quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma rodada de carros-conceito do Salão de Tóquio



Volkswagen Cross Coupé Concept: modelo com proposta bem original: levar o estilo off-road a um carro que se assemelha ao estilo hatchback, maior do que um Golf, menor do que um Tiguan. 




Existem influências da Amarok e do Touareg no Cross Coupé Concept, que possui coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32 e um conjunto de três motores (dois deles elétricos), somando 195 cavalos.





Nissan Juke Nismo Concept: após a mistura de Juke com GT-R que a Nissan fez, a atração da marca no Salão de Tóquio será o Nismo, com rodas aro 19 polegadas e motor 1.6 turbo com injeção direta retrabalhado.

Painéis da carroceria mudam de cor e exibem informações sobre o carro


Daihatsu PICO Concept: o conceito elétrico de dois lugares é o modelo "ideal" para uso pessoal, especialmente para as pessoas de idade mais avançada, devido às portas de grande tamanho e ângulo de abertura (aliás, abrem-se para cima) e assistente de condução.


Honda EV-Ster Concept: roadster de 3,57 metros de comprimento e dois lugares totalmente elétrico que oferece autonomia máxima de 160 quilômetros e que recarrega as baterias em 3 horas (220V) ou 6 horas (110V). O desempenho é de esportivo: de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos. A máxima é reduzida a 160 km/h.



Subaru Advanced Tourer Concept: um estudo para uma futura station wagon esportiva. O modelo combina propulsão híbrida (com motor 1.6 boxer Turbo) com câmbio CVT e tração nas quatro rodas.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ford Focus ganha versão Zetec S na Inglaterra



A Ford apresenta exclusivamente para os ingleses o Focus Zetec S que, além do visual esportivo (spoilers frontais, laterais e traseiros, rodas aro 17'', novas pedaleiras, molas reforçadas e amortecedores e lanternas traseiras de LED), inaugura o motor 1.6 EcoBoost, de 180 cavalos. 

Segundo a Ford, o Focus Zetec S faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, atingindo 220 km/h. Emitindo apenas 139g/km de CO2. A Ford deverá oferecer o Zetec S pelo preço equivalente de um Focus Titanium (versão topo-de-linha).



Hyundai i15, Cruze hatch e S10 são os lançamentos mais esperados


A enquete feita pelo Auto REALIDADE para definir o lançamento mais aguardado de 2012 acabou de encerrar. Os três carros que contaram com maiores índices de votos foram Chevrolet Cruze Hatchback, Chevrolet Nova S10 e Hyundai HB (provavelmente i15).



Chevrolet Cruze Hatchback (13% dos votos totais): primeiramente veio o Cruze Sedan, e em breve, o modelo de carroceria hatchback ocupará o espaço de Astra Hatch e Vectra GT. Traz os mesmos atributos do sedan, como motor 1.8 ECOTEC e câmbios automático e manual ambos de seis marchas, mas numa roupagem esportiva. E o porta-malas leva bons 400 litros de bagagens.



Chevrolet S10/Colorado (10% dos votos totais): a veterana picape da Chevrolet terá nova geração em breve, para encarar as novas Amarok, Hilux, Frontier e L200 Triton. Deverá vir em versões cabines simples e dupla, por preços mais próximos das concorrentes do que da atual S10. 

Hyundai i15 "HB" (10% dos votos totais; foto de abertura): o hatchback compacto é totalmente novo e desenvolvido especialmente para o Brasil. Será que ele mantém a promessa de oferecer qualidade de Honda Fit a preço de VW Gol, como se dizia no início do projeto? Saberemos no segundo semestre de 2012, quando o Hyundai i15 (nome não-oficial) deverá ser lançado.

Confira o resultado dos outros modelos
  • Fiat Siena (nova geração): 8%
  • Honda Civic (nova geração): 8%
  • VW Gol (re-estilização) 5: 8%
  • Ford EcoSport (nova geração): 6%
  • Ford Ranger (nova geração): 6%
  • Chevrolet "PM7" (minivan): 5%
  • Dodge Ram (nova geração): 5%
  • Peugeot 308: 5%
  • Honda CR-V (nova geração): 3%
  • Citroën C3 (nova geração): 1%
  • JAC J2: 1%
  • Chery S18: 0%
Projeção do Hyundai i15: Ítalo Borges (http://italoborgesdesign.blogspot.com/)

Se cada pessoa da Turma 304 fosse um carro, seria...



Os primeiríssimos leitores do Auto REALIDADE – e a maioria da Turma de Desenvolvimento de Software do IFPI (Instituto Federal do Piauí), atualmente no terceiro ano do ensino técnico integrado ao médio – deverão se recordar que selecionei um carro que tivesse a ver com cada pessoa da sala. Passados dois anos, a lista dos modelos foi refeita, levando em conta os gostos pessoais de cada um e algumas situações ocorridas ao longo desse período... Na verdade, haverá mais um ano do curso, mas, como muitos querem ingressar na universidade ou assumir um estágio, a turma terá bem menos gente em 2012...

Toyota Fun-VII: carro ou smartphone?

domingo, 27 de novembro de 2011

Toyota GT 86 aparece no Salão de Tóquio


A Toyota mostra no Japão o esportivo 2+2 GT 86, que estará disponível à venda no exterior no primeiro semestre de 2012, já como linha 2013. O número 86 é uma homenagem ao Corolla AE86, modelo venerado até os dias atuais.


O Toyota GT 86 é compacto, com 4,24 metros de comprimento e 1,28 metro de altura. Utiliza um motor 2.0 quatro-cilindros boxer, de 197 cavalos (a 7000 rpm). A suspensão é MacPherson na dianteira e double wishbone na traseira. As rodas são aro 17 polegadas.


Decida entre os três finalistas o Carro do Ano 2011 do Auto REALIDADE

A enquete para definir o Carro do Ano de 2011 terminou dia 26 e decidimos fazer uma segunda votação entre os três finalistas com maiores quantidades de votos. São eles:


Chevrolet Cruze (21% dos votos totais): sedan global da GM que substitui o longevo Vectra e que possui conjunto mecânico totalmente novo (motor 1.8 ECOTEC e câmbios manual e automático de seis marchas)


Fiat Novo Palio (17% dos votos totais): a verdadeira segunda geração: desta vez, nada sobrou do modelo 1996. Com design moderno, toques de requinte e motores 1.0, 1.4 e 1.6, atinge uma importante faixa de mercado para a Fiat.


Hyundai Veloster (21% dos votos totais): causou sensação por ser “assimétrico”: tem uma porta grande para o motorista e outras duas menores à direita para acesso aos passageiros. Mas o modelo (novo até no exterior) também possui interior caprichado e design que chama atenção.

Decidiu quem merece ficar com o título? Então vote em um dos três modelos na enquete ao lado direito. O vencedor será divulgado dia 01º de dezembro!

Confira os resultados dos outros participantes
  • Renault Duster (9%)
  • Nissan Versa (8%)
  • BMW Série 3  (7%)
  • Renault Fluence  (7%)
  • Hyundai Elantra (6%)
  • Kia Picanto (nova geração) (6%)
  • Fiat Freemont (5%)
  • Ford New Fiesta (5%)
  • Peugeot RCZ (5%)
  • VW Jetta (5%)
  • VW Passat  (5%)
  • Peugeot 408 (4%)
  • Chery QQ (3%)
  • Chevrolet Cobalt  (3%)
  • Citroën C3 Picasso (3%)
  • Mercedes-Benz SLK (nova geração) (3%)
  • Nissan March  (3%)
  • JAC J6 (2%)
  • Mitsubishi ASX (2%)
  • VW Space Cross  (2%)
  • JAC J3 (1%)
  • Kia Koup (1%)


sábado, 26 de novembro de 2011

Honda Civic chega renovado ao Brasil

Novo Civic já está chegando de cegonhas às concessionárias Honda do Brasil
Meses após ser lançado nos Estados Unidos, Japão e outros mercados, chega às lojas do Brasil a nona geração do Honda Civic, que mudou completamente, apesar do design frontal e lateral lembrar a geração anterior, de 2006. Painel, motor, suspensão, e câmbio receberam modificações.

Começando pelo design, a frente ficou mais moderna sem ficar totalmente diferente do Civic de oitava geração. A lateral mantém elementos como a janelinha fixa próxima ao retrovisor saltado da porta. Mas a traseira ficou poluída por conter refletores. Nos Estados Unidos, não há esse "olho-de-gato" de estilo duvidosíssimo. 

Prolongamentos nas lanternas deram ao Civic um visual original - e feio. Esperamos que outros sedans não sigam esta linha
Serão mantidas as versões LXS, LXL e EXS (de entrada, intermediária e top, respectivamente). O Civic Si saiu de linha, pois a Honda alega que o mercado para esportivos é muito pequeno (e, de fato, pouco mais de 3000 unidades do Si foram comercializadas em quatro anos). 

Todas as versões contam de série com ar digital, câmera de ré, computador de bordo e sistema de som com comandos no volante. Os preços não foram divulgados, mas devem ficar próximos aos do modelo ainda encontrado em estoque, para peitar o Toyota Corolla (líder de vendas do segmento de sedans médios). E, para quem estava esperando um porta-malas pequeno (como eu), a capacidade declarada para carga do novo Civic aumentou para 449 litros (contra 340 l do velho Civic), mas isso ocorreu graças ao estepe fino, de uso temporário. Detalhe: algumas versões tem a tampa traseira sem qualquer revestimento, pior do que em muitos carros populares.


Só a versão EXS pode receber tela de 6,5 ploegadas touch-screen com GPS, além de airbags laterais e teto solar, atendendo aos pedidos contabilizados desde a geração anterior. Todas as versões também trazem botão Econ (verde, à esquerda do volante), que faz as respostas ao acelerador ficam um pouco mais lentas e altera o funcionamento do ar-condicionado. Tudo a favor do consumo.


Apesar do motor 1.8 i-VTEC continuar gerando 140 cavalos com etanol e torque de 17,7 kgfm, o coletor de admissão foi redesenhado, os pistões receberam molibdênio e a taxa de compressão baixou de 11,5:1 para 10,6:1, deixando o funcionamento mais suave.

O entre-eixos encolheu para 2,67 metros, 3 cm a menos que o velho Civic. Já o tanque aumentou de 50 para 57 litros, o que deverá aumentar a autonomia do modelo.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Maybach será extinta em 2013


A declaração de uma fonte não identificada à AutoWeek confirma que a Mercedes irá descontinuar a linha de modelos Maybach, de alto luxo. Os modelos 57 e 62 ("nomes" em alusão ao comprimento dos carros) foram apresentados em 2002 e desde então permaneceram sem alterações. Além disso, a proposta da Aston Martin de participar de futuros projetos da marca foi engavetada.

Os Maybach 57 e 62 serão vendidos até 2013, data em que será apresentada a nova geração do Classe S, que terá uma nova versão S600 "Pullman" com todos os esforços para atrair donos de Rolls-Royce e Bentley. Nas fotos, o modelo Maybach Xenatec.

Toyota Land Cruiser reestilizado aparece em catálogo


Apareceu no site Prado-Club um catálogo japonês com algumas informações sobre o Toyota Land Cruiser (vendido no Brasil até 2008 com o sobrenome Prado) com um face-lift. A última mudança do mais nobre SUV da montadora ocorreu em 2008, quando foi lançada a atual geração.

O Land Cruiser terá novos pára-choques, faróis de neblina verticais, nova grade, retrovisores cromados e painel com madeira (resta saber se será verdadeira ou sintética...). A Toyota não confirma a comercialização do novo modelo no Brasil.



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Latin NCAP: teste revela como está a segurança de nossos carros


Neste ano, o Latin NCAP preferiu por diversificar os modelos testados (em 2010, carros iguais eram contados como diferentes por trazerem ou não airbags). Entraram veículos da Chevrolet (Celta, Classic, Cruze), Ford (Ka, Focus), Nissan (Tiida com um e dois airbags, March) e Fiat (Uno).

O teste consiste num impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável que simula um carro em sentido contrário. Tudo devidamente filmado e fotografado. Depois, são avaliados os danos nos bonecos de crash-test (dummies) que simulam motorista, passageiro frontal e criança na cadeirinha, sendo que o carro ganha uma nota e estrelas, variando de 0 a 5.



Classic foi o pior entre os modelos avaliados, com uma estrela tanto para adultos, quanto para crianças

Primeira constatação: nenhum dos modelos conseguiu mais do que três estrelas de proteção às crianças. E seria previsível que os modelos sem airbag tirariam notas ruins. Foi o caso de Celta, Ka, Classic e Novo Uno.



No crash-test do Fiat Uno, o dummie motorista ficou com a cabeça para fora da janela

Segunda constatação: modelos que também foram avaliados pelo Euro NCAP (crash-test europeu) tiveram suas notas menores. O Chevrolet Cruze, por exemplo, tirou 5 estrelas de proteção a motorista e passageiro frontal na avaliação europeia e 4 no Latin NCAP.



Ford Focus foi um dos melhores modelos avaliados em 2011


O Nissan March decepcionou por oferecer apenas duas estrelas de proteção a adultos e uma a crianças. O modelo testado no Euro NCAP atingiu quatro das cinco estrelas possíveis (inclusive, foi um dos argumentos dos vendedores no Nissan Inova Show).

Confira todos os resultados abaixo:


Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela para adultos, 2 estrelas para crianças


Ford Ka (sem airbag): 1 estrela para adultos, 3 estrelas para crianças


Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela para adultos, 1 estrela para crianças


Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrela para adultos, 2 estrelas para crianças

Nissan March (2 airbags): 2 estrelas para adultos, 1 estrela para crianças


Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas para adultos, 1 estrela para crianças


Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas para adultos, 1 estrela para crianças


Ford Focus (2 airbags): 4 estrelas para adultos, 3 estrelas para crianças

Chevrolet Cruze avaliado no Latin NCAP é o coreano, não o modelo vendido no Brasil

Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas para adultos, 3 estrelas para crianças

Com dados de www.latinncap.com

Os resultados do Latin NCAP



O Latin NCAP teve seu resultado divulgado hoje - e só reforça que os carros nacionais são inseguros. Confira:

Modelos sem airbags
Chevrolet Classic – 1 estrela – 1 estrela
Chevrolet Celta  – 1 estrela – 2 estrelas
Fiat Uno  – 1 estrela – 2 estrelas
Ford Ka – 1 estrela – 3 estrelas

Modelos com um airbag

Nissan Tiida – 3 estrelas – 1 estrela

Modelos com duplo airbag

Nissan March – 2 estrelas – 1 estrela
Nissan Tiida – 4 estrelas – 1 estrela
Ford Focus II – 4 estrelas – 3 estrelas
Chevrolet Cruze – 4 estrelas – 3 estrelas


Em breve, mais fotos e informações!

Prova do Nissan March (432 km totais)


Tudo em cima com o Nissan March, que apresentou uma melhora de consumo médio: 8,8 km/l vs. 8,4 da semana passada (com gasolina). Mas ainda falta lavar o carro - o que não fizemos desde a entrega do carro no dia 08 de novembro.

E agora, dona Nissan?




No começo da tarde de ontem, o Auto REALIDADE contatou a Nissan Brasil via internet, para comentar sobre o resultado do March no crash-test Latin NCAP. Eis a resposta:

"A Nissan considera como prioridade a proteção e a segurança que seus produtos oferecem a seus clientes. Estamos cientes dos resultados Latin NCAP para o Nissan March e estamos trabalhando em estreita colaboração com a organização a entender melhor seus resultados."


Também surgiu outro caso (a ser verificado) de falta de peças de reposição para o modelo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Volkswagen lança Passat Alltrack


A Volkswagen reserva para o Salão de Tóquio uma nova versão do Passat Variant, a Alltrack. É um modelo que reúne as qualidades da perua de luxo com o visual dos off-roads (estratégia que a Peugeot adotou no 508 RXH). No Alltrack, as mudanças são os para-choques, rodas e maiores ângulos de ataque e saída.


A nova versão poderá ser equipada com dois motores turbo de injeção direta (com 160 ou 210 cavalos) e duas opções turbodiesel (TDI) com 140 ou 170 cavalos. A tração 4MOTION distribui a força necessária a cada uma das rodas.


Dê um like!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...