcional, há a tela de 8,8 polegadas com GPS), entradas auxiliar e USB, retrovisores externos elétricos com aquecimento, sistema Driving Experience Control, Driving Assistant Plus com Traffic Jam Assistant (combina diversas funcionalidades: assistente de farol alto, alerta de colisão iminente com frenagem automática, controlador de velocidade automático entre 30 e 140 km/h, que pode inclusive frear e retomar a aceleração; alerta de velocidade mostrada nas placas e de mudança de faixa não sinalizada), BMW ConnectedDrive Services com chamada de emergência em caso de colisão e conectividade com aplicativos de celulares, e opcionais como Parking Assistant, teto Panorama de vidro (1,20 metro por 84,7 cm) e sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes e potência de 360 Watts.



A partir de novembro de 2015, serão oferecidas as versões três-cilindros sDrive18i (a gasolina, de 136 horsepower) e sDrive16d (movido a diesel, com 116 HP), sDrive18d (150 HP e 33,6 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas, a única versão sem saída dupla de escape e a mais econômica, podendo fazer até 24,3 km/l), sDrive20d (190 horsepower e 40,8 kgfm de torque), xDrive25i (com tração integral e motor de 231 horsepower e 35,7 kgfm de torque, trazendo o câmbio automático de 8 marchas Steptronic e acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos), xDrive25d (com a mesma potência do 25i a gasolina - 231 horsepower - e 45,9 kgfm de torque) sDrive20i (novo motor quatro-cilindros de 192 HP e 28,5 kgfm a partir de 1250 rpm) e xDrive20i, com o mesmo motor aliado à tração nas quatro rodas, que garante acelerações sensivelmente mais ágeis - o 0 a 100 km/h é cumprido em 7,4 segundos, 3 décimos superior ao modelo com tração dianteira.


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