quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Auto REALIDADE responde: nome da música do comercial do Citroën AirCross



Você já viu o comercial do Citroën C3 AirCross? Muitos devem ter se encantado não só com o estilo agressivo do monovolume, mas também com a música presente. E qual é o nome dela? É a pergunta que Gabriel Klein faz ao Auto REALIDADE.

A música foi feita a pedido da Citroën-Peugeot pela DYM Música. Porém, a produtora não divulgou o nome ou a duração da trilha sonora, deixando decepcionados os amantes do rock.

Um novo Lamborghini



A marca é Lamborghini. O nome é Sesto Elemento. O modelo pegou de surpresa até mesmo os jornalistas da área automotiva, pois o teaser deste modelo começou a circular a apenas três dias da aberura do Salão de Paris (onde o superesportivo será exibido).

Quando abrimos o capô, vemos o motor V10 5.2 de 570 cv. Soou familiar? Sim, é o mesmo motor do Gallardo SuperVeloce.

Só que lá vem a surpresa: o Sesto Elemento é mais leve (dois cavalos/quilo) e aerodinâmico, e o tempo de 0 a 100 km/h caiu de 3,5 para 2,5 segundos! E ainda esbanja fôlego para alcançar 350 km/h!

O Sesto Elemento não é o Jota. Este ficará no lugar do Murcièlago; já o modelo "surpresa" ocuparia uma faixa próxima à do atual Gallardo.

Hyundai Sonata vai para o recall nos EUA



O Hyundai Sonata, sedan médio-grande que está fazendo sucesso nos Estado Unidos, terá que voltar às concessionárias no país por conta de um recall.

A falha está na ligação entre o volante e o eixo do carro. Isso poderia ocasionar a perda de controle do veículo... Embora as colunas de apenas alguns modelos tenham ficado frouxas, cerca de 139 500 unidades do Sonata do modelo 2011 serão vistoriadas.



O problema poderia atingir os Sonata vendidos pela Hyundai no Brasil, porém a afirmação foi desmentida, já que os modelos importados para o País vêm da Coréia do Sul, sendo que o recall (ao menos por enquanto) afeta apenas modelos norte-americanos.

Mercedes CLS de nova geração, em seu primeiro acidente!



O Mercedes CLS, que se renovou totalmente e será apresentado durante o Salão de Paris (que começa neste dia 02), teve uma unidade que bateu durante testes próximos ao circuito de Nürburgring (Alemanha).

Diz-se que a falha de um componente mecânico pode ter sido responsável pelo acidente, ou mesmo a claridade forte...

O site InfoMotori conseguiu os detalhes do incidente.

Errar é humano, again... Mas pior que bater um novíssimo CLS é deparar com a cena abaixo...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Exagon Furtive e-GT: não é só mais um elétrico



A Exagon Engineering apresenta no Salão de Paris seu primeiro automóvel de produção, o Furtive e-GT, cupê elétrico 2+2 alimentado por dois motores elétricos (um para cada eixo).

A potência atingida parece pouca, 168 cavalos, mas considere que há ainda um motor a gasolina, que aumenta a autonomia de exxcelentes 400 km para mais de 800 km, e com consumo de brilhantes 40 km/l.

O tempo de 0 a 100 km/h é de mínimos 3,5 segundos, e as rédeas eletrônicas limitam o Furtive a 250 km/h.

Pena que o Furtive e-GT só esteja disponível para os clientes em 2012...

Porsche Cajun? Nome estranho vem de série


Projeção

Nada de Roxster, Rockton ou outros nomes que soariam familiares. Martin Winterkorn, CEO do Grupo VW, afirmou que a Porsche (maior acionista da VW) irá fabricar um SUV menor que o Cayenne e terá o nome Cajun.

O Audi Q5 deverá compartilhar sua plataforma com o Cajun, que deve ser lançado entre o fim de 2014 e o início de 2015.

Martin Winterkorn também deve estar planejando um novo esportivo de pequeno porte, menor que o Boxster e que poderia reviver o nome 914.

Peugeot 307 ganha série Millesim 200: fim de carreira



A Peugeot comemora 200 anos de existência (lógico que nos primórdios ela não fabricava automóveis...), e no Brasil, comemora o aniversário com uma edição especial do 307: a Millesim 200 (baseada na Presence Pack), limitada a 1500 unidades.

O Peugeot 307 já é algo requintado, e esta série inclui GPS integrado ao aparelho de som com conexão com iPod, leitor de MP3 e Bluetooth.

Só que o motor não é 2.0, e sim o 1.6 16V Flex com potência máxima de 113 cavalos.



O preço até que está razoável: R$ 54 500, R$ 1300 a menos que a versão que deu a base. O modelo já tem sucessor: é o 308, lançado na Europa em 2007 e que tem uma versão sedan, denominada 408 e que estará presente no Salão de São Paulo.

Palio Weekend explode e a culpa é do kit gás



Uma Fiat Palio Weekend explodiu num posto de combustíveis no quilômetro cinco da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Arsenal, em São Gonçalo (RJ).

A explosão feriu cinco pessoas. Infelizmente, uma delas, Maria Cid Gomes Brito, foi arremessada a quatro metros do acidente e está em estado grave.

De acordo com o Yahoo!, o motorista (Cristiano Reis Pimentel), abasteceu seu carro, movido a gás natural, e um dos cilindros de gás explodiu.

Todos os feridos foram socorridos por bombeiros do quartel de São Gonçalo e levados para o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói.

Por ironia do destino, outra Palio Weekend estacionada foi atingida por pedaços do outro carro que explodiu...

Mais um FAIL do sistema anti-colisão da Volvo...



Lembra do FAIL que a Volvo deu meses atrás na apresentação do sistema City Safety do sedan S60? A vítima da vez é a nova perua V50, que foi testada na Austrália e atropelou um boneco que simulava um pedestre.

De bate-pronto, a Volvo afirmou que havia um trailer interferindo na captação dos radares e câmeras que possibilitam o carro "enxergar" que está à frente.

Pois é, mesmo sem o trailer, o FAIL se repetiu duas vezes! A outra desculpa dada pela Volvo foi que o boneco não se movimentava como as pessoas.

Volvo FAIL again!!! Mas, lembre-se, errar é humano...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lamborghini Gallardo Blancpain Edition, bem exclusivo



A Lamborghini surpreendeu ao trazer, já para o Salão de Paris, o Jota (sucessor do Murcièlago), e igualmente ao mostrar a LP 570-4 Blancpain Edition, série especial do Gallardo baseada no Superleggera.



A pintura preta é ameaçadora, e os detalhes amarelos dão bom contraste, assim como o aerofólio traseiro e uma cobertura parecida com a do irmão maior Murcièlago.





O motor é o 5.2 V10 de 570 cavalos.

Pense como é fácil ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, e ainda chegar aos 320 km/h... Vamos aguardar pelo Salão de Paris!

Peugeot 207 e mais um recall...



Não bastasse os dois recalls que o Peugeot 207 recebeu desde seu lançamento no Brasil, em 2008, agora é anunciado mais um: os modelos de carroceria hatch fabricado entre 2009 e 2010 podem apresentar defeitos nos parafusos da fechadura do capô, que pode (adivinhe) se soltar em casos extremos...

O erro na aplicação do torque de aperto dos parafusos foi o responsável pela falha.

Chassis envolvidos

AG016976 a BG000002 - Números não-sequenciais

Maiores informações
0800 703 24 24
www.peugeot.com.br

Todos os detalhes da Chevrolet Montana 2011



"Chevrolet Nova Montana" não é modo de dizer. Com exceção do motor 1.4 Econo.Flex usado pela antecessora, nada há em comum com a picape derivada do Corsa, lançada em 2003. Aliás, a Nova Montana compartilha muito sim, só que com outro (polêmico) carro: o Agile, que veio ao mundo em 2009.

Para começar, esqueça aquela Montana meio desajeitada, com caçamba gigante e frente de carro compacto: a reformulação da picape trouxe ares bem robustos, que combinaram mais com o visual frontal inspirado no do Agile, porém com faróis de máscara negra e para-choque com vincos bem fortes.

A lateral, vista em fotos, parece torta, mas causa menos estranhamento ao vivo - assim como o próprio Agile. As cores, assim como na derivação hatch, são gritantes (que o diga este verde berrante).



A traseira segue a linha de estilo do irmão mais velho: lanternas que "escorrem" para as laterais, além de vincos na tampa da caçamba. A Nova Montana traz a placa de licenciamento na própria tampa...

Como dito no início, o motor permaneceu o 1.4 Econo.Flex usado pelo Agile, Prisma, Corsa e Meriva. Só que o Auto REALIDADE cometeu um FAIL domingo: a potência máxima da Nova Montana é a mesma do Agile, de 102 cavalos com etanol (e não 104 como o informado), e 97 cavalos com gasolina. Desculpas.

A Nova Chevrolet Montana LS vem de série com rodas aro 14'' com calotas, aquecedor, banco do motorista com regulagem de altura, protetores de caçamba e cárter e para-choques pintados.



O preço inicial é de R$ 31 990.

Já a versão Sport vem com ar-condicionado, freios ABS, air-bags frontais, rack de teto, maçanetas e frisos da cor do carro, faróis e lanternas escuros, rodas de alumínio aro 15'', sensor crepuscular, faróis de neblina, rádio CD e MP3 com suporte USB, iPod e Bluetooth, e piloto automático. O preço é de R$ 44 040.



Os leitores do Auto REALIDADE acham que a Nova Montana ficou bonita - mas nem tanto... ao todo, foram nove pessoas, ou 37% dos 24 votos, que tiveram esta opinião.

Quer expressar também sua opinião? Diga o que você achou da Nova Montana por meio de comentários ou vote na enquete, que encerra dia 30.

domingo, 26 de setembro de 2010

Ford F-250 SD Lariat no Salão de São Paulo



A Ford guardou uma surpresa para o Salão de São Paulo, no Anhembi, que inicia dia 27 de outubro: é a picape grande F-250 Super Duty Lariat, vendida nos Estados Unidos. Apesar de ser honômima da atual picape, não será desta vez que a nova F-250 será vendida em solo brasileiro.

O motor 6.7 V8 Turbodiesel tem 395 cavalos e transmissão automática de seis velocidades. Por dentro, está disponível o sistema Sync com comando de voz, Bluetooth e GPS integrado. Ela pode carregar reboques de até 3.700 kg (!).

Volkswagen T5 com um banho de loja



A Volkswagen irá exibir em Hannover, na Alemanha, a van T5 Edition 25, edição que comemora 25 anos de produção da Multivan.

O visual é "bombado", os vidros e faróis escurecidos e há detalhes pintados de preto, como o teto e as rodas de cinco raios.

O motor mais potente é um 2.0 a gasolina, de 115 cv.

Nova Montana: o lançamento é hoje



O editor do novo blog do UOL Carros, Eugênio Augusto Brito, conseguiu registrar imagens da Nova Montana pouco antes do lançamento oficial, marcado para hoje em Porto de Galinhas (Pernambuco).

Assim como nas fotos que saíram no CarrosBlog, destacam-se na nova Montana (apelidada de MonStRana por alguns...) a frente bastante volumosa do Agile, as laterais bem vincadas e a traseira bastante definida.



As lanternas, repare, se assemelham às do Agile hatch, de formato retangular com a parte de cima avançando na lateral.

O único motor a ser utilizado (ao menos por enquanto) é o 1.4 Econo.Flex com potência máxima de 104 cavalos.

sábado, 25 de setembro de 2010

Kia POP por inteiro



Já havíamos falado no Kia POP anteriormente, mas antes havia apenas uma foto de perfil. Agora a montadora sul-coreana mostra mais imagens do simpático compacto.

O POP é elétrico (ou seja, zero de emissão de poluentes) e aproveita muito bem o pouco espaço que ocupa. O modelo está presente no Salão de Paris.



As equipes de Peter Schreyer (chefe de design da Kia) e Gregory Guillaume (chefe do Centro de Estilo da Kia na Europa) foram encarregadas de projetar o POP.

Fiat Siena Sporting é lançado para a linha 2011



O Fiat Siena tem novidades para este ano: a versão Sporting agora passa a estar disponível na gama de versões do sedan compacto, com o motor 1.6 16V E.torQ. Como o nome indica, é uma versão com apelo esportivo, com opção de transmissão mecânica ou automatizada (Dualogic). Não faz sentido...

Assim como na versão esportiva do Fiat Idea, o Siena ganhou faróis com máscara escura, rodas de aro 15", adesivos identificando a versão, spoilers laterais. No caso do sedan do Palio, houve mudanças no câmbio (relação do diferencial mais curto), no motor e na suspensão (amortecedores e molas mais rígidos).



Por dentro, o Sporting tem volante com revestimento em couro, tecidos exclusivos, e painel de instrumentos e tapetes com a caracterização do modelo, que custa R$ 46 610, sem opcionais.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ferrari SA Aperta brilhará em Paris



A Ferrari 599 GTB Fiorano ganha uma derivação quatro anos após o lançamento, mas que por sinal ficou jovem novamente. Em se tratando de Ferrari, a única carroceria que vem à cabeça, além de cupê e targa, é mesmo conversível. A designação SA vem das iniciais de Sergio e Andrea Pininfarina. O sobrenome lhe pareceu familiar? Sim, eles foram os fundadores do estúdio Pininfarina, que completa 80 anos em 2010.



O "sobrenome" Aperta já foi utilizado num protótipo único feito exclusivamente para um milionário norte-americano. Ele não será mais o único a ter (de grosso modo) uma Ferrari 599 sem teto, mas este modelo de série também é uma edição especial, limitada a apenas 80 unidades.

O motor V12 vem com 670 cavalos de potência, e as vendas deverão iniciar após a exibição no Salão de Paris, por cerca de £ 400 000.

Este Renault Twingo é só para mulheres



Lembra-se do Renault Clio "O Boticário"? A matriz europeia apresenta uma versão para o compacto Twingo igualmente voltada às mulheres: a Miss Sixty, grife oriunda da Itália.

Além da pintura rosa, o pequeno modelo tem porta maquiagem (!), além de velocímetro, contador de giros e costura do volante... todos em rosa.



Adivinhe quando será mostrado oficialmente? No Salão de Paris, que estará aberto ente 2 e 17 de outubro.

Semana Nacional de Trânsito e as dicas do Auto REALIDADE



A Semana Nacional do Trânsito se iniciou neste domingo, e, com a discussão da segurança dentro do automóvel (aliás, o foco principal da campanha), vamos dar algumas dicas para agir de forma segura.

Segure o volante na posição "quinze para as três".



É a forma mais correta de manter o controle do veículo, pois qualquer outra posição das mãos irá resultar em problemas nas manobras de emergência.

Evite ficar com a mão na manopla do câmbio ou o braço para fora da janela.



Além de prejudicar a dirigibilidade, é considerada infração o uso de apenas uma mão ao volante.

Uma pessoa, um cinto.



Todos os seres vivos que estiverem dentro do automóvel - inclusive cachorros, gatos... - devem estar devidamente afivelados ao cinto de segurança.

Dê a seta mesmo que não hajam veículos por perto.


Dê Seta pra entrar!!! por raul1982 no Videolog.tv.



Afinal, poderá estar passando um pedestre, e ligar as luzes de direção irão evitar um acidente.

Nada de coisas soltas no porta-malas.



Elas, mesmo que pareçam leves, poderão ser lançadas em grande velocidade e atingir os passageiros de trás. Use o bagagito (peça plástica que encobre o porta-malas) ou tente o transporte no rack de teto.

Em breve, mais dicas...

Mercedes ou BMW? Decida nos games





Lembram do comparativo entre os games da Ford e da Volkswagen? Além de entreter o público jovem, é uma forma de atrair futuros clientes. De alguns anos para cá, várias montadoras vem investindo nesta área, inclusive nos jogos online. Para quem tem paciência (e Internet razoável), as montadoras de alto luxo Mercedes e BMW lançaram games que são o cartão de visitas de seus modelos.



Ambos surgiram em 2008. Na época, os novos carros eram o M3 (que continua atual) e o CLC (que recentemente deixou de ser produzido em Juiz de Fora - MG).

Os carros deram os nomes aos jogos: BMW M3 Challenge e Mercedes CLC Dream Test Drive.
A interface dos dois é muito bonita, especialmente os teasers de apresentação. Os efeitos sonoros são mais “de fundo” do que músicas de fato. E os detalhes dos modelos nos menus são muito bem-feitos.





Como só há um carro em cada jogo, os produtores se esforçaram para diferenciá-los um do outro, e há várias opções de cores catalogadas pelas montadoras e alguns tipos de rodas (2 no BMW, 3 no CLC).

O palco do desafio do BMW M3 é a pista de Nürburgring. Quer dizer, apenas a parte do circuito destinada às corridas de Fórmula 1 (abaixo).



No game do CLC, há quatro pistas diferentes. Na época de lançamento, o melhor corredor conseguiria uma volta de Mercedes CLC – de verdade...

No game da BMW, um recurso bastante interessante é a possibilidade de escolha da hora da corrida. Dependendo do horário, da duração da corrida e da aceleração de tempo, você pode ver o sol nascer ou se pôr.



A Mercedes colocou umidade, nas pistas de dia.



Na hora de jogar, ambos decepcionam bastante, pois você não tem facilidade nos controles do carro como em jogos árcades. Se você é daqueles que nem freia, definitivamente esqueça estes dois games.



O BMW ainda escapa por ter uma excelente câmera on-board, com detalhados movimentos dos braços e pernas mexendo no câmbio, volante e pedais.



Coitado do CLC... além de não ter a câmera do lado de dentro, não tem motorista (isso mesmo: ao jogar é possível ver que o volante se movimenta só) e ainda sofre da péssima física: se você quinar numa parede, é jogado bruscamente para o lado. Se bater de frente, é lançado para trás.



E nenhum dos dois tem um simples sistema de danos ao veículo, disponíveis até em jogos bem fraquinhos e que faz cinco anos que está presente até na série Need For Speed (desde o Most Wanted), que relutou em adotar este recurso. Mas isso se entende pelo fato destas marcas não quererem ver seus veículos danificados.



O BMW M3 também dá mais atenção ao realismo, como a possibilidade de ativação ou desativação do ABS e controle de tração, nível do combustível, entre outros detalhes.



Detalhes que, em se tratando de softwares de tamanhos parecidos (367 MB do BMW e 349 MB do CLC, devidamente instalados e configurados), fazem toda a diferença na escolha do BMW M3 Challenge.

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