Latin NCAP 2012: surpresas e frustrações


A associação brasileira Pro Teste está divulgando neste momento os resultados dos modelos avaliados pelo Latin NCAP 2012, teste de impacto frontal (crash-test) a 64 quilômetros por hora com 40% de um obstáculo fixo, que avalia a segurança transmitida aos ocupantes (adultos e crianças). Os carros avaliados na fase III, terminada em setembro deste ano, foram:

Ford New Fiesta Hatchback
Honda City
JAC J3 Hatchback
Renault Sandero
Renault Fluence
Toyota Etios Hatchback
Volkswagen Polo Hatchback
Volkswagen Clasico/Bora

Confira o resultado para cada veículo:



New Fiesta (airbag duplo): 4 estrelas para adultos (12.87 de 16.00 possíveis) e 4 estrelas para crianças (37.80 de 49.00 possíveis)



City (airbag duplo): 4 estrelas para adultos (12.03 de 16.00 possíveis) e 4 estrelas para crianças (37.99 de 49.00 possíveis) - Resultado não vale para o Chile



J3 (airbag duplo): 1 estrela para adultos (3.50 de 16.00 possíveis) e 2 estrelas para crianças (13.03 de 49.00 possíveis) - Resultado válido apenas para o Brasil



Sandero (sem airbags): 1 estrela  para adultos (4.61 de 16.00 possíveis) e 2 estrelas para crianças (18.78 de 49.00 possíveis)



Fluence (airbag duplo): 4 estrelas para adultos (11.97 de 16.00 possíveis) e 2 estrelas para crianças (20.92 de 49.00 possíveis) - Nota: o Fluence 1.6 não é comercializado no Brasil



Etios (airbag duplo): 4 estrelas para adultos (12.87 de 16.00 possíveis) e 2 estrelas para crianças (17.38 de 49.00 possíveis) - Resultado válido apenas para o Brasil



Polo (airbag duplo): 4 estrelas  para adultos (11.34 de 16.00 possíveis) e 3 estrelas para crianças (36.95 de 49.00 possíveis) - Resultado válido apenas para o Brasil



Bora (airbag duplo): 3 estrelas para adultos (10.27 de 16.00 possíveis) e 3 estrelas para crianças (35.82 de 49.00 possíveis)
De posse destes resultados, é fácil notar que mais carros avaliados obtiveram quatro estrelas (New Fiesta, City, Polo e Fluence) e que estes carros tiveram resultados melhores por serem equipados com airbags e terem carrocerias com boa absorção de impactos.




Entretanto, a presença de bolsas infláveis por si só não traz segurança para o veículo, como não deixa mentir o J3, que teve proteção para o motorista pior do que o Renault Sandero, com deformação maior da carroceria e sem airbag duplo.



Tamanho também não é documento: o Etios ofereceu mais proteção do que o Fluence para motorista e passageiro dianteiro.

Por fim, os modelos do mercado brasileiro, que terão airbag para motorista e passageiro frontal, além de freios ABS, na teoria preservarão mais a integridade de seus ocupantes, mas a conscientização para uma condução segura e o reforço das estruturas de cada um é igualmente fundamental.
 

Comentários

Xracer disse…
Muito esclarecedor este teste !
Espero ver algum dia o HB20 também neste teste, se sai tão bem quanto o Etios, que apesar de feio e acabamento ruim tem uma estrutura mais segura.