Volkswagen apresenta o luxuoso C Coupé GTE Concept


Mais um carro-conceito antecipa um futuro modelo da Volkswagen: o C Coupé GTE, apresentado no Salão de Xangai (China) e que, de acordo com a marca, está situado entre o Passat e o Phaeton. Com linhas predominantemente horizontais, faróis sem lentes integrados à ampla grade cromada e vincos prolongados, o modelo possui 5,07 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,44 metro de altura e nada menos que 3,01 metros de comprimento. As rodas são aro 22'', em pneus 265/30, chamam a atenção - assim como a iluminação de posição na grade, no símbolo da VW, nas saídas de ar dos para-lamas e ao redor das maçanetas.


Internamente, os comandos em telas sensíveis ao toque estão presentes até no volante e nos ajustes elétricos de retrovisores e vidros. O elegante relógio analógico entre as saídas de ar centrais na verdade é um monitor circular que também registra a qualidade do ar externo. Uma tela de 12,3 polegadas, efeito tridimensional e alta definição cumpre o papel de quadro de instrumentos; já o sistema "Infotainment" conta com tela sensível ao toque, também de 12,3 polegadas, que gerencia os comandos do ar-condicionado e pode servir para instruir ao motorista (que neste caso estaria mais para chofer) sobre percurso, cronograma e outras informações, dadas pelo passageiro de trás.


Quem senta em um dos dois bancos traseiros individuais pode ajustar a posição do assento e a temperatura por telas touchscreen de 4,5 polegadas, tendo à frente monitores de 9,5 polegadas que podem reproduzir comandos dados por smartphones ou tablets, além de um espaço refrigerado ideal para armazenar garrafas de champanhe. O teto solar panorâmico aumenta a sensação de amplitude da cabine (contando com ajuste de translucidez) e o sistema de som, concebido pela Dynaudio, possui potência de 600 Watts.


O VW C Coupé GTE Concept possui um motor TSI de quatro-cilindros que gera 210 cavalos e trabalha em conjunto com o motor elétrico (91 kW) integrado ao câmbio automático de 8 marchas e à bateria de íon-lítio na traseira. Ao todo, o conjunto entrega 245 cavalos e 50,9 kgfm de torque. O sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega à velocidade máxima de 232 km/h - marcas que não parecem tão expressivas, por serem facilmente superadas pelo Jetta TSI ou pelo Golf GTI, ambos com bem menos torque.

Mas o conceito vira a mesa no quesito eficiência: seu consumo médio é de 43,5 km/l, com emissão de dióxido de carbono reduzida a 55 gramas por quilômetro rodado e autonomia superior a 1100 quilômetros. Além disso, o C Coupé GTE pode rodar até 50 km sem utilizar gasolina, com velocidade máxima no modo puramente elétrico restrita a 130 km/h. Há quatro modos de condução selecionáveis: Hybrid (os dois motores são utilizados conforme a demanda de potência e as baterias tem regeneração de energia),  E-Mode (o motor a combustão é desacoplado do conjunto), GTE (que torna mais esportivas as respostas da direção, do acelerador e do câmbio) e Battery Charge/Battery Hold (no primeiro modo, a bateria é recarregada enquanto se dirige; no segundo, o sistema faz o possível para a energia da bateria se manter constante).


Comentários