Opinião: City Racing


Oi pessoal. O Auto REALIDADE dará uma pausa na emissão de opiniões dos jogos que integram a série Need For Speed, mas em breve voltará com muitas novidades! Hoje o jogo avaliado é o City Racing. Se lhe disserem que um game com apenas 23,70 MB de tamanho pode divertir tanto (ou até mais) do que diversos jogos de carro, não duvide, pode ser que seja verdade.


Desenvolvido pela GameTop, especialista em jogos leves e gratuitos, City Racing mostra um ambiente algo parecido com o do Need For Speed Most Wanted (tudo é ensolarado e se passa dentro de uma zona urbana) ou mesmo do Grand Theft Auto, pois há policiais por toda a parte e até mesmo pessoas passeando pelas ruas (digo, calçadas) da cidade.


City Racing é um jogo simples, que dificilmente não rodaria no seu PC (por exemplo, requer apenas 512 MB de memória RAM), e justamente por isso falha em detalhes bobos, que poderiam dar um toque especial ao jogo, como os menus, que são obscuros e com falta de mais opções; o cursor/seta, que é tosco; o velocímetro, bastante manjado; e as músicas, que nem de longe lembram às de games que, às vezes, contratam cantores famosos especialmente para compor músicas.



E há os inconvenientes de não haver um modo Quick Race, para prática, e toda vez que você fecha o City Racing, sempre abre-se automaticamente o site da GameTop.

Mas a realidade foi, ao menos, levada à sério. Exemplo: se você atropelar alguém, seu índice de criminalidade aumenta; numa batida, seu carro tem leves danos na dirigibilidade ao bater e você terá que pagar por isto, tal qual o NFS ProStreet.


Não preciso dizer que se seu carro cair num rio, já era.


As corridas são realizadas próximos a outdoors. Assim como no Need For Speed, existem pessoas para ver a largada, mas os carros são de diversas categorias: existem os mais simples, sedans de luxo, esportivos e, pasme, utilitários.


O jogo inicia quando você dirige seu carro (que, apesar de se parecer com o Ford Focus, tem o nome de Clio NSX) bastante amassado, e você conversa com o mecânico, que o dará importantes dicas do jogo, inclusive de comandos e de ícones no mapa.







(Tudo em inglês, ora...)


Após consertar seu carro (ou não), você estará preparado para as corridas! Existem dois tipos: um modo onde você deve fazer o menor tempo (Time Race) e um modo de competição com outros veículos (Street Mode).



Ao longo da cidade haverão oficinas para consertar e customizar seu carro (aos ''xuneiros'', adianto que só é possível mudar a cor...) e também concessionárias para comprar outro carro.

Nas corridas, você só poderá participar se seu carro estiver com menos danos que o requerido, e ao chegar em segundo ou terceiro lugares, não se preocupe, ainda assim haverá uma premiação a você.



Só que, dependendo de como você danificou o carro e a quantos pedestres você atropelou, talvez você mais perca dinheiro do que ganhe.




Quando você atropela alguém, seu nível de criminalidade sobe (a menos que você visite uma oficina), e vai subindo progressivamente, sendo você perseguido por cada vez mais viaturas.





Ao ser barrado, sua barra de prisão irá aumentar até a detenção.


Em resumo, para quem não pode pagar por um novo Need For Speed ou um Grand Theft Auto, não tem paciência ou tempo (ou internet rápida...) para baixar um jogo pesado, City Racing é uma ótima opção para se divertir por algumas horas. Evidentemente que o game tem limitações decorrentes justamente de sua portabilidade. Mas agrada ao replicar a realidade que fez fama, e totalmente de graça.
BÔNUS: Qual é o nome do jogo?

Comentários