Renault Symbol – o franco-argentino renegado


Lançado em 2009, o Renault Symbol nunca obteve muito destaque quando são consideradas as vendas – quase sempre está entre os 50 carros mais vendidos, porém atrás da 40ª posição. É hora de descobrir quais qualidades ele entrega – e quais são seus defeitos.

Primeiramente, a Renault gostaria de vender o Symbol no México, onde é comum sedans fazerem sucesso. Porém a produção do modelo foi instalada na Argentina, e de lá o Renault passou a ser vendido no Brasil.


Para quem não se recorda, o Symbol não é um carro 100% novo, e sim uma pesada re-estilização no conhecido Clio Sedan (que saiu de linha), porém com a atual roupagem Renault. Observe o formato das portas e dos vidros, idênticos ao antigo sedã. No geral o Symbol é bonito - não maravilhoso, mas ao menos mais atraente que Logan, Clio Sedan, 207 Passion e Siena.


O porta-malas encolheu 10 litros em relação ao Clio Sedan, mas o Symbol está longe de ser apertado. E vem bem equipado: ar-condicionado (manual), direção hidráulica, travas e vidros elétricos, airbag duplo, alarme, banco do motorista e volante com regulagem de altura, protetor de cárter e detalhes prateados na cabine são itens de série.


Disponível apenas com motor 1.6 16V HiFlex (110/115 cavalos, com gasolina/etanol), a versão avaliada foi a básica, Expression, que vem com calotas nas rodas aro 14". O modelo é silencioso (nada que se compare ao Fluence, seu "irmão maior"). Por R$ 38 490, é uma ótima opção no segmento: o modelo não tem re-estilizações previstas e possui um pacote muito bom de equipamentos. Mas possui defeitos também: a visibilidade traseira é muito ruim, a ergonomia não é das melhores e o consumo é razoável.

Há uma versão mais completa, a Privilège, por R$ 44 390.

Avaliação Final

Symbol VS. "Meu Carro"

Apesar de ser uma excelente opção, não faz muito o meu gênero automotivo. Acredito que a Renault deveria investir em publicidade com o Symbol - não precisa exagerar, como no Funk da Formiga da Nissan, mas o carro tem diversas qualidades que, creio, ninguém enxerga.

Symbol VS. "Carro do Papai"

Ele não vê sentido em lançar o Symbol, quando já temos outro sedan da Renault, o Logan. Apesar disso, o papai acha o Symbol comparável ao Polo Sedan - e também que uma re-estilização nos moldes de Fluence e Sandero 2012 não faria mal...


Nota Final

8,9

Comentários

Anônimo disse…
OI não entendo muito de carro por isso gostaria de um comparativo entre o Symbol EXP.2012, Logan 2012 e o novo Nissan Versa, pois estou em dúvida entre uma dessas 3 possíveis compra.
Anônimo disse…
Eu tenho um Symbol 2009. Vi uma vez na rua e me apaixonei. Não sosseguei enquanto não comprei um. E é um carro muito bom, não tenho nada do que me quixar. Muito conforto e beleza.Não entendo porque não fazem propagando deste carro, ele é muito melhor do que o Logan.
Anônimo disse…
Eu tenho um 2009 e uma saveirocross 2011 , mais ele supera rla quando o assunto é economia pois ele além de confortavel é economico fazendo 13km/l com ar e em 120km/h enquanto a cross nas mesmas condiçoes só faz 11.2km/l. excelente carro eu aprovo.