quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ferrari surpreende na apresentação da F12berlinetta


Eis a sucessora da 599 GTB Fiorano, a Ferrari F12berlinetta. Conhecida anteriormente como "F620 GT", a mais nova macchina possui motor V12 de 6262 cm³ e 740 cavalos a 8500 rpm. Se a intenção da Ferrari era apresentar o mais especial modelo da atual linha, conseguiu. A começar porque dia 29 de fevereiro só acontece de quatro em quatro anos!


A F12berlinetta possui estilo inspirado na 458 Italia e na FF, puxando mais para esta última, porém com o charme tradicional dos modelos de carroceria coupé. Já a traseira divide opiniões: o para-choque traseiro possui um grande extrator de ar e lanternas simples até demais.



A nova Ferrari faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e pode alcançar mais de 340 km/h. O interior segue o refinamento padrão da marca e repete elementos da FF, como o visor acima do porta-luvas para o passageiro. A F12berlinetta será a principal atração da Ferrari no Salão de Genebra (Suíça), que abre suas portas dia 06 de março.


E se você gostou mesmo da F12berlinetta...



No dia da apresentação da F12berlinetta, passou a ser disponibilizado no Ferrari Store uma miniatura em escala 1/43 do modelo, que pode ser entregue em qualquer lugar do mundo em até um mês após o fechamento da compra. Detalhe: a miniatura custa US$ 319! Mas é uma boa escolha para quem gosta de exclusividade.

Dica de Ygor Bastos

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eis o sedan de alto luxo da Kia, o K9


A Kia decidiu revelar as primeiras imagens do K9 (também conhecido pelo codinome KH) após diversos flagras dele, inclusive um sem camuflagens na Coreia do Sul. Este novo carro utiliza a plataforma que será compartilhada com a futura geração do Hyundai Genesis. A carroceria traz detalhes inovadores, como os faróis de LEDs "quadriculados" (abaixo), mas no geral o K9 lembra o BMW Série 7. As vendas na Coreia do Sul começam ainda no primeiro semestre desse ano.


O K9 (o Optima é conhecido como K5 em alguns mercados, e o Cadenza, como K7) e deverá ter motorizações 3.6 V6, 4.1 V8 ou 5.0 V8.



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vídeo-teaser do Nissan Hi-Cross Concept



Jeep Compass tira apenas duas estrelas no Euro NCAP



Os resultados do Euro NCAP, recentemente divulgados, mostraram que o Jeep Compass, utilitário esportivo que recentemente passou a ser comercializado no Brasil, não foi bem nos testes de impactos realizados. O SUV tirou apenas duas estrelas na avaliação geral, registrando avaliação de 61% de proteção para adultos e 76% para crianças nas cadeirinhas. Sua segurança para pedestres foi muito baixa: apenas oito pontos, avaliação de 23%.

Apesar de ser equipado com airbags frontais e laterais, há alto risco de lesões no tórax, e lesões na coluna cervical (os encostos de cabeça não foram eficazes).

Comercial: Nova Chevrolet S10



domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nova Chevrolet S10 chega às concessionárias


OK, a foto não prima pela qualidade, mas comprova que a nova Chevrolet S10 está nas concessionárias. E mais: o Cruze Hatchback está a caminho das autorizadas GM, sendo trazido pelas cegonhas. A foto foi tirada no SIA trecho 1; a concessionária é a "Planeta Chevrolet" de Brasília (DF). Agradecemos ao internauta Alex Aguiar pela imagem.

A Chevrolet S10 custa a partir de R$ 58 868 na versão LT manual, com cabine simples. O modelo Turbodiesel LTZ 4X4 automático com todos os itens chega a R$ 135 250 (veja a tabela completa aqui). Em breve o Auto REALIDADE fará a avaliação completa da nova picape. Não perca!

Diesel utilizado em carros de passeio: questão de bom-senso

Toyota Corolla 1.4 D4-D consegue níveis de eficiência superiores aos do 1.8 movido a gasolina

Você já viu carros como Citroën C3, Fiat Siena ou Peugeot 207 sendo oferecidos com motores a diesel no Brasil? Certamente não, uma vez que desde novembro de 1976 é proibido utilizar e comercializar carros de passeio movidos a diesel - medida arcaica, do auge da crise do petróleo que acometeu o mundo nos anos 1970, justificada pela grande dívida externa e pela alta dependência do petróleo vindo do exterior, quase 80% do total. Desde então, só é permitido o uso de diesel em modelos de transporte de passageiros ou de carga, e nos jipes que contam com tração 4x4 e transmissão reduzida.

Não possuir reduzida não impediu a Mercedes de comercializar o ML 350 CDI 

Passados 35 anos, o diesel evoluiu - os modelos atuais que utilizam o combustível conseguem apresentar desempenho e nível de ruído similares aos modelos movidos a gasolina e/ou etanol. Isso sem contar as vantagens mais óbvias, como a durabilidade maior, o preço do litro de diesel menor (o combustível é repassado aos consumidores com menos impostos - ICMS, Cide, PIS e Cofins), a autonomia superior e o consumo cerca de 30% inferior. Mas ainda assim (e em tempos de auto-suficiência brasileira do petróleo, sem falar nas reservas na região do Pré-Sal), só vemos carros de passeio movidos a diesel em outros locais - Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Mercosul. A liberação do combustível para os automóveis continua como mera especulação.

Existem prós e contras do diesel - isso sem contar os mitos, como a carcinogenia. Para quem está acostumado com o propulsor a gasolina, um carro a diesel pode apresentar mais ruídos e vibrações - especialmente em marcha-lenta. Outro fator negativo é a maior emissão de enxofre em relação ao etanol (porém inferior em relação à gasolina) e a manutenção de componentes que não estão presentes nos motores a gasolina.

Mas nos países em que o diesel é de qualidade melhor - como na União Europeia - as versões abastecidos com este combustível são imprescindíveis para esse mercado e representam cerca de 45% das vendas de alguns carros. Ou seja, não se pode mais haver o pensamento de que diesel é coisa para caminhão ou ônibus. Os modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz e outras montadoras locais possuem versões a diesel, mesmo em carros luxuosos como o Série 7 ou o Classe E. Isso sem falar que o diesel conquistou inclusive as pistas de corrida, como não deixam mentir os carros que correm nas 24 Horas de Le Mans.


E mesmo nos Estados Unidos, onde a maioria dos grandes utilitários e picapes eram oferecidos até pouco tempo apenas com motor a gasolina, o diesel vem conquistando mais consumidores. Por lá a VW vende o Jetta que utiliza este combustível, e não deixando por menos, a GM anunciou para 2013 o início das vendas do Cruze diesel.


Não precisamos ir muito longe. Na Argentina, C3, Siena e 207 (só para citar os exemplos do início do post) possuem versões a diesel. No nosso país vizinho, esses modelos possuem uma participação de mercado bem menor, mas esses carros possuem menor emissão de dióxido de carbono. E mais: o diesel de lá é comparável ao europeu. Ironicamente, o Brasil fabrica diversos modelos movidos a diesel, para exportação: Meriva, Fox, Punto, Fiesta, EcoSport, Logan e Sandero são apenas alguns exemplos.


No Brasil, além do biodiesel (introduzido em 2005), a Petrobras anuncia as bombas do diesel S50, com menores emissões de enxofre, similares ao dos carros a diesel europeus, para se adequar à norma antipoluição Euro 5 e aos novos motores diesel (já tratamos sobre o tema, leia aqui). Modelos a diesel possuem mais torque em rotações menores, uma característica apreciável nas subidas e em retomadas, garantindo um comportamento interessante na cidade. São superados em estradas abertas, onde os motores a gasolina e/ou etanol giram mais (e geralmente esses modelos possuem mais potência, enquanto carros a diesel quase sempre tem maior torque). 

Se os donos de picapes e utilitários esportivos (cujos proprietários muitas vezes não usam esses carros para transporte de carga e ou pessoas, muito menos a tração 4x4) podem optar pelo diesel, seria uma questão de bom-senso estender seu uso nos carros de passeio. Mas que fique claro: a Petrobras, que ainda possui o monopólio do combustível, precisa equiparar o diesel brasileiro ao europeu para tirar este atraso de mais de 35 anos e entregar todo o potencial energético a estes veículos e menos emissões.

O motor Multijet da Fiat, instalado no 500

O diesel já apresentou sua competitividade. Resta saber se ele será bem aceito nos automóveis no Brasil - isso quem determinará é o consumidor.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O que será do Volkswagen Gol?


Enquanto a re-estilização do Volkswagen Gol não vem (acima), a marca anuncia a criação de dois pacotes de equipamentos que celebram os 25 anos de liderança do hatch em vendas no Brasil. A VW liberou uma foto (abaixo) em seu perfil no Facebook dessa série especial.

O pacote I do Gol 25 Anos custa R$ 2790 e inclui logotipos da série especial, calotas aro 14", novos revestimentos dos bancos, frisos laterais, adesivo preto na coluna B (entre as janelas das portas), retrovisores e maçanetas na cor do veículo, spoiler na traseira, antena e faróis e lanternas escurecidos. Esse pacote equipa o modelo 1.0 Total Flex, de 74 cavalos.



O pacote II do Gol 25 Anos custa R$ 3790 e, além dos itens acima, o modelo recebe rodas de liga leve de 14'' e sistema de som com CD Player, MP3, Bluetooth entradas para dispositivos USB e SD-Card e interface para iPod.

Essa é a novidade para a linha 2013 do modelo. Mas, como o modelo está prestes a ser reestilizado, resta à VW optar por manter dois modelos diferentes como linha 2013, ou anunciar um "Gol 2013 e ½". Espera-se que o Gol renovado traga versão Bluemotion (nos moldes do Polo) e versão duas-portas.

Ferrari F620 GT é desvendada


A poucos dias da apresentação oficial da Ferrari F620 GT, um leitor do site GTSpirit.com tirou uma foto de um mock-up do modelo (carroceria definitiva, porém sem o interior). A foto não prima pela qualidade, mas dá uma boa noção de como a nova macchina ficará.



A Ferrari F620 GT (acima, foto revelada por um perfil do Facebook) é a substituta da 599 GTB Fiorano, e poderá ser vista pelo público no Salão de Genebra, que abre as portas dia 06 de março. O motor 6.3 V12 de 740 cavalos é uma variação do bloco da Enzo, também utilizado pela Ferrari FF. O tempo estimado de 0 a 100 km/h é de 3 segundos - cravados.

Land Rover Range Rover Evoque aparecerá conversível em Genebra


Chegando mais perto a data da abertura do Salão de Genebra (06 de março), algumas montadoras estão revelando novidades para o evento que ocorre na Suíça. A Land Rover trará o Range Rover Evoque Convertible Concept - a versão sem capota do SUV que virou sucesso por conta de seu design arrojado: foram vendidas 50 mil unidades, e há 60 mil pedidos na fila de espera.

Apesar de ser um carro-conceito, a reação do público determinará se o modelo entrará em produção ou não. A estratégia lembra a da Nissan e seu Murano Cross Cabriolet.

O carro poderia ser oferecido com tração dianteira ou integral e nas motorizações a gasolina ou diesel. O Land Rover sem capota teria que ganhar cerca de 75 quilos de reforços adicionais, segundo engenheiros da montadora. Os preços devem ser de 10% a 15% mais altos do que o modelo duas-portas - se o Convertible entrar em produção. Mas não custa sonhar...



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Cavalgada dos Pôneis Malditos da Nissan



É, eles voltaram...

Honda CR-V terá pequenas diferenças na Europa


Eis a versão europeia do novo Honda CR-V, a ser apresentado no Salão de Genebra. Na verdade, este é um carro-conceito, mas antecipa as pequenas diferenças que ele terá no Velho Continente. Observe que o o para-choque dianteiro tem tomadas de ar redesenhadas, e um pequeno spoiler. Além disso, os piscas são transparentes.

Na Europa, o CR-V terá motor 1.6 a diesel de cerca de 120 cavalos, que se soma aos blocos 2.0 i-VTEC a gasolina (150 cv) e turbodiesel 2.2 i-DTEC (150 cv). No Brasil, o novo CR-V custa a partir de R$ 87.900.

Novo Volvo V40 quatro-portas aparece


Estas são as primeiras imagens do novo Volvo V40 (o nome foi utilizado para batizar a perua do S40, tempos atrás). Este novo modelo surge como um hatchback quatro portas com um certo ar crossover. Mas o V40 terá variantes, como a duas-portas, que tira de linha o Volvo C30.



No Brasil, o V40 está sendo divulgado no site da marca, mas ainda com mistério. Quem quiser saber mais detalhes sobre o novo carro - que pode aparecer no Salão de São Paulo - pode se cadastrar por e-mail ou curtir a página da Volvo BR no Facebook.



Sangue-frio: repórter não se assusta com o acidente!



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova Hyundai i30 CW estará no Salão de Genebra


Chegou a vez da Hyundai i30 CW ser renovada. O modelo station wagon ganhou visual renovado, semelhante ao do hatch, e cresceu em comprimento (18,5 cm) e - item em que a perua ficava devendo - porta-malas. Agora são 528 litros para bagagem (ampliáveis para 1642 litros). A nova i30 CW terá motores 1.6 GDI e 2.0, e transmissões de cinco e seis velocidades.



Eis o novo Audi A3


Após o lançamento da segunda geração do Audi A3 em 2003, o modelo é totalmente renovado e será o principal destaque no stand da Audi no Salão de Genebra (Suíça). Ele é o primeiro carro a adotar a nova plataforma MQB do grupo Volkswagen.


O novo A3 terá versão sedan pela primeira vez. Por ora, o modelo terá motores 2.0 a gasolina e um propulsor diesel, restrito ao exterior - no Brasil é certo que o modelo não terá este propulsor, devido ao desinteresse do governo em oferecer os benefícios do combustível para os consumidores.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bugatti Veyron Grand Sport chega na versão Vitesse


Lembra-se das imagens de um Bugatti Veyron conversível com o kit aerodinâmico bem similar à versão Super Sport? Era um modelo de testes para a nova versão do carro mais potente do mundo: o Veyron Grand Sport Vitesse (velocidade, em francês), que será apresentado no Salão de Genebra.

O modelo tem os mesmos 1200 hp da versão Super Sport, com o diferencial de ter o teto rígido removível. O desempenho do modelo deve ser ligeiramente inferior à versão cupê SS, já descontinuada. O Veyron já tem sua despedida marcada para 2013, quando a Bugatti deverá iniciar a produção do 16C Galibier, modelo com quatro portas.

Mercedes revela em Genebra o SL 63 AMG


Recém-lançado no exterior, o Mercedes SL agora é apresentado na versão mais esportiva, a 63 AMG. O modelo é o segundo conversível mais poderoso da marca da estrela de três pontas, superado apenas pelo SLS AMG. 


O motor do 63 AMG agora é o 5.5 Biturbo (o modelo anterior utilizava um bloco 6.2 V8). Gera 537 cavalos e 81,6 mkgf de torque, sendo que o modelo pode ganhar o pack AMG Performance e ficar com 564 cv e 91,8 mkgf. A transmissão é automática de dupla embreagem e sete velocidades. O SL 63 AMG faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, mas a velocidade máxima é limitada a 250 km/h.


O modelo ganhou novos para-choques e rodas, que podem ser de aro 19'' ou 20''. Os freios podem ganhar discos de cerâmica como opcional.

Recall da picape Nissan Frontier


A Nissan Frontier terá 35 280 unidades convocadas para um recall. O problema afeta modelos da atual geração, comercializada no Brasil desde 2007. 

Os modelos terão parafusos inspecionados. São as peças que estão na junta da coluna de direção e na trava do capô. Esses parafusos podem ter desgaste acentuado e fazer o capô se abrir com o carro em movimento ou a perda do controle do veículo (ou as duas coisas), o que pode ocasionar acidentes.

Maiores informações

0800 011 1090

Ford apresenta em Genebra o Tourneo Custom Concept


A Ford apresenta no Salão de Genebra (Suíça) o concept-car Tourneo (nome que designa a van Transit de oito/nove passageiros, que não pode ser confundido com o Transit vendido no Brasil, que é um modelo de porte bem maior). Apesar de ser um veículo de transporte de passageiros, o design é bem ousado para um carro da categoria, apresentando o "bocão" que caracteriza os novos Ford, faróis com LEDs, vincos marcantes nas laterais, vidro traseiro hexagonal, rodas aro 18'' e lanternas verticais que afinam conforme sobem.


O painel tem formato assimétrico, o que dá arrojo ao conjunto. O Tourneo Custom Concept possui sistema SYNC ativado por voz. O motor deverá ser o 2.2 Duratorq TDCi movido a diesel, com 155 cavalos e Auto-Stop-Start.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ferrari apresenta vídeo da F620 GT camuflada



Saiba mais sobre a nova Ferrari, que será apresentada dia 29, clicando aqui.

Chrysler apresenta mais um teaser do novo Viper



A divisão SRT (Street & Racing Technology) da Chrysler está revelando pouco a pouco seu novo carro-chefe: o Viper 2013. A foto acima não mostra muito, assim como o teaser liberado anteriormente (abaixo), mas já alimenta expectativas sobre o novo carro.

Está certo que o novo Viper terá controle de tração (item que passa a constar no modelo pela primeira vez) e provavelmente um motor 8.7 V10. O Viper SRT 2013 deverá ser apresentado em abril, no Salão de Nova York.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como não entrar na garagem com um Ford Mustang



Cortar caminho nem sempre é uma boa ideia...


De vez em quando optamos por atalhos em vias paliativas para chegar mais rápido - ou melhor - ao nosso destino. O motorista do Porsche 911 passou por um local demarcado por cones, onde... o concreto ainda estava fresco!


A cena inusitada ocorreu perto de Marina Green na Marina Boulevard, em San Francisco (Califórnia, EUA), segundo o Wrecked Exotics.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

MINI apresenta Clubvan Concept em Genebra


Mais um modelo da MINI é apresentado - um carro-conceito, porém mais próximo de um modelo real. É o Clubvan Concept, que, como se nota pelo nome, é baseado na perua Clubman, apresentada em 2007. O Clubvan estará exposto no Salão de Genebra (Suíça).


O modelo alia o charme do desenho do MINI com uma ampla área para cargas atrás dos bancos. Há uma grade divisória entre a cabine e o espaço para a carga, e as laterais são opacas. Seria uma opção voltada para transporte de cargas mais "chiques", como roupas, tripés de câmeras ou quadros.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Imagem da traseira da Ferrari F620 GT?


O perfil do Facebook Marchettino, canal que reúne imagens de carros superesportivos, divulgou a foto do que, num olhar desatento, pareceria uma Ferrari 458 Italia modificada. Mas esta é a imagem da traseira do protótipo do modelo que vai substituir a 599 GTB Fiorano, que deverá ser chamada de Ferrari F620 GT.

A Ferrari 620 tem este nome em referência aos 6262 cm³ do motor V12, que deve ser uma variação do bloco usado na Ferrari FF e render 700 cavalos. O câmbio será de dupla embreagem e terá sete marchas. A estreia deverá ser no Salão de Genebra (Suíça), que abre suas portas dia 06 de março.

Dica de Alex Aguiar

As novidades da BMW para o Salão de Genebra


São muitas as novidades da BMW para o Salão de Genebra (Suíça), que abre suas portas no dia 06 de março. O local será o palco de apresentação da linha X6 com mudanças visuais; do Série 6 Grand Coupe, do X5 M50d (motor a diesel), além do BMW M Sport Package, opção de complementação ao pacote M Sport dos modelos, como o Série 3 (acima), além de Série 1 e Série 5.


De cima para baixo: novo M6, novo X6 e Série 6 Gran Coupé

Os modelos M Sport Package poderão novos escapamentos e ajustes nos freios, na suspensão, nas rodas e no visual externo. O kit M Power abrange os modelos 120d, 320d e 520d, com o motor 2.0 diesel que passa de 184 para 200 cavalos.


Dê um like!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...