História dos Automóveis: Renault Scénic



A importância da Scénic para o segmento dos monovolumes é muito maior do que se pode supor. Na Europa, o modelo marcou um divisor de águas entre as antiquadas vans, quadradonas e restritas, se aproximando mais de um carro de passeio, no caso o então recente Mégane, quando foi lançada, em setembro de 1996.



O nome já foi utilizado num concept-car, apresentado em 1991 e que, de semelhante, só havia o nome e o conceito de “ser minivan”.





Caso a Scénic não tivesse sido lançado no País, as suas atuais concorrentes talvez demorariam mais a chegar, ou nem mesmo aportariam no Brasil. Isto porque foi o modelo pioneiro no segmento de minivans médias, chegando como modelo nacional em novembro de 1998, com fábrica em São José dos Pinhais (Paraná). E alcançou sucesso inesperado, além de abrir caminho para Citroën Xsara Picasso, de 1998, e Opel Zafira, lançado em 1999.


O nome oficial era Renault Mégane Scénic

O custo de manutenção era elevado, mas o Mégane Scénic (pode reparar: o nome “Mégane” estava na traseira e “Scénic”, nas laterais, veja acima) vinha com ótimo espaço interno, interior moderno, design agradável e soluções como o porta-trecos no piso e as mesinhas, tipo avião, embutidas nos bancos dianteiros.




Haviam os motores 2.0 8V, desde o lançamento, e 1.6 16V, na versão RT. Este último motor chegou ao Brasil enquanto sua correspondente européia era re-estilizada. Ou seja, durou pouco o tempo em que a geração brasileira e a européia estavam em sintonia: do fim de 1998 até o mês de julho de 1999.



A nova Scénic vinha com painel mais arejado, faróis “arregalados”, grade estilo colméia, faróis e lanternas de lentes lisas, entre outros toques de modernidade. Diz-se que o projeto da Scénic 2000 começou, pasme, no fim de 1996.



Outro destaque foi a separação da minivan da linha Mégane: ela não trazia mais o nome do “irmão” na lataria.



A Scénic 2000 ganhava ainda mais versatilidade: porta-copos refrigerado, vidro traseiro basculante, porta-mapas, compartimentos...



O interior ficou mais agradável, mas a posição de dirigir, muito horizontal, continuava a mesma



O modelo ganhou uma curiosa versão em 2000: a RX4 (acima), que tinha molduras emborrachadas nas laterais, plásticos pretos nos para-choques e nos para-lamas e um estepe na traseira, digno de Adventure da Fiat.



Em 2001, a Scénic, mesmo tendo sido renovada, já era considerada veterana no Brasil. Afinal, as mudanças eram poucas e chegaram tarde. Como ainda não havia o corte de custo que as montadoras fazem nos carros europeus adaptados para o Brasil, um dos itens que a versão brasileira perdeu foi o vidro basculante (além do sistema de navegação, que não era disponível para carro nenhum mesmo, na época...)



O motor passou a ser 2.0 16V, de 140 cavalos, que equipava Clio RS, Espace e Laguna. O problema é que a segunda geração não demoraria muito para vir. Ainda em 2001, a Scénic ganhou câmbio automático como opcional na versão RXE, na época a top-de-linha.
Em 2003, no Salão de Genebra, eis que aparece a Scénic totalmente renovada.





Acreditava-se que o modelo desembarcaria no fim de 2004 (ainda estávamos em sintonia com a Europa...), talvez acompanhado do Projeto J77, que se tornou o Renault Modus e nem de longe viu o Brasil (foto abaixo).



Para não passar “em brancas nuvens”, pequenas mudanças nas relações de marcha foram promovidas no modelo Automatique. No fim de 2003, ganhou a versão top Privilège Plus, com detalhes exclusivos. Falando em versão, houve mudanças de nomenclatura: Authentique para a versão básica e Expression para a intermediária. Ainda em 2003, a Renault lançava a versão Alizé, que parecia-se com a básica, mas vinha com ar-condicionado e máscara negra nos faróis.

A versão 1.6 ganhou a tecnologia Hi-Flex, uma vez que o motor era o mesmo adotado no Renault Clio. A potência subia de 110 cavalos, com gasolina, para 115 abastecido com etanol.



Em 2006 chegou a versão Sportway (acima), tentativa de dar um ar off-road à minivan, mas que nem de longe é semelhante, em termos técnicos, do RX4, que tinha suspensão mais elevada, tração nas quatro rodas, e que já havia sido descontinuado na Europa, por se tratar de um projeto ultrapassado, inclusive com quebra-mato, acessório que o Auto REALIDADE desestimularia colocar em seu carro, por trazer malefícios grandes em caso de acidente, ainda mais se o carro tiver air-bag (caso da Scénic RX4), que pode não abrir corretamente caso o quebra-mato não for projetado na fábrica.

De fato, a Scénic Sportway trazia um visual menos tedioso, para quem não conhecia a versão européia, anos-luz à frente. Novas rodas, para-choques, rack e adesivos davam um visual “campestre”.



Mais séries especiais foram lançadas: a Kids e a DVD (abaixo) tinham em comum o recurso de DVD-player, instalado no teto, de modo que apenas os ocupantes do banco de trás possam ver a tela. Como na época assistir televisão ou ver um filme dentro do carro era meio que raridade, os modelos tiveram razoável aceitação.



Em pouco tempo, as versões 1.6, mais competitivas, ficaram sendo responsável por boa parte das vendas. O motor 2.0 disse adeus em 2008.

Para acabar de vez com o atraso, a Renault importou o Mégane Coupé-Cabriolet e a Scénic II de sete lugares, vindos diretamente da França.



O modelo era bonito e, com painel digital, tinha um ar maior de sofisticação.



Mas a geração II não era tão nova assim na Europa, e ganhou uma substituta no fim de 2009.


Não teve outra chance para a Scénic II: o modelo deixou de ser importado assim que as unidades dos últimos lotes se esgotaram, em 2009. Para quem comprou o modelo e o viu sendo descontinuado menos de dois anos depois, é uma injustiça.



A Scénic III só viria pelo preço da atual Scénic se viesse com pouquíssimos equipamentos de série, motor fraco e grandes cortes de custo. Como fazer isto requer tempo, a Scénic III poderá ser fabricada no Brasil com um padrão europeu um pouco piorado (e com o preço já elevado) ou a Renault poderá trazer o modelo, vindo da França.



Mas aí a minivan competiria em preço com Grand C4 Picasso, e não com as velhinhas Zafira e Xsara Picasso. De qualquer modo, com o mercado de minivans médias em baixa, espera-se o lançamento da nova geração apenas em 2011 ou 2012, isto se a Renault quiser tentar voltar a ser a grande líder, tanto em vendas como em nível de satisfação, e passar uma borracha na fase triste da Scénic, que nos últimos anos não recebe atenção de ninguém, principalmente da montadora.



Enquanto não há uma decisão correta, a Nissan, com a minivan Livina/Grand Livina (abaixo), ocupa o lugar espiritual da velha francesa, que passou por altos e baixos, sempre tentando agradar às famílias (lembre-se que Renault e Nissan fazem parte de um mesmo conglomerado).



Eu gostaria de dizer o contrário, mas o fim de linha da Scénic, que clamava por atualizações, não deixará saudades.

Comentários

guilherme hott disse…
Gostaria de saber o que tem contra scenic ou o que te desagrada,se ja teve alguma e em que se baseia para formar opiniao.
Liara lima disse…
Estou em dúvida em qual comprar 2.0 ou 1.6...qual é o melhor em termo de economia e peças de reposição??
por favor me envie um comentário....
Liara lima disse…
Estou em dúvida em qual comprar 2.0 ou 1.6...qual é o melhor em termo de economia e peças de reposição??
por favor me envie um comentário....
Unknown disse…
A 1.6 faz mais força gasta mais e tem mais desgantes das peças a versao 2.0 é mais economica e nao tem desgaste rapido das peças! A 2.0 chega a 17.9 km/L e a 1.6 11.3 km/L
Unknown disse…
Eu ja comprei a 2.0 pra mim e é maravilhosa!
gustavocarmo disse…
Acho muita coincidência que a desatualização dos nossos carros começou justamente no segundo ano do governo Lula. O Citroën C3 foi lançado em 2003 mas já estava programado. E o Fit é porque a Honda sempre respeitou o mercado brasileiro (e espero que continue assim). Desde então, só carroças.

Ainda lembro de uma entrevista do Fernando Collor na Carro, em 2001 ou 2002, na qual ele dizia que a indústria brasileira deixou de produzir carroças para fabricar charretes. Quinze anos depois, as carroças voltaram.
NightWolf09 disse…
4 colegas meus tem scenic a mais de 3 anos, elogios tantos q adquiri uma tbm faz uma semana, ainda estou em luta de mel com ela. Satisfeito é pouco!
NightWolf09 disse…
4 colegas meus tem scenic a mais de 3 anos, elogios tantos q adquiri uma tbm faz uma semana, ainda estou em luta de mel com ela. Satisfeito é pouco!
Anônimo disse…
Tenho uma pretona 2008 Expression 1.6 Hi-flex, o carro pra mim é ótimo, muito satisfeito com ela.
Anônimo disse…
Tive uma RXE 1.6 16V ano 2002 Bege; peguei com 40.000KM, e passei com 125.000KM, tenho saudades dela, o problema foi que esta velhinha. Troquei por Xsara Picasso 2011 GLX 1.6, em termos de acessorios a Scenic dava 10x0, imagino que quem não teve uma não tem potencial para falar, saudades de "meu Jaburu" como chamava ela, otimo carro. Fale.
Anônimo disse…
Já tive uma Scenic 1.6 16v 2001. Olha, tenho saudades dela: andava bem e era, ao mesmo tempo, econômica. Espantava a sua estabilidade, apesar de ser um carro alto. Não me lembro de ela ter jogado a traseira alguma vez. Mas o que mais me encantava era o espaço interno. Um porta-malas bastante generoso com a possibilidade de aumentar o seu espaço, porque os bancos traseiros podem ser rebatidos. Ainda assim, não falta espaço para os passageiros. Além disso, todas elas são completas: ar-condicionado, travas elétricas, direção hidráulica, airbag, a minha tinha banco de couro. A posição de dirigir era excelente. Não me cansava em viagens. Mas todo esse conforto tinha o seu preço, se me permitem o jogo de palavras. A manutenção da Scenic não é barata. Tanto peças como mão de obra são salgadas. Gastei uma grana considerável com ela. E outra coisa: sua desvalorização é desproporcional, se comparada com modelos similares. Hoje já não compraria por esse aspecto. Conclusão: no geral, um carro que fez história e teve o seu valor enquanto durou.
Unknown disse…
Embora tenga lido nas minhas pesquisas muitas opiniões negativas, me apaixonei pelo carro e resolvi arriscar pois era o q eu queria no preço q eu podia pagar em um usado, estou muito feliz e nenhum pouco arrependida, a scenic tem tudo q eu preciso é um carro completo tem instabilidade, fácil de dirigir eos gastos com manutenção achei normal para quem compra um usado talvez um pouo mais elevado q um popular mas nada de mais alias pelo q me falavam estava preparada para um valor brm mais alto.
Anônimo disse…
Ola pessoal...tive carros bons como sentra 2011 e captiva 2011...cheguei a pagar por esses carros 2.000 de ipva e 3000 de seguro na captiva kkkkkkkkkkkkkk fora o consulmo...ai veio o destino e fez eu chegar em um carro 1.0 1997 sem nada...mas a familia nós comformados e sempre felizes...um ano depois eu tinha 16.000 pra comprar um carro e Deus me mostrou a scenic...como sou chato e sou um cara que procuro de verdade...achei uma 2006 previllegio 1.6 flex com 120km original e nunca foi batida selada em tudo...esse carro tem de tudo...banco em coro,regulagem de farol,retrovizor eletrico,som com troca no volante,direção hidraulica,ar cond,arbag,vidro eletrico e trava nas 4 portas,abs nas 4 rodas,rodas de liga aro 15 da scenic sportwag,porta treco ate no painel do carro,conforto total,regulagem de farol tres pontas e e.t.c...ai veio o i.p.v.a 550 reais kkkkkkk amei, carro não e visado e só tenho alarme de presensa e estou suave...moro em são matheus em são paulo e rodo pro dia 30 km esse carro no alcoo faz 7.2 por litro e na gasolina faz 9.5...esse carro e manual...fui pro rio em tres pessoal e rodei 2500 so na gasolina e esse carro fez 12.2 na estrada com o ar ligado...sem pessar mesmo o carro e maravilhoso em tudo...falo que ele tem mais conforto que a captiva e e verdade...pretendo só ter carro barato e que me de conforte e estou de olho na granscenic uma nave..............pessoal quer ter carrão tem que por a mao no bolso e nao conpença...tenha uma nave sem muito gasto...qual carro que não quebra né...valeu
Unknown disse…
Concordo a 2.0 é melhor ,pois não se esforça tanto.
Unknown disse…
Concordo, uma nave que cabe no bolso!
Unknown disse…
Tenho uma 2006 1.6 automatic e em media faz uns 9 km/L , mas todo o conforto compensa.....
Ovelhika disse…
Gostaria de saber onde acho para comprar os adesivos com a palavra "Kid's" da Scenic Kid's. Em qual loja vcs podem me indicar. Moro no ES e tenho uma Scenic kid's 2008. Carro maravilhoso.
Fauze disse…
Bom dia
Minha scenic está piscando a luz do óleo e do stop alguém pode me dizer o que pode ser