Opel apresenta Karl, seu novo carro de entrada


Depois de remodelar o Corsa - uma engenhosa reestilização com base na carroceria anterior - a Opel agora apresenta o substituto do Agila, lançado em 2007 no Velho Continente e que tinha um irmão gêmeo da Suzuki, o Splash. Trata-se do Karl, modelo citadino batizado em homenagem ao filho mais velho do fundador da marca, Adam (nome este que também é utilizado para o compacto premium da montadora). Já no Reino Unido, onde é vendido pela Vauxhall, seu nome será Viva, utilizado para a linha de compactos baseada no Opel Kadett comercializada entre 1963 e 1979.



O Opel Karl tem linhas simples, estilo simpático e dimensões compactas: 3,68 metros de comprimento (menos de oito centímetros maior que o Volkswagen up! nacional). Outra semelhança com o compacto alemão está na motorização: 1.0, três-cilindros e de 75 horsepower, onze a mais que o propulsor 1.0 do Agila. Seus faróis de neblina acompanham a curvatura do volante e há várias opções de rodas, do aro 14'' ao 16''.


Internamente, o modelo se dispõe a levar cinco pessoas e traz um painel mais antenado com as preferências dos jovens desde o segmento subcompacto. O Agila apostava em cores fortes no painel, mas a opção de câmbio automático contrastava com o conta-giros "à parte" do quadro de instrumentos. Já o Karl adota quadro de instrumentos similar ao do Corsa, assim como o volante (exceto pela forração de couro e pela base achatada) e o sistema multimídia IntelliLink com integração a dispositivos Android e iOS (versão europeia do MyLink da Chevrolet). Entre seus principais itens, estão a direção com City mode (que a deixa mais leve em baixas velocidades ao toque de um botão), sensor de estacionamento traseiro, cruise-control com limitador de velocidade, freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, além do Lane Departure Warning como opcional, que alerta quando o motorista sai de sua faixa sem sinalizar.


Na Europa, o Opel Karl custará menos de 10 000 euros (preço inferior a R$ 31 000).

Comentários

Helloiza Alonso disse…
Acompanho sempre o blog, infos úteis para a nossa loja de carro SP, massa esse modelo