As impressões do Hyundai ix35

A Hyundai começou a vender, na metade de 2010, o SUV ix35, que já estava à venda desde o final de 2009 na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, com o nome Tucson/Tuscon ix (o velho Tucson agora é feito no Brasil). Se quando são feitas pequenas alterações, a Hyundai (grupo CAOA) já faz estardalhaço (como nas campanhas do i30 com “50 itens modificados” e o “completamente novo” Santa Fe), dá para você relembrar o marketing agressivo da marca, que chegou a afirmar ano passado que o ix35 foi eleito o Utilitário Esportivo do Ano, o que foi uma distorção de fatos, pois os jurados escolheram o novo Kia Sportage, e os internautas elegeram o carro da Hyundai.


Inspirado no concept-car ix-onic, o ix35 tem vincos por toda parte, detalhes cromados e linhas ousadas que fizeram escola para os novos modelos da Hyundai: Azera/Grandeur, Elantra, Sonata e Veloster. A frente tem um “trapézio embutido”, onde fica a grade, faróis alongados (direcionais) que acompanham as formas da carroceria, além do capô bastante vincado.

A lateral não apresenta frisos, e sua linha de cintura é alta. E, na traseira, sensores de estacionamento e lanternas divididas pelo porta-malas. Observe que até os refletores tem design radical.

A ousadia acompanha o ix35 também por dentro: volante, saídas de ar-condicionado, formato da seção central do painel... tudo é “esculpido”.

O que destoa um pouco é o conjunto de instrumentos (velocímetro, conta-giros), que, como (quase) todo Hyundai, fica devendo personalidade.

O espaço interno do ix35 é bom, mas o modelo merecia mais itens de conforto. No modelo 4X2, o Hyundai tem ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, air-bags (somente frontais), rádio/CD player, computador de bordo e câmbio automático. Pouco.

O Hyundai ix35 só é vendido nas cores preto e prata, como praticamente todos os outros modelos da marca (se encontrar um ix35 de outra cor, avise-me!). Macio e silencioso, oferece boa força do motor, quando necessário. A visibilidade traseira é relativamente boa, e o modelo ainda conta com os úteis sensores de estacionamento.

A lamentar, somente os custos. O Hyundai ix35 tem o preço inicia alto demais: R$ 88 000 (R$ 93 000 com câmbio automático, como o que andamos). Mais caro que Mitsubishi ASX, Honda CR-V e que seu irmão de projeto, o Kia Sportage. Em compensação, seus preços de peças e seu seguro são mais baixos.

Avaliação Final

ix35 VS. "Meu Carro"

Um show de carro. Os seus (poucos) problemas têm a ver com custo, fora isso é um SUV urbano muito bom, e com melhor desenvoltura para o off-road do que o Tucson (na versão 4x4).

ix35 VS. "Carro do Papai"

Ele gostou muito do ix35, porém alguns detalhes de acabamento e a capacidade de carga desapontaram-o um pouco. Ele falou que prefere o Kia New Sportage.


Nota Final

9,2

Comentários

Anônimo disse…
Se o ix35 for fabricado no Brasil no final de 2012 como dizem e a Hyundai conseguir reduzir consideravelmente seu preço, a concorrencia vai ficar de cabelo em pé.