Audi RS3 é o novo rei dos hot-hatches


A Audi se empenhou em superar os competentes rivais (Mercedes-Benz A 45 AMG e BMW M135i) com a nova geração do RS3, lançado em 2011. O motor 2.5 TFSI foi mantido, ganhando 27 hp (chegando a 367 horsepower) e 1,5 kgfm de torque (47,4 kgfm entre 1625 e 5550 rpm). O BMW traz motor 3.0 de 320 hp e 45,9 kgfm; já o badalado Mercedes conta com um propulsor 2.0 de 360 hp e o mesmo torque do M135i. O A 45 AMG ainda é o dono da maior potência específica (levando-se em consideração a cilindrada), mas o Audi é mais rápido: acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (o Mercedes cumpre a prova em 4,6 segundos, e o BMW, em 4,9 s) e chega à velocidade máxima de 280 km/h, sob requisição do proprietário (originalmente, RS3, A 45 e M135i são limitados em 250 km/h). Nas retomadas de velocidade, o Audi também faz bonito: vai de 60 a 100 km/h em 4,1 segundos, e de 80 a 120 km/h bastam 5,8 s. O consumo de combustível ainda é bem razoável: média de 12,3 km/l.



Externamente, o RS3 Sportback traz estilo com genes de outros modelos da linha mais esportiva da Audi, sobretudo a RS6 Avant. Os para-choques possuem filetes prateados e o nome "quattro" (que caracteriza a tração nas quatro rodas) gravado na parte inferior da grade frontal. A cor prata metalizada também está presente nos retrovisores externos e nos apliques que simulam racks de teto (desnecessários em nossa opinião). As belas rodas aro 19'' recebem pneus 235/35; os freios dianteiros têm 14,6 polegadas e opcionalmente podem ser feitos de fibra de carbono e cerâmica.


Internamente, o ambiente é semelhante ao do S3 já à venda no Brasil, os revestimentos de couro ganham tons claros e o logotipo RS3 está presente no quadro de instrumentos e no volante.

Comentários