O que esperar de 2011


O ano que passou foi decisivo para confirmar: o Brasil agora está entre os mercados de maior importância do planeta. Em 2009 houve a inclusão de marcas de luxo, tendência que aumentou em 2010. Tudo isso chama a atenção de novas montadoras.

O Salão de São Paulo apontou também o rumo que algumas montadoras tomarão nos próximos anos. Muitos dos modelos apresentados começaram a ser vendidos, embora outros demorem um pouco mais para despontar nas ruas.
Nissan March, Peugeot 408, Renault Fluence e Ssangyong Korando são exemplos de carros que, até a metade de 2011, deverão estar nas ruas.
A onda de superesportivos, representada ano passado por Bugatti Veyron e Koenigsegg CCXR, tende a aumentar, inclusive com carrões fabricados no Brasil, como DoniRosset e Rossin-Bertin Vorax.
Dizem que 2011 vai consagrar o domínio das mulheres... e isso é verdade! A GM já tem Denise Johnson como presidente da filial brasileira, e isso é determinante no futuro da empresa, uma vez que ela já demonstrou o interesse em renovar toda a linha o mais rápido possível, sem atrasar projetos. E vale lembrar que sob sua gestão foi trazido o Camaro, e há possibilidade do Volt integar a linha até 2012.


Um dos lançamentos mais cercados de mistério e mais esperados é o do Novo Palio, que ficará entre maio e outubro de 2011 (o mês mais esperado é agosto). De fato, pois é um modelo determinante na linha Fiat, tanto quanto o Novo Uno.



Os carros chineses estão aí e é quase impossível frear seu avanço: oferecem preços atraentes (mesmo com 35% de Imposto de Importação sobre seu preço), além de design cada vez menos "inspirado" nos concorrentes. Evidentemente falta refinamento aos chineses, porém é uma questão de tempo adaptar estes modelos ao público brasileiro.
2010 poderia até ser um pouco melhor. Mas, com a inclusão do Brasil no quarta maior comprador de autoóveis, muitas montadoras terão (ainda mais) atenção com nosso País. O lançamento de alguns carros primeiramente em território brasileiro, coisa bastante rara por aqui, ficará cada vez mais comum. Então, que venha tudo de bom este ano!

Comentários