Pontiac: a marca dá o adeus



A despedia de uma das marcas de automóveis mais queridas dos Estados Unidos de seu, em definitivo, hoje. Desde 2009 o Auto REALIDADE noticiava a notícia de que a Pontiac sairia de cena em breve, devido às baixas vendas e à crise que a GM enfrentava na época.

A montadora passou por vários altos e baixos. Pertencente ao Grupo GM, foi uma marca criada para vender modelos Chevrolet mais "apimentados" - é uma prática muito comum nos EUA vender carros quase iguais, mas com um foco maior na esportividade ou no conforto. A própria GM tinha em sua linha Oldsmoblie (saiu de cena em 2004), Buick, Cadillac, Saturn... Uma ou outra marca tinha um carro exclusivo, mas todas fabricavam modelos parecidos com os Chevrolet.



A Pontiac alçou fama com o Tempest e o GTO (acima). Tempos depois, foi o Grand Prix e o Trans AM que ficaram famosos - e todos estes modelos foram bem vendidos na época de seus lançamentos.


Pontiac Firebird

Claro que alguns carros ficaram manchados para sempre na indústria automobilistica - o Aztek, de 2001, foi o pior exemplo e considerado o carro "mais feio do mundo".



Após alguns anos, a marca estava relativamente bem, com os novos e belos GTO e Solstice, respectivamente, abaixo - este teve filas de espera, com ágio que valia 50% do valor do carro!





Mas ninguém contava com a crise financeira mundial. Uma ação para tentar obter vendas foi o G3, um modelo basicamente igual ao Chevrolet Aveo, com acabamento "esportivo" Pontiac. Não funcionou.



A Europa é a primeira a perder a Pontiac, desde o dia 31 de outubro.


O derradeiro modelo, o Pontiac Solstice Coupe

Comentários