Mercedes-Benz atualiza o veterano Glasse G


Lançado em 1979, desenvolvido para uso militar e ganhando luxo e potência com o passar dos anos, o Mercedes-Benz Classe G (singela abreviatura para Geländewagen) passa por modificações em sua linha 2015. Externamente, não houve muitas modificações em seu jeitão "clássico": as versões G 350 d e G 500 contam com novos para-choques e arcos dos para-lamas na cor da carroceria; há também novas rodas aro 18'' de cinco raios vazados para a versão movida a diesel, além de novas cores bem chamativas (Solar Beam, Tomato Red, Alien Green, Sunset Beam e Galactic Beam). Suspensões e controle de estabilidade também foram revisados, para garantir mais segurança e conforto.


Uma das principais mudanças do Classe G é a adoção do motor 4.0 V8 Biturbo, similar ao adotado no AMG GT e no C 63 AMG, que no jipão G 500 entrega 422 horsepower (entre 5250 e 5500 rpm) e 62,2 kgfm (de 2250 a 4750 rpm), 16% a mais de força. O G 350 d, mais modesto, conta com versões de 211 HP e 55,1 kgfm ou 245 HP e 61,2 kgfm, ambas com propulsor 3.0 V6. Na versão de 245 horsepower, o G 350 d acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto a versão G 500 chega à velocidade em 5,9 segundos.


E se os modelos "normais" já dispõem de muita potência e torque, as versões esportivas AMG extrapolam os limites: o AMG G 63 5.5 V8 rende 571 horsepower (27 a mais que antes) e 77,5 kgfm de torque, enquanto o AMG G 65 6.0 V12 entrega 630 horsepower (ganho de 18 HP) e torque de quase 102 kgfm (!). Toda esta força leva a versão de 12 cilindros de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, enquanto o G 63 cumpre a prova em 5,4 segundos. Estas versões tiveram o quadro de instrumentos redesenhado.


Há ainda a série especial AMG Edition 463, baseada tanto no G 63 quanto no G 65, com detalhes de acabamento em dois tons, couro Nappa, e fibra de carbono em detalhes internos. Os interessados pelo "novo" Mercedes Classe G poderão fazer encomendas a partir de meados de 2015.

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