História dos Automóveis: Land Rover Discovery


Um dos modelos de maior sucesso da Land Rover - e figura carimbada em diversas partes do Brasil - é o SUV Discovery. O carro, gerado como "Projeto J", foi apresentado em 1989, com um estilo no qual predominavam linhas retas, e que era inspirado no Range Rover, situado numa categoria superior e lançado em 1970. Um dos detalhes preservado até hoje é o teto elevado a partir das portas traseiras.


O Discovery veio com versões de duas e quatro portas, esta lançada em 1990. Ainda um projeto derivado da Rover, o Discovery I teve versões com motor quatro-cilindros, como o 2.0 e o 2.5 turbodiesel. Existiram três motorizações V8 na primeira geração: 3.5, 3.9 e, mais tarde, 4.0. Nessa fase, o Discovery aproveitava peças com outros veículos da Rover, como as lanternas do Maestro Van, instrumentos do Montego e as maçanetas do Marina, e mesmo partes em comum com a primeira geração do Range Rover.



Em 1994, ano que a Rover foi assumida pela BMW, veio uma reestilização no Discovery, que ficou com a frente menos abrutalhada e os piscas ligeiramente achatados em relação aos faróis. No Brasil, o Discovery começou a ser vendido em 1996, trazendo como opcionais os airbags frontais, item disponibilizado no ano anterior devido às exigências norte-americanas.


A primeira mudança de geração ocorreu em 1998, embora fosse difícil para um leigo identificar as diferenças para o Discovery I. No entanto, quase toda a carroceria era nova e a traseira foi expandida, mas o entre-eixos manteve os 2,54 metros. A dianteira possuía faróis e pisca alinhados e mais quadrados. As lanternas ficaram maiores e foram posicionadas mais para o alto, mas a tampa traseira não mudou.


O Discovery II teve três motores disponíveis: um 2.5 turbodiesel e dois V8, 4.0 e 4.6, ambos da Rover.


Para a linha 2003 chegou um face-lift (a primeira intervenção visual que sofreu após a Land Rover ser vendida para a Ford, em 2000) que o deixou com visual esquisito: a frente, com seu jeitão de Range Rover (totalmente atualizado em 2002), não tinha harmonia com a lateral envelhecida. 


O Discovery II saiu de linha em maio de 2004, quando era produzido nas versões Pursuit e Landmark, esta última top de linha, com dois teto-solares.


A Land Rover apresentou em 2004 o Discovery 3, completamente renovado, com melhor aproveitamento de espaço e novos propulsores, de origem Ford: 2.7 TDV6, 4.0 V6 e 4.4 V8 da Jaguar. Trazia diversas novidades para o uso no fora-de-estrada, como suspensão totalmente independente com bolsas de ar que ajustavam a altura, além da opção de bloqueio do diferencial traseiro, Terrain Response (opções para determinados pisos, selecionadas pelo computador de bordo) HDC (para controlar a velocidade em descidas íngremes), 4ETC (para evitar o patinamento das quatro rodas), DSC (para controlar o carro em frenagens em alta velocidade), entre outros itens.


No Brasil, alcançou sucesso, especialmente entre 2007 e 2008, quando vieram versões mais acessíveis. Em agosto de 2008 ele ganhou pintura nos para-choques e novas rodas (acima).


No Salão de Detroit de 2009 era apresentado o Discovery 4, quando a Land Rover já estava nas mãos da montadora indiana Tata. Trata-se de um Discovery 3 aprimorado, com modificações no design, agora mais “detalhado”, com luzes diurnas e lanternas de LEDs e novos parachoques. Atualmente os motores oferecidos no Brasil são 2.7 TDV6 de 190 cavalos e 5.0 V8 de origem Jaguar que gera 375 cv.


Curiosidades


Nos Estados Unidos, o modelo se chama LR4. O Freelander tem o nome de LR2 por lá.


  • O Discovery marca presença em alguns jogos. No Car Town, popular game do Facebook, o LR4 é um dos poucos modelos que pode levar seis pessoas na Road Trip (embora na vida real até sete pessoas podem se acomodar nele). Outro jogo é o “Off Road”, de carros destinados ao uso fora-de-estrada da Ford e da Land Rover, onde aparece o Discovery 3.
  • Apesar de ser um Range Rover, o modelo Sport, lançado em 2006, na verdade possui a plataforma do Discovery 3. As outras versões são maiores e mais largas.
  • O Discovery I chegou a ser modificado para ser vendido no Japão sob a marca Honda e o nome Crossroad, na época em que a Rover possuía parceria com a Honda. Um verdadeiro estranho no ninho, como o Freemont também parece um Dodge desgarrado no estande da Fiat... Em 2007 o batismo foi utilizado em outro utilitário esportivo da montadora japonesa, abaixo.

Ficha técnica

Discovery TDi 1996 | Discovery 2 2004 | Discovery 4 2012

Motor 

2.5 | 4.6 V8 | 5.0 V8

Potência

111 cv @ 4000 rpm | 217 cv @ 4750 rpm | 375 cv @ 6500 rpm

Câmbio

manual, 5 marchas | automático, 4 marchas | automático, 6 marchas

Tração

4x4 | 4x4 | 4x4

Rodas

liga leve, aro 16'' | liga leve, aro 16'' | liga leve, aro 20''

Peso

2045 kg | 2075 kg | 2548 kg

Porta-malas

337 litros | 1146 litros | 1260 litros

0 a 100 km/h

19,4 segs | 9,1 segs | 7,5 segs

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