Matéria especial: Kia Ceed


Vendido no continente europeu, o Kia Ceed, assim como o Toyota Urban Cruiser, é um dos campeões de pesquisa no Auto REALIDADE. Agora você encontra tudo sobre ele!


O Ceed nasceu com o nome cee'd (em minúsculo e com apóstrofo separando o "e" do "d"), no Salão de Genebra (Suíça), em 6 de março de 2007. A principal carroceria, hatch quatro-portas, estava acompanhada da versão perua (SW) e de um carro-conceito interessante: o ex_cee'd Cabrio.


Os modelos foram desenhados no estúdio alemão da Kia, sob a chefia de Peter Schreyer, que assinou o Audi TT original e outros modelos da marca alemã. Abaixo, a versão SW.


O hatch tinha opções de motor tanto a gasolina quanto a diesel (opção muito comum na Europa): 1.6 16V CRDi de quatro cilindros com common-rail, que desenvolvia 115 cavalos; 2.0 16V CRDi com common-rail e VGT, de 140 cavalos; lower-power 1.6 de 90 cavalos e lower-power 2.0 de 135 cavalos (todas estas opções são a diesel). As versões "lower-power" foram criadas para para menos impostos no Velho Continente.


O cee'd teve também três opções de motor a gasolina, todas equipadas com CVVT (Continuously Variable Valve Timing): 1.4 de 109 cavalos, 1.6 de 122 cavalos e 2.0 de 140 cavalos.


O Kia Ex_cee'd era um concept conversível, tinha rodas aro 19" e capota de tecido, dando um charme a mais. Ele antecipou um pouquinho como seria a versão duas-portas hatch do cee'd.


O Kia pro_cee'd, versão duas-portas, demorou um pouco mais para aparecer: dia 11 de setembro de 2007, no Salão de Frankfurt (Alemanha).


Com design esportivo, rodas aro 17" e lançado como linha 2008, tinha justamente no estilo seu diferencial. Porém, com redução de peso de 84 quilos, conseguia fazer de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos em sua versão mais potente - 0,2 segundo mais rápido que o hatch quatro-portas. A gama de motores era a mesma do cee'd.


O cee'd não chegou a ser um dos mais vendidos de sua categoria nos principais países europeus (afinal, concorre com ossos duros de roer como VW Golf, Opel Astra e Ford Focus), mas teve desempenho de vendas bem melhor que o Hyundai i30, seu irmão de projeto (foram 230 000 unidades vendidas somente em sua primeira geração). Ou seja, se o i30 bomba dentro de seu segmento no Brasil, na Europa já é visto como um produto desatualizado [o i30 roda na Europa desde 2007). Portanto, a Kia investiu numa re-estilização para o cee'd, que adotou a nomenclatura Ceed, mais fácil de escrever e com menos restrições a sistemas e afins. O modelo renovado chegou no fim de 2009.


O Ceed 2010 ficou com os traços dos novos Kia, como se pode ver pela grade "nariz de tigre", como a do Cerato. Os faróis ficaram mais arrojados, assim como os para-choques.


Pela foto lateral é fácil perceber que o Kia Ceed compartilha sua base com o Hyundai i30, inclusive as portas e as janelas. O Kia ganhou também garantia estendida de 7 anos e motores menos poluentes. O modelo recebeu também o novo motor 1.6 "U2" (nada a ver com a banda irlandesa), movido a diesel, com emissões de apenas 110 g/km. Passou-se a oferecer versões: LX, EX e TX.


O interior ficou bem mais moderno, e abandonou os tons alaranjados da iluminação do cee'd. O volante ficou semelhante ao do sedan médio-grande Optima. Passa a ser de série para as versões EX e TX o sistema keyless. Todos os Ceed contam com seis airbags e sistema de fixação de cadeirinhas automotivas, ISOFIX.


Os vidros laterais são "hidrofóbicos"! Explica-se: eles são envoltos por uma camada de filme, que é repelente e faz a água escorrer. O Ceed ganhou também novas rodas, aro 15, 16 e 17 polegadas.

A versão Ceed SW mudou junto com o hatch. A Kia chama "SW" de Sporty Wagon... As mudanças foram bem semelhantes.

Curiosamente, o coeficiente aerodinâmico (Cx) da perua permaneceu o mesmo do hatch: 0,33. Os dados de desempenho também são semelhantes.

Pena que a Kia não cogita trazer o Ceed para o Brasil.


Mas tudo bem, afinal teremos outra opção de hatch médio: o Kia Cerato Hatch.

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