Renault Logan, o sedan para quem valoriza a racionalidade



O Renault Logan é um produto de grande importância, seja no Brasil ou em sua terra natal, a Romenia. Pela linha de tempo, voltemos ao ano 2000. O presidente da Renault à época, Louis Schweitzer, planejava um automóvel barato, conhecido como projeto X90, que aproveitasse peças de outros modelos da marca, e que tivesse grandes dimensões. E com uma restrição: o custo de £ 5 000. Antes de nascer, o Logan virou piada, pois não condizia com a proposta de modernização da Renault. Mas o projeto seguiu em frente, e seu lançamento no mercado europeu se deu no fim de 2004, sob a marca Dacia, com produção na Romênia.

O Logan não só vingou como virou o pai – quer dizer, a base – de outros modelos da Dacia/Renault: MPV (van semelhante ao Fiat Doblò), Furgão MPV, Pick-Up e Furgão Pick-Up, além dos novos Sandero (hatchback) e Duster (Sport-utility-vehicle).

No Brasil, o lançamento foi em julho de 2007 (a versão 1.6 8V ficou para o final daquele ano), e desde então o modelo tem sido um dos Renault mais importantes no mercado brasileiro, ao lado de Sandero e Clio. O que ele tem de bom ele já mostra do lado de fora. Não se trata do estilo, mesmo tendo sido retocado em maio de 2010, mas sim do avantajado tamanho, com entre-eixos de dar inveja ao Chevrolet Astra.


O Auto REALIDADE compartilha da idéia geral de que o Logan não desperta muito interesse pelas suas formas. É exagero dizer que o design veio diretamente dos anos 1980 – ele é quadrado assim justamente para economizar, como se vê nos vidros planos. E, após o face-lift de 2010, ficou um carro, digamos, olhável – agora, desde o modelo Authentique, que não possui calotas de série, o Logan possui faróis e lanternas de lentes lisas, retrovisores diferentes entre si (no modelo anterior eram iguais, sendo o esquerdo o direito montado ao contrário...) e cromados na grade e na tampa do porta-malas.


O interior mudou um pouco: o acionamento de vidros elétricos é feito na porta equivalente, e não, e não mais no console, uma herança do Clio. Isso, claro, se o Logan vier com vidros elétricos, já que o padrão é a famosa manivela. Além disso, o acabamento em geral melhorou. E o espaço interno é excelente para um carro da faixa de preço, sem falar no excelente porta-malas de 510 litros, maior que o do Fiat Linea. Falando em porta-malas, aí vão duas críticas: o banco traseiro não é rebatível, e as hastes da tampa podem amassar a bagagem.

Essa foto saiu muito ruim. Mais abaixo, outra foto do painel de divulgação

Para o Logan, são destinados dois propulsores: 1.0 HiFlex de 77 cavalos e 10,2 mkgf de torque, e o 1.6 Hi-Torque que gera 95 cavalos e 14,1 mkgf de torque. Quando o assunto é sedan 1.0, é aceitável a classificação do desempenho entre “menos sofrível” e “mais sofrível”... e o Logan fica no segundo grupo, junto com Siena e Fiesta Sedan. O modelo 1.6 é melhor, mas apanha dos concorrentes (tempo de 0 a 100 km/h de 13,8 segundos, contra 10,8 segundos do Siena), além de apresentar marcas ruins de frenagem, mesmo com freios ABS. O consumo é aceitável, fazendo médias de 8 km/l com etanol.

Somados prós e contras... o Logan é um carrão (no sentido literal) pelo que custa: R$ 28 990 na versão 1.0 Authentique, R$ 30 490 para a versão 1.0 Expression, R$ 35 590 na versão 1.0 UP completa e R$ 33 090 pedidos para a versão 1.6 Expression. A questão é: o dono não pode se encantar com os opcionais, eles custam bem caro. O valor do pacote que inclui ABS e airbag duplo é de incríveis R$ 7 100, quase cinco vezes o valor do seguro! Completo, o Logan custa impagáveis R$ 42 650, suficientes para um Symbol equipado, um JAC J3 Turin (também completo), ou um Sandero Stepway.

Avaliação Final

Logan VS. “Meu Carro”

Às vezes imagino se tivesse outro carro. Se eu tivesse um Logan, as garotas da minha turma pensariam que eu era taxista (se fosse Logan branco), “tio” economista (se fosse o 1.0 Authentique...) ou, no máximo, um “tio” bem sucedido, se a versão fosse a Expression. Mas em poucos carros dessa faixa de preço quatro delas se acomodariam tão bem (caso elas entrassem, claro...). Sem falar no enorme espaço para suas bagagens. O Renault Logan é carro para quem não se importa com o que vão pensar de você, e sim para quem põe o custo-benefício e a racionalidade em primeiro lugar. Não chega a ser um carro despojado, nem inseguro (o Corsa Sedan ou o Prisma não estão disponíveis com airbags ou freios ABS), e é bem honesto pelo que custa.



Logan VS. “Carro do Papai”

O papai quer desfrutar do carro e não está nem aí para isso, certo? O Logan, para ele, é um carro coerente, que poderia vender ainda mais se fosse bonito. Melhor esperar por 2013, data esperada para a nova geração do Logan. Para taxistas, frotistas e pessoas que querem um carro espaçoso e que dê poucas despesas (a cesta de peças, por exemplo, custa R$ 2795), tem no Logan a solução.


Nota Final

8,3

Comentários

Bom dia!!! Precisava de um carro com um bom custo beneficio.Não entendo muito de carro mas acabei achando no LOGAN EXPRESSION 1.6 8V uma ótima opção,adquiri um vermelho ano 2009 completo;Apesar do pouco tempo que estou com ele,já notei sua comodidade,minha família gosta de espaço e eu também,achei no LOGAN o que buscava.Ao ver a matéria com a opinião de vocês sobre o carro fiquei ainda mais satisfeito.Não sou do tipo que deseja ostentação e o LOGAN me proporcionou o que desejava,conforto,espaço e baixo custo.Estou muito satisfeito obrigado pela explanação sobre o carro e por essa oportunidade de expressar minha satisfação com o LOGAN.Abraço a todos que contribuem para que possamos conhecer melhor nosso carro,Muio obrigado
Wagner Oliveira disse…
BOM DIA, CONCORDO COM TUDO QUE DISSERAM SOBRE O LOGAN (O MEU É UM EXPRESSION 2011 1.6 8V). DE LONGE ELE É O CARRO COM MAIOR ESPAÇO INTERNO SEDAN QUE JA TIVE. TENHO 1, 87 m E 130 kg E FICO MUITO BEM ACOMODADO SEM ROUBAR ESPAÇO DE NINGUEM, SEM BATER PERNAS, OMBROS E CABEÇA EM NEHUM CANTO DO CARRO. CONCORDO QUE ELE NÃO É MUITO AGIL, NEM TEM UM MOTOR MUITO FORTE, MAS PRA MIM QUE USO PRA IR AO TRABALHO, E PASSEIOS LONGOS E CURTOS COM A FAMILIA ELE É OTIMO. MINHA ESPOSA E FILHA FICAM CONFORTABILÍSSIMAS NO CARRO, PERDIDAS NO TAMANHO DOS BANCOS TRASEIROS. É UM CARRO ECONOMICO, SEM DAR PROBLEMAS, NÃO É VISADO POR LADRÕES, E NÃO É TÃAO FEIO COMO DIZEM. NA VERDADE O LOGAN EU ENTENDO A EESTÉTICA DO LOGAN COMO UM CARRO MASCULINO, ESPARTANO. PRA MULHERES A ESTÉTICA LIMPA, MINIMALISTA NÃO AGRADA MUITO. É ISSO, VALE A PENA INVESTIR NO LOGAN. ABRAÇOS
Wagner Oliveira disse…
BOM DIA, CONCORDO COM TUDO QUE DISSERAM SOBRE O LOGAN (O MEU É UM EXPRESSION 2011 1.6 8V). DE LONGE ELE É O CARRO COM MAIOR ESPAÇO INTERNO SEDAN QUE JA TIVE. TENHO 1, 87 m E 130 kg E FICO MUITO BEM ACOMODADO SEM ROUBAR ESPAÇO DE NINGUEM, SEM BATER PERNAS, OMBROS E CABEÇA EM NEHUM CANTO DO CARRO. CONCORDO QUE ELE NÃO É MUITO AGIL, NEM TEM UM MOTOR MUITO FORTE, MAS PRA MIM QUE USO PRA IR AO TRABALHO, E PASSEIOS LONGOS E CURTOS COM A FAMILIA ELE É OTIMO. MINHA ESPOSA E FILHA FICAM CONFORTABILÍSSIMAS NO CARRO, PERDIDAS NO TAMANHO DOS BANCOS TRASEIROS. É UM CARRO ECONOMICO, SEM DAR PROBLEMAS, NÃO É VISADO POR LADRÕES, E NÃO É TÃAO FEIO COMO DIZEM. NA VERDADE O LOGAN EU ENTENDO A EESTÉTICA DO LOGAN COMO UM CARRO MASCULINO, ESPARTANO. PRA MULHERES A ESTÉTICA LIMPA, MINIMALISTA NÃO AGRADA MUITO. É ISSO, VALE A PENA INVESTIR NO LOGAN. ABRAÇOS
Adquiri recentemente um Expression 1.6 8v 2008. Fiz uma pesquisa sobre as peças de manutenção mais trocadas e tive uma boa surpresa. De resto o carro é muito espaçoso e confortável. Vou instalar um kit de cromados na grade e tampa do porta-malas para dar um ar mais sofisticado.