As mentiras que contam sobre os carros! (Parte 01)


Carro é o principal vilão do meio ambiente.

Um estudo realizado por Mikhail Chester e Arpad Horvath (Universidade de California-Berkeley) calcula o nível de poluição emitido por diversos veículos, e chegou a uma conclusão: os aviões são o meio de transporte mais poluente, enquanto os maiores impactos ambientais são causados pelos trens e pelas ferrovias.

Viajar de trem é uma alternativa menos poluente que o carro ou o avião, mas no caso de carro econômico cheio e um trem vazio por causa do horário, o carro é menos poluente.

O ônibus é a melhor escolha em situações de congestionamento, e, mesmo o avião sendo o pior meio a ser escolhido, vale lembrar que ele não é tão pior como muitos imaginam e passa inclusive a ser uma escolha interessante para as grandes distâncias.

Os airbags do carro podem matar e cegar quem utiliza óculos.

Os airbags explodem violentamente, portanto, eles só podem ferir ou matar se o condutor ou o passageiro estiver muito próximo (a menos de 30 centímetros) das bolsas de ar (ou se uma criança menor de 10 anos estiver próximo aos airbags). Muitas mortes ocorreram por conta dos airbags no início dos anos 1990.

Quem usa óculos pode ficar calmo, afinal os óculos sairiam do rosto durante uma batida forte que acionasse os airbags. Por via das dúvidas, montadoras como a Ford recomendam o uso de lentes de contato.

Carro 1.0 sempre consome menos combustível.

Essa mentira é das velhas, mas muitos insistem. Em várias situações, o motor de um carro 1.0 acaba sendo exigido demais, e gasta mais do que um 1.4 ou 1.6 gastaria na mesma situação.


Verdade que o carro mais econômico do Brasil ainda é um 1.0, o Mille, porém as coisas ficam mais fáceis por ele ser um carro extremamente leve. Em motores que rodam com muito torque disponível na maior parte do tempo, o consumo diminui. O peso influi diretamente no consumo.

Posso alterar o diâmetro das rodas do meu carro como quiser.

Atenção, tuners. De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas.

É permitido fazer a troca de rodas e pneus, mas, para aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu (a altura), para manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

Aguarde, ainda hoje tem a segunda parte das mentiras que contam sobre os carros!

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