Hyundai Azera – ainda é vantajoso?


O segmento de sedans médios-grandes, que contava com Ford Fusion e VW Jetta, ganhou um concorrente de peso: o Hyundai Azera, basicamente igual ao Grandeur coreano lançado em 2005. No Brasil, chegou por razoáveis R$ 138 000, no fim de 2007, mas suas quedas de preço o fizeram ficar mais “popular”, para desespero de quem já tinha um e viu o preço cair até pela metade.

O Hyundai Azera permaneceu atual com a ligeira modificação promovida em 2010, mas ganhou, digamos, concorrências dentro da marca. De um lado o Sonata – situado abaixo do Azera, porém com preço mais alto. Do outro o novo Azera, que foi lançado na Coreia do Sul e pode chegar ao Brasil ainda este ano. Deste ponto de vista, o Azera continua vantajoso? Foi o que fui conferir, na concessionária Smaff.

De perto, o Azera 2011 ainda é bonito – embora não tenha tanta personalidade, especialmente diante dos reluzentes ix35 . Talvez sua marca registrada seja a traseira, rodeada pelas lanternas de LEDs – essa característica permaneceu no Azera 2012.

Todos esses cromados ressaltam que seu perfil não é jovem, apesar das rodas aro 17’’, mesma medida do i30. Mas o motor... trata-se de um 3.3 V6 de 265 cavalos. Faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, melhor que o Bravo T-Jet. Mas a verve do Azera é bem tranqüila – que o digam os detalhes de madeira no painel.

O interior é muito refinado, com tons claros, apesar do design pesado e de algumas incoerências (até pouco tempo, o Azera tinha CD, MP3 e toca-fitas!). Espaço bastante amplo, em relação ao Fusion e especialmente ao Jetta (antigo). No entanto, não é tão superior ao novo Sonata, que tem filas e filas de espera. Pena que no dia das fotos fazia calor estimado de 50°C dentro da cabine (que ainda estava plastificada). A madeira quase queimou minhas mãos, então deveria estar próxima dos 90°C!

O Azera encara bem a cidade, e sempre tem força, apesar do consumo elevado (7,9 km/l) e do alto nível de emissões de CO2 (264 g/km). Bastante silencioso, e com preço ainda atraente (R$ 90 000 na tabela, que podem baixar muito em negociações com as concessionárias), o Hyundai Azera 2011 pode fazer frente inclusive ao Sonata, se analisarmos os dois carros racionalmente. Afinal, gastar mais R$ 15 000 pelo novo sedan certamente não é uma idéia bem-vista por todos.

Mas a preocupação é se a nova geração do Azera ameaça o futuro do modelo atual. Não. O momento para comprar o Azera 2011 é agora, afinal, o novo modelo será totalmente diferente, porém bem mais caro, e seguramente acima do Sonata (vale lembrar que seus preços cairão após o efeito novidade passar). Como dificilmente o preço do Azera 2012 será igual ao do 2011, pense bem... caso você não queira chamar atenção, quer muito conforto ao rodar, motor potente e não se importa com o altíssimo custo de manutenção (pior do que o do Honda Accord), abra um sorriso. E leve o Azera para casa.

Avaliação Final

Azera VS. “Meu Carro”

Tem leitor que acha que eu brinco quando digo “meu carro”. Mas é verdade, quem sabe este ano ele sai... O Azera já era visualmente ultrapassado quando foi lançado, mas melhorou um pouco com o face-lift. Mas é um carro que esconde muitas qualidades, e tem conforto surpreendente. O que atrapalha são os gastos na rede Hyundai, de resto é um carro muito bom.

Azera VS. “Carro do Papai”

Amante de sedans, gostou tanto do Azera quanto do Sonata. Pode ser para parecer menos velho (uma mania dele), mas, dos dois, preferiria o Sonata... caso ganhasse um Hyundai de presente. Para ele, o Azera garante tantos benefícios, pelo mesmo preço. Palavra de quem aguarda o lançamento do modelo 2012.

Nota Final

9,1

Comentários

Donea Imoveis disse…
Excelente carro !!! Melhor custo / beneficio, não há !!!!!
Anônimo disse…
estou gostando muito dos carros da HYUNDAY VALEU...
Anônimo disse…
ESTOU GOSTANDO DE TODOS OS CARROS DA HYUNDAY VALEU...
Anônimo disse…
Possuo um Azera e acho que a relação custo/benefício é a melhor em muito tempo.
ES Consultoria disse…
Amigos, estou na dúvida entre adquirir um Azera ou um Honda Accord V6... o valor dos usados é meio parecido... qual seria a melhor opção na opinião de vocês?
Anônimo disse…
honda accord é muito mais carro! motor de comando varialvel que trabalha em 3 ou 6 cilindros sendo muito economico. e sao 280cv contra 265cv do azera e muitos dizem que alguns azeras costumam dar panes eletricas, fica caro pra arrumar e demora pra chegar a peça...e outra é honda né quando que um honda da problema? dificil...o unico ponto negativo é o preço que varia de 147 mil versao top EX 3.5 V6 e 119 mil EX 2.0...mas acho que compensa, meu tio ja teve 3 accords e nunca teve dor de cabeça
Francisco Borém disse…
Azera is the best. Não tem concorrentes em minha opinião.
Unknown disse…
Comprei um azera 2011...por enquanto estou muito satisfeito com a compra-muito espaçoso,bonito,ainda não deu pra comparar consumo com o corolla 2010 que tinha.
Unknown disse…
Comprei um azera 2011...por enquanto estou muito satisfeito com a compra-muito espaçoso,bonito,ainda não deu pra comparar consumo com o corolla 2010 que tinha.
JULIENE disse…
Olá, tenho um azera 2009/2010 ganhei e presente nesta semana
Mas ainda não sei mexer em tudo
São muitos botões... Gostaria de saber curiosidades sobre ele, e dicas. Obrigada
Roberval monte verde disse…
Há vídeos no yo tube que ajudam eu também comprei e pra mim resolveu tirei todas dúvidas
Unknown disse…
Olá boa noite estou querendo comprar um Azera
2009
Alguém sabe o preço do IPVA e seguro obrigatorio
Eloures-Gyn disse…
Estava com dúvidas entre o Honda Accord e o Azera, contudo, após realizar ampla pesquisa, acho que vou adquirir o Azera com fabricação até 2011. O Accord com motorização V6 possui um preço de mercado mais elevado e o seguro, provavelmente, seja mais caro.
Adorei as dicas. Me ajudou a tomar minha decisão.
Anônimo disse…
Estou querendo comprar um azera 2011,tenho dúvidas,em relação a manutenção,como correia dentada,pastilha de freio,disco de freio, coxim,terminal,birro,bucha de bandeja...
Unknown disse…
Fala ai pessoal, boa noite. Estou querendo comprar um azera 10/11 após ja ter depreciado por moledo novo. Hoje ficou mais fácil ter um V6 o mesmo esta com 56mil kms com GNV 5 geração. Queria opinião do pessoa quanto a manutenção. Esse é o meu maior receio. Se alguem puder colaborar com a vivência do carro eu agradeço.
Att. Felipe
aga4579 disse…
Também pretendo adquirir um Azera 2009. Será que é tão alto assim o custo de manutenção? Obrigado
Unknown disse…
O azera nao tem correia dentada é corrente de comando,nao tenho mas to pesquisando e ate o momento esta em 1 lugar
Unknown disse…
O azera nao tem correia dentada é corrente de comando,nao tenho mas to pesquisando e ate o momento esta em 1 lugar
ricardo leandro disse…
Estou vendendo o meu. Nada o carro é fantástico. 11953887596. Teto solar multimidia.
ricardo leandro disse…
Estou vendendo o meu. Nada o carro é fantástico. 11953887596. Teto solar multimidia.
Anônimo disse…
Estou querendo comprar um AZERA 2009.O carro está lindo, e pelo preço de um pau-velho, vejo que vou adquirir uma nave espacial e não um carro...kkk...mas todos falam que a manutenção é muito alta e o IPVA, quanto custa?Até o momento, não vi mais ninguém respondendo as perguntas àcima...
Unknown disse…
Estou vendendo o meu 10/11 preto
Carro espetacular custo beneficio. 11 962911904
Unknown disse…
Também estou querendo adquirir um.
O carro é fantástico, material muito bem acabado, tem um requinte diferenciado onde tas um veículo com um design conservador "que no meu ponto de vista é perfeito, e um nível tecnológico atual.
Pesquisei em três modelos : o Honda Accord, o Ford fusion e o Azera, mas o que mais me chamou atenção foi o Azera por ter um espaço interno maior e o motor por ser mais concentrado.
O veículo foi fabricado com o intuito de durar.
Na parte de baixo, todas as mangueiras são totalmente cobertas para que nada consiga danificar e sem falar no motor.
Encerrado, o veículo é uma verdadeira obra prima, não troco por certos meios de condução atuais, como posso dizer... é um automóvel surpreendente.
E olhe que ainda nem comprei.
Abraço a todos
Unknown disse…
Também estou querendo adquirir um.
O carro é fantástico, material muito bem acabado, tem um requinte diferenciado onde tas um veículo com um design conservador "que no meu ponto de vista é perfeito, e um nível tecnológico atual.
Pesquisei em três modelos : o Honda Accord, o Ford fusion e o Azera, mas o que mais me chamou atenção foi o Azera por ter um espaço interno maior e o motor por ser mais concentrado.
O veículo foi fabricado com o intuito de durar.
Na parte de baixo, todas as mangueiras são totalmente cobertas para que nada consiga danificar e sem falar no motor.
Encerrado, o veículo é uma verdadeira obra prima, não troco por certos meios de condução atuais, como posso dizer... é um automóvel surpreendente.
E olhe que ainda nem comprei.
Abraço a todos
Unknown disse…
Também estou querendo adquirir um.
O carro é fantástico, material muito bem acabado, tem um requinte diferenciado onde tas um veículo com um design conservador "que no meu ponto de vista é perfeito, e um nível tecnológico atual.
Pesquisei em três modelos : o Honda Accord, o Ford fusion e o Azera, mas o que mais me chamou atenção foi o Azera por ter um espaço interno maior e o motor por ser mais concentrado.
O veículo foi fabricado com o intuito de durar.
Na parte de baixo, todas as mangueiras são totalmente cobertas para que nada consiga danificar e sem falar no motor.
Encerrado, o veículo é uma verdadeira obra prima, não troco por certos meios de condução atuais, como posso dizer... é um automóvel surpreendente.
E olhe que ainda nem comprei.
Abraço a todos
Carioca disse…
Vou ver Azera exatamente hoje. 2011 53Km. É de uma amigo, ele está vendendo para comprar um Fusion. Valor: 40.000,00. Muito bem conservado! Estava pensando em um carro esportivo, mas diante dos comentários, pretendo fechar negócio. Nunca pensei em ter esse modelo de carro na minha vida exatamente por gostar de carro porte grande. O que acham? Me ajudem... Obrigado!
Carioca disse…
Vou ver Azera exatamente hoje. 2011 53Km. É de uma amigo, ele está vendendo para comprar um Fusion. Valor: 40.000,00. Muito bem conservado! Estava pensando em um carro esportivo, mas diante dos comentários, pretendo fechar negócio. Nunca pensei em ter esse modelo de carro na minha vida exatamente por gostar de carro porte grande. O que acham? Me ajudem... Obrigado!
ter um azera,(o meu é 2011) é um privilegio,silencioso, possante é uma nave ao custo de um popular, vale apena .
Rafael Tardelle disse…
Sonhando com o meu no início do próximo ano! Se Deus quiser.
Thiago disse…
Manutenção caríssima? Acredito que fora da rede Caoa hoje se consiga fazer manutenção em um Azera 2011 por um preço razoável, não?
Unknown disse…
Estou com objetivo de comprar um Azera 10/11 mais queria muito saber o valor do ipva sei que é um carro topissimo e que não da manutenção pois tecnologias que carro zero hora em conssecionaria não tem, mais se ocorrer seria caro a mecânica ? Se alguém puder me responda !!
sergio disse…
estou vendendo o meu 2010 37,000 mil prata 16 991041053
Unknown disse…
O hunday AZERA é um carro que a tornou uma oportunidade para o brasileiro que sempre foi enganado com esses caríssimos carros populares.. eu trabalhei com um por 4 anos e na estrada fazia Deus doze km e na cidade uns seus km por litro e manuntencao tranquila.. o carro não da problema. Se você comparar um corola com um hunday azera eu penso que por Toyota ter mais mercado o carro tem preço alto e o hunday por estar ganhando o mercado se tornou uma oportunidade poder adquirir um azera 2011 por 40 mil ou menos..
Meu pensamento é esse: investi o dinheiro e até agora falei cada centavo. Abs
Unknown disse…
Pra quem nunca comprou um carro bom de verdade o azera vai te surpreender.. o brasileiro esta acostumado com carros ruins e quando tem a oportunidade e adquirir um azera ou fusion 2010 ou 2011 aí vai descobrir o que é carro. Manutenção tranquila, gasto de combustível um pouco maior porém te traz status e seu trabalho melhora.. todos que te veem chegar num carrao desse irao desejar ser seu cliente. Eu trabalhava num ford focus e ganhava 3500 e depois que comprei o carro passei a ganhar 8000. Meus clientes ainda me bajulam.. rs é a lei da selva. O bom é usar o carro pra te ajudar a ganhar mais dinheiro é não somente pra passear porque nesse caso o carro pode pesar no bolso eu penso. Abs
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Estou seriamente querendo comprar um Azera 2010/2011 depois de ver tantos comentários positivos.
Sobre peças acredito que não deve ser muito diferente de um Civic, Corolla, Focus... o que é normal. Não dá para comparar as peças de um Azera com um Palio por exemplo.
Sobre desempenho está ótimo por ser um V6. Média de 7 na cidade (Igual do Astra 2.0) e 11 na estrada.
Anônimo disse…
Estou também pesquisando um Azera 2010/2011 e já achei em Concessionária (mais garantido caso necessite de alguma manutenção cara dentro de 3 meses) por valores a partir de R$ 35.000,00.
Pelo carro que é, está barato comparado com os "populares" de hoje em dia que custam acima desse valor e não têm um terço dos recusros do Azera.
E fala a verdade, carro de Patrão. Acabamento Impecável e conforto sem igual.
Mês que vem estou indo buscar o meu na Concessionária.
Anônimo disse…
Vc tem razão, azera é outro nível de carro, não se compara com civic, corolla, vê trabalho então, rsrs, tenho 2009, a manutenção é cara se comparada com veículos de categoria inferior.
Anônimo disse…
Espero que tenha feito bom negócio, pois o modelo 2011 em média custa 40k, mas o carro é sem igual. Não se compara aos modestos e básicos Honda, gm.
Unknown disse…
Comprei o meu e superou minhas expectativas. Comprem... não existe melhor custo benefício no mercado. O carro é perfeito. Não tem quem não olhe ao passar por ele. Confortável demais. Som infinity (sem palavras). Teto solar, cortina, enfim, isso sim é um carro. Não um veículo automotor meio de transporte. Extremamente feliz com a compra 😃
Anderson disse…
estou vendendo meu azera otimo carro 64000km seminovo 2011 meu cel 37999544811 40000mil negocio
AlexyBsb disse…
Amigos, saudações a todos.
Tenho um Corolla já a 4 anos e estou muito satisfeito. Estou querendo vendê-lo e estou pensando seriamente em pegar um Azera 2010 ou 2011. Já li muito sobre o carro e fiquei muito satisfeito com o que eu li de um modo geral. Gostaria que alguém me falasse sobre:
1 - A revenda deste carro, será de boa revenda?
2 - Outra coisa que já ouvi falar sobre o Azera: me disseram que, a pesar de não dar problema, é difícil encontrar peças dele quando precisamos, será isso verdade?
3 - A manutenção dele se compara a do Corolla?
Moro em Brasília. Obrigado, fiquem na Paz e aguardo comentários...
wilson disse…
Boa noite,sou de SP,comprei um 12/13 á uns 6 meses,estou muito satisfeito,valor 65,500,dei 23M de entrada e financiei 43Mil,ficou meio salgado,48x1430,00, mas era este carro que queria depois do New Civic Exs 2009,fiquei com ele 3 anos,não tenho o que falar melhor carro que tive,e ainda tem teto solar,motor 3.0,faz 7k/L na cidade e 11K/L,na estrada,pretendo colocar GNV no futuro,mas to apertado,IPVA 2018 veio 3.060,00 ou 3x1.020,00,mas o carro é espetacular,troquei somente óleo e filtro recomendados pela montadora,tudo no mercado livre 220,00,vale á pena pesquisar ante,ainda não tem seguro,pois estou pesquisando e só uso fim de semana.
Unknown disse…
Eu tenho azera ate hoje nao vi fala de pane elétrica carro com mecânica confiável
Entre dois carro qualquer deles são bem confiável
MEUS IMOVEIS disse…
gente estamos em 2019 pretendo comprar um mod 2011,com 55 mil km ,tenho 70 anos,gosto de silencio e conforto,voces me aconselham: antecipo o meus agradecimentos quem puder opinar!!!!
Unknown disse…
Tenho um Azera 2015, excelente carro.
Unknown disse…
Comprei um Azera 2008/09 e confesso que nunca vi ou dirigir nada igual em todos os meus 63 anos de idade ! Uma Nave Espacial em pleno asfalto e o conforto vale cada centavo investido. Fiz e estou fazendo pequenos acertos com a suspensão dianteira, trocando as buchas e as bandejas e não vi nenhum alarde nos valores dos itens. Encontra-se de tudo no Mercado Livre e a preço bom, além de Casas de Peças Especializadas em Importados. Comprem e comprem ! Saiam de vez das "Carroças Brasileiras" e dos engôdos e pseudos "Carros Brasileiros" ( Sempre existem exceções !). Muito feliz e satisfeito com o Azera e só saio deste para um mais novo até a eternidade !
Angelika disse…
Não posso agradecer ao Dr. EKPEN TEMPLE o suficiente por me ajudar a restaurar a alegria e a paz de espírito em meu casamento após muitos problemas que quase levam ao divórcio, graças a Deus que eu quis dizer o Dr. EKPEN TEMPLE no momento certo. Hoje posso lhe dizer que o Dr. EKPEN TEMPLE é a solução para esse problema em seu casamento e relacionamento. Entre em contato com ele em (ekpentemple@gmail.com)
Unknown disse…
Amigo eu também tô querendo comprar um é pelas muitas informações que tive é que eu vou tá fazendo uma boa compra e que é uma raridade pro carro quebrar é que a manutenção do Nei civic é duas vezes maior que do azeera. O que é caro do azeera é o seguro por causa dos vários Herbeg que ele tem. Essas foi as informações que eu obtive é não vejo a hora de comprar o meu
Unknown disse…
É um carro de luxo por um preço de carro popular
Unknown disse…
Pode comprar sem medo de ser feliz