VW W12 (Exposição Giugiaro - 45 Anos de Design)


Para os que gostam de automóveis e design, o Auto REALIDADE recomenda uma visita ao Museu da Casa Brasileira (São Paulo, SP). Até o dia 31 deste mês estará aberta a exposição "Giugiaro - 45 Anos de Design Italiano", com diversos carros em tamanho real assinados pelo estúdio ItalDesign, além de outros objetos também desenhados por Giorgetto Giugiaro, fotografias e diversas informações sobre cada modelo. Abrimos a série de postagens com o Volkswagen W12 Syncro, apresentado no Salão de Tóquio (Japão) em 1997. As fotos que ilustram a matéria são de Rafael Susae.


Idealizado pelo então CEO do grupo VW, Ferdinand Piëch (neto de Ferdinand Porsche), o W12 teria motor de 12 cilindros dispostos em "W", além de utilizar a tração integral Syncro. Seu motor 5.7 rendia 420 cavalos. O projeto ganhou atualizações com o tempo: em 1998 era apresentado o W12 Roadster (com tração traseira), e em 2001 o W12 Nardò, que quebrou sete recordes de velocidade no circuito de mesmo nome, na Itália. Infelizmente o próprio estigma "popular" da VW foi um dos fatores que não o levaram à produção em série.

O W12 Syncro exposto está totalmente envolvido em uma redoma, com vidros que acabam gerando reflexos nas fotos. Na parte interna do museu estão fotos, vídeos, histórico e um molde em clay do VW.






Fotos | Rafael Susae

Museu da Casa Brasileira (São Paulo, SP): Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 2705, bairro Jardim Paulistano. Exposição aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. 

Comentários