E o Salão acabou...


A vigésima sétima edição do Salão do Anhembi (São Paulo, SP) terminou ontem à noite, registrando um público de aproximadamente 750 mil pessoas e cerca de 500 automóveis expostos. O evento teve diversos destaques positivos, alguns negativos e ausência de alguns carros importantes. Entrou definitivamente para a lista de eventos automotivos de importância global - e aqui postamos algumas das 2416 fotos enviadas por Rafael Susae!

POSITIVO




Atrações inéditas e acessíveis: quem foi ao Salão de São Paulo pôde conferir de perto a estreia de Chevrolet Onix, Hyundai HB20X, VW Gol duas-portas, Honda Fit Twist, Renault Clio reestilizado e Fluence GT, sem falar nos carros já revelados no exterior mas que vieram pela primeira vez ao Brasil, como os novos Kia Cerato, Range Rover Vogue, Ford Fusion, Hyundai Santa Fé, Acura RDX e ILX, Civic Si, Citroën DS4 e DS5...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carros dos Sonhos: apesar da ausência de algumas importadoras, não faltaram olhares para Ferrari 458 Italia, Maserati GranCabrio, Camaro ZL1 Carbon Edition, Mustang Boss 302, Lexus LF-A, Aston Martin DBS e Porsche 911 Turbo S Edition 918 Spyder, entre outros carrões.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concept-cars: também compareceram em peso ao Salão do Anhembi, alguns deles inéditos: Renault DCross e Captur, Nissan Extrem, Fiat Bravo xTreme, VW Cross Coupé, Chery TX, Hyundai Hexa Space, Chevrolet S10 Rally, Suzuki G70, Citroën Survolt, Ford Evos...





Musas!

Interatividade: os visitantes puderam conferir de perto simuladores, motores, informações e itens dos veículos.

NEGATIVO



Stand da Fiat: apesar da montadora ter fechado um ciclo de renovação de seus veículos, esperava-se mais da Fiat. Mesmo o recém-lançado 500C já está em algumas concessionárias brasileiras. Sem nenhuma novidade a ser revelada no curto prazo, lançou séries para alguns modelos. Uno e Palio receberam a série Interlagos, baseada nos Sporting (o Uno teve ainda a série Italia). 


A Strada cabine dupla ganhou a opção de extensor de caçamba com suporte para placa. E Grand Siena e Linea estreiam a série Sublime, além do 500 by Gucci. Até nos carros-conceito, que a montadora mineira vinha surpreendendo (FCC 2006, Bugster 2008 e Mio 2010), atacou este ano apenas de Bravo xTreme.


Carros trancados: quem vai ao Salão quer conhecer de perto os carros que poderão ir para a sua garagem ou aqueles esportivos cobiçados. O mínimo que poderia ser feito, além de exibir os carros em um nível acessível ao visitante, é destrancar o carro para sentar, conferir espaço interno, design e recursos. E tudo bem que ligar e ouvir o ronco do motor talvez seja um pouco demais, embora seja igualmente válido. 


O problema é que muitas marcas simplesmente trancaram os carros (algumas, como a BMW, fecharam a linha inteira), com a desculpa de que os visitantes danificam algumas partes (sendo que alguns carros não foram liberados nem para a imprensa) ou, no caso do novo Hyundai i30, de que o acabamento interno não era o definitivo.

Ausências: alguns novos carros eram esperados para o Salão do Anhembi, e outros deveriam ter sido apresentados renovados. Não foi dessa vez que a Saveiro ganhou as modificações que o Gol recebeu em agosto, nem que o Ssangyong Kyron sofreu alterações. Além disso, Ford Focus Hatch III, Nissan Sentra e Chevrolet Tracker, além da estratégia no mínimo condenável da Volkswagen de trazer unidades do Bugatti Veyron Vitesse e Bentley Continental GT para o Brasil (evento Media Night) sem expô-los no Anhembi.


PÉROLAS



O SRT Viper GTS exposto é uma unidade especialmente destinada a Salões. Sua velocidade máxima foi limitada a irrisórios 60 km/h, e a pintura especial não pode ficar sob o sol.


A Seat estava no Salão de São Paulo! Foi exposto o Leon Cupra R que, mesmo com a substituição iminente na Europa (o Leon de terceira geração foi lançado no Salão de Paris), continua muito belo. O modelo ficou praticamente às moscas durante o evento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carros da S Auto: a importadora de veículos chineses exibiu quatro modelos diferentes. O Shuanghuan Noble Nano (não, não é um smart de primeira geração) é um clone não-autorizado do fortwo lançado em 1998, com a diferença no visual e que supostamente  leve quatro pessoas (em 3,01 metros de comprimento). Faltou cuidado com os carros expostos, que estavam sujos e com os bancos desfiando.



Outra cópia é o Jonway Ufo, que nada mais é do que um Toyota RAV4, da geração anterior à vendida atualmente no Brasil. 


Há ainda o Changhe (mesma marca que produz o Effa M100) Coolcar, com lateral idêntica ao Suzuki Wagon R+, e o único que fugiu do estilo “clone descarado”, Landwing X8 (embora se utilize de um motor da Mitsubishi). Sem muita inspiração e com tantas incertezas em relação à importadora, vão ter que ser baratos para compensar a vergonha.


E para encerrar, na Jin Bei Topic, ao invés do tradicional SRS Airbag ao volante, a inscrição “Safe Always”!!!


Fotos | Rafael Susae

OBS.: Devido à enorme quantidade de veículos no Salão de São Paulo não será possível fazer matérias individuais para todos os carros, mas você pode deixar nos comentários que automóvel gostaria que fosse abordado no Auto REALIDADE.


Comentários

Anônimo disse…
When I initially commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now each time a comment is added I get several
emails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service?
Cheers!

Feel free to visit my site :: Detox From Methadone
My web site: Opioid Addiction Treatment
Anônimo disse…
Hey I am so thrilled I found your site, I really found you by accident,
while I was browsing on Aol for something else, Anyways
I am here now and would just like to say many thanks for a incredible
post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t
have time to read through it all at the moment but I have bookmarked it
and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more,
Please do keep up the fantastic jo.

Feel free to visit my blog :: Methadone Treatment Centers