Tem seguro? Esteja preparado...


Quem tem um automóvel tem um bem de consumo que irá acompanhá-lo por algum tempo - e o seguro é a forma ideal de preteger seu veículo contra prejuízos que possam acontecer. Porém, é necessário abrir o olho, afinal determinadas seguradoras cobram um preço menor, podendo também se negar a dar indenização ao proprietário em certos casos.


Exemplo: este Chevrolet Camaro 2SS 2011 que capotou na frente de uma multidão na cidade de Cuiabá (MT) poderia, por exemplo, ter um seguro feito apenas para o proprietário, diminuindo o valor pago anualmente (especialmente caso ele tivesse bom perfil, com garagem coberta, idade acima de 30 anos, entre outros). No entanto, se outra pessoa guiava o veículo (amigo, parente, namorado/a, etc.), a seguradora certamente não pagaria o valor do carro - sim, pois este Camaro provavelmente sofreu perda total.

No caso de enchentes que afetaram Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, a seguradora analisará cada caso para decidir se indenizará o proprietário do veículo, assim como em casos de vendavais, chuvas de granizo, terremotos, tsunamis, etc.


Exemplo: num local onde vários carros rolaram uma ribanceira, por exemplo, a companhia de seguros provavelmente não fará a restituição dos valores dos veículos.


Já em casos onde houver calamidades e apenas um carro for afetado na região, a seguradora ficará com poucos argumentos para não pagar.


E se você estiver andando e seu carro atolar?


A companhia de seguros argumentará que o contudor trafegava por uma área não aberta oficialmente a veículos, e, por conta disso, se negar a pagar a indenização.


Já se uma árvore cair no seu carro, ou outro objeto como um coco ou uma jaca, o seguro irá cobrir.


Em casos de vandalismo, o seguro só cobre se apenas um automóvel tiver enfrentado a fúria de indivíduos.


Caso você esteja aproveitando seu carro para um off-road e este for danificado, o seguro poderá negar-se a pagar.


E se um avião ou um helicóptero simplesmente cair em cima de seu carro? Bom, se você já teve a sorte de sair vivo dessa, certamente ficará mais calmo ao saber que a seguradora da aeronave pagará o prejuízo (já que trata-se de um veículo), ou seu próprio seguro arcaria com os custos.

Comentários