Kia Optima estreia nova geração nos EUA


Definitivamente, o Kia Optima não dorme no ponto quando o assunto é design. Em cinco anos, o modelo recebeu duas intervenções de estilo - a mudança apresentada agora no Salão de Nova York é completa, embora o modelo 2016 do sedan guarde semelhanças com o modelo de 2010. As novidades de estilo foram antecipadas pela perua Sportspace, apresentada como carro-conceito no Salão de Genebra (Suíça) e que também será produzida em série no futuro. Os faróis contam com recortes mais ousados, a grade frontal está mais fina, e os para-choques, mais esportivos. A lateral continua limpa, mas as janelas laterais-traseiras estão maiores e as rodas (de aro 16'' a 18'') contam com novos desenhos; na traseira, as lanternas se estreitaram e os refletores passam a integrar o "extrator de ar". As dimensões cresceram pouco: 1 centímetro na distância entre-eixos (agora são 2,80 metros) e 2,5 cm na largura (agora, 1,86 metro).


Internamente, vão embora os instrumentos agrupados, o centro do painel nitidamente voltado ao motorista e o rádio simples: a nova geração oferece sistema de som Infinity com 14 alto-falantes e potência de 630 Watts, monitor de pontos cegos (BSD), controlador de velocidade adaptativo (SCC), faróis com acendimento dinâmico, couro Nappa e sistema multimídia UVO com tela sensível ao toque de 8 polegadas, com entradas USB frontal e traseira, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz e exibição de imagens da câmera de ré.




Seguindo as tendências dos sedans norte-americanos, o Kia Optima 2016 vem equipado na versão de entrada (LX) com o pequeno motor 1.6 Turbo de quatro-cilindros, associado ao câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. Ele gera 178 horsepower e 26,9 kgfm de torque já a 1500 rpm. Para os modelos LX e EX, há a opção do motor 2.4 GDI 4-cilindros que equipava a geração anterior (com 185 HP e 24,6 kgfm de torque), e os modelos SX e SXL contam com o 2.0 Turbo, que deverá render 247 horsepower e 35,9 kgfm de torque a apenas 1350 rotações por minuto. As vendas da nova geração do Optima iniciam no último trimestre de 2015 nos Estados Unidos.
 



Comentários