Fiat Freemont Precision: crossover já é sucesso


Em Teresina (PI) temos um volume de vendas bem menor que nas principais metrópoles do Brasil, mas o exemplo ilustra bem o sucesso de vendas do Fiat Freemont: a concessionária da marca entregou, semana passada, sete novos crossovers. Parece pouco... mas foi o máximo que conseguiram. O Freemont já acumulava 100 pedidos*!


Entendidos de automóveis sabem que o Fiat Freemont é uma adaptação leve do Dodge Journey, conhecido dos brasileiros desde 2008. Na verdade, este é conhecido por uma parte dos brasileiros: o modelo norte-americano teve pouca divulgação e são poucas as concessionárias da marca, agora está nas mãos da Fiat, que, se não criou um crossover 100% original, aproveitou muito bem o produto que tinha em suas mãos.
O Freemont possui design ainda atual, até porque foi lançado em março na Europa. Teve redesenho no para-choque frontal e nas lanternas (de LEDs na versão avaliada, a Precision). 


Mas não parece nada com um Fiat. Na ocasião, ele estava ao lado de Bravo, Linea e 500, e parecia ainda mais um Journey fora do ninho. É preciso olhar para os logotipos e para o interior para se certificar de que este é o Freemont.


Aliás, o interior é totalmente diferente do atual Journey (que está para mudar). Ainda assim, o painel reformulado deixa de ser exclusividade do Freemont em breve, com a renovação do Dodge. O Fiat herdou a praticidade dos assentos (na segunda fileira, existe um “sub-assento”, com a função de elevar a altura a fim de permitir o uso do cinto para crianças entre 4 e sete anos e meio) e luxos como o ar-condicionado tri-zone, único no segmento, além da central touch-screen.


O Freemont adota motor 2.4 16V de 172 cavalos e 22,4 mkgf de torque, que não se entende muito bem com o câmbio automático de apenas quatro marchas. O uso do conjunto do Journey implicaria num preço praticamente igual entre Fiat e Dodge, o que não seria vantajoso.


Tudo bem que na tabela o Freemont Precision sai por R$ 86 000, mas na autorizada Fiat em Teresina, o carro não sai por menos de R$ 89 mil. Há a versão Emotion, com cinco lugares e menos equipamentos, por R$ 81 900. A versão completa vale mais a pena.

Veredicto: ainda não foi desta vez que a Fiat fez um carro que ameaçaria as vendas do EcoSport, mas o Freemont, se não é original, vem completo pelo preço de versões intermediárias de alguns dos concorrentes. Mas atenção: não dá para chamar de legítimo off-road, pois não possui opção de motor diesel ou tração nas quatro rodas.

Nota Final

8,7

*Informações da matéria dadas informalmente por gerente da Jelta Veículos da avenida Frei Serafim (Teresina)

Comentários

Anônimo disse…
It's appropriate time to make a few plans for the long run and it is time to be happy. I've
read this submit and if I may just I desire to recommend you few fascinating issues or advice.
Maybe you could write next articles regarding this article.
I desire to read even more things about it!


Feel free to visit my website - laser cellulite treatment