Opinião: Nascar Racing 03





Quem gosta de automobilismo deve conhecer a Stock Car. Nos Estados Unidos, há uma modalidade semelhante, denominada Nascar, onde há duas diferenças principais: as corridas são feitas em ovais e o esporte é muito, mas muito popular entre os norte-americanos.




E não poderia faltar um jogo que representasse esse “way of life” dos EUA. O Nascar Racing lembra bastante o Daytona USA, jogo que ganhou repercussão mundial e era tão cobiçado na metade da década de 1990 quanto os mais novos Need For Speed são desejados atualmente.


A versão que mais equilibra diversão e benefício é a 03. Ela já traz a maioria das inovações sofridas pela categoria e não é tão “pesada” como as novas temporadas do Nascar Racing.



Pode parecer entediante ter que dar diversas voltas num mesmo circuito, mas o Nascar Racing quebra um pouco este pensamento por oferecer mudanças de clima, diferentes tipos de topografias e solos, sem falar na ambientação.






A apresentação visual do jogo é razoável, lembra a vista dos monitores que as pessoas que estão nos boxes vêem.





Os controles do Nascar Racing são a grande pedra no sapato do jogo: não é possível programas as setas como direcionadoras. Você terá de apelar para W-A-...-D (o S é tecla reservada).






O controle do carro até que é fácil de ter, mas lembre-se que você estará no comando de um automóvel relativamente grande e pesado e com muito potência. Atenção na hora de arrancar, faça isso com suavidade, e cuidado também nas curvas, já que pode ser que a direção pesada atrapalhe seus planos.






As corridas de Nascar tem tipicamente 200 ou 400 voltas, e os americanos se dispõem – e se entretêm – durante o tempo de corrida. É possível programar quantas voltas serão dadas e quantos pit-stops devem ser feitos – mas garanto que, selecionando apenas 5% de um corrida normal (somando nove voltas), já começa a ficar desagradável.

Dois fatores agradam bastante no Nascar Racing 03. O primeiro é a fidelidade não só de câmeras, mas principalmente de danos ao veículo.



Um toque (acima) pode amassar um pouco o capô e a velocidade final do seu carro diminuirá. Um batida lateral poderá fazer o motor começar a produzir fumaça, o que deixará o para-brisa sujo.



E acidentes em velocidades altas irão fazer o motor quebrar, forçando o fim da corrida, já que danos fortes como este não poderão ser reparados no pit-stop.



Não parece, mas é um Fiat 500 que bateu de frente num Peugeot Hoggar

Se você não gostar de tanta realidade, poderá desabilitar os danos ao veículo.



Outra coisa que chama a atenção é a possibilidade de customizar o “skin” (pintura) do veículo. Como os carros são “bolhas”, é possível alterar o estilo (não a forma) da frente e/ou da traseira.




É relativamente fácil fazer estas mudanças: exporte a textura do seu bólido no formato .TGA e depois abra com o Adobe PhotoShop (ou mesmo o Paint), e depois insira as imagens do modelo desejado (frente, lateral e traseira), e tente montar (com simetria...) o conjunto. Lembre-se que a forma não muda, apenas os detalhes da “bolha”.






Enfim, Nascar Racing 03 poderá enjoar quem está acostumado aos Need For Speed da vida, mas é uma opção diferente. A versão DEMO (demonstration) vai te deixar mareado, pois só tem duas opções de pista, mas é a opção para testar e conferir se comprar a versão completa vale a pena.

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