História dos Automóveis: Chevrolet Astra



Se você tem um Astra, gostaria de saber tudo sobre o modelo, certo? Então você vai adorar a história que o Auto REALIDADE preparou sobre o médio que hoje está na sexta geração (você sabia disto?)

O Astra foi lançado inicialmente com a marca Vauxhall (da Inglaterra) em 1980, como uma versão do Kadett D europeu.



Repare bem na frente. Lembra qual carro produzido por aqui? Isto mesmo, o Monza!



O Vauxhall Astra tinha versões três portas, cinco portas e perua (a Estate, que também podia ter 3 ou 5 portas). Os motores eram: 1.2, 1.3, 1.6 e 1.8, este reservado à versão esportiva GTE.



Em 1984 era lançado o Vauxhall Astra II. Veja seu estilo: este carro era o... Kadett brasileiro (e europeu)!



Os motores (europeus) eram os mesmos da geração I, mas o estilo era completamente novo e aerodinâmico. O Astra II ganhava uma versão conversível, produzida pela Bertone.

Sendo um carro mais "global", o Astra originaria o Daewoo Cielo, o Racer, o Nexia e o LeMans, além do Asüna SE e GT (Canadá), Passport Optima (Canadá) e o Pontiac LeMans (Canadá, Nova Zelândia e EUA).



O Astra II até que teve uma vida longa - seu sucessor surgiu em 1991, com um design mais arredondado, que contrastava com as linhas quadradas do antecessor.



O Astra III mantinha as versões que tinha até então (incluindo a conversível, abaixo), sendo que a perua recebia a denominação Caravan.





O Astra III e o Astra II conviveram juntos em diversas partes do mundo - inclusive no Brasil, onde foi lançado em 1989 com o nome Kadett, nas versões 3 portas, conversível (exclusivamente na versão GSi) e perua (Ipanema).



No Brasil, o Astra III seria o primeiro a ser conhecido por este nome (e também pela Opel).



Ele foi lançado no fim de 1994, nas versões hatch 5 portas e perua (a de baixo não está totalmente original...).



O modelo tinha várias qualidades, mas não suportou à concorrência do Fiat Tipo e do VW Golf alemão, mais tradicionais, e acabou saindo de linha pouco antes do Kadett, que sobreviveu até 1998 com versões básicas.

Mas o lançamento do Astra IV deixava o Brasil alinhado com a Europa, pois ele desembarcou praticamente ao mesmo tempo nos dois locais, sendo que por aqui ele chegou em 1998.



Na Europa, o Astra contava desde o começo com a versão hatch 5 portas (que não chegou imediatamente ao Brasil), além da perua, que nunca chegou por aqui, e ganhava a nova versão conversível.



No Brasil chegavam as versões 3 portas e sedan (abaixo).



O Astra tinha (e ainda tem) uma versão mais familiar que a perua e que fez bastante sucesso: era a Zafira, lançada em 1999 no Velho Continente e apresentada no Brasil em 2001.



No mesmo ano, eram apresentados na Europa o Astra Coupé...



... e um carro-conceito baseado nesta carroceria bastante interessante: o Astra Xtreme, inspirado nos modelos que corriam na DTM.



O Astra fez sucesso entre o período 1999-2001, o que fez a GM preparar mudanças nas versões do modelo hatch, que ganhava a Sunny e a Sport, esta mais esportiva. (Curiosamente, o Agile também ganhou recentemente versões com as mesmas denominações)



No mesmo ano, para a linha 2003, a Chevrolet preparou uma leve re-estilização, que deixava a frente mais limpa e a placa no para-choque (em vez de ser no porta-malas, como era antes), o lançamento da versão hatch 5 portas, mais prática, e da versão GSi, que tinha motor 2.0 de 136 cavalos.



As mudanças levantavam as vendas do Astra, apesar de o Salão de Frankfurt de 2003 apresentar a versão totalmente nova do Astra, que ganhava novos recursos e visual mais limpo.





O Astra V inovou ao dar à versão três-portas um apelo mais esportivo, com o caimento de teto digno de um cupê, além da sigla GTC.



O Astra ganhou também a nova perua (abaixo) e o novo 5 portas, enquanto o conversível não dava retornos financeiros, mas ainda assim era renovado e ganhava o "sobrenome" Twin Top (mais abaixo).





Em 2004, o Astra ganhou por aqui o motor 2.0 Flexpower...



...enquanto a versão GSi saiu de linha em 2005 para dar lugar à SS (sem motor exclusivo), e que não fez tanto sucesso.



O Astra V "existe" no Brasil - embora tenha nomeação não tenha sido adotada por aqui. O primeiro representante da nova família Astra era... o Vectra, lançado em 2005.



Ele seria, em 2006, exportado para a Europa com o nome... Astra Sedan! Ou seja, era basicamente o mesmo modelo, com motorização, frente, painel e detalhes de acabamento diferentes.



O Astra V chegou por aqui com o nome Vectra GT em 2007, que deu apelo esportivo ao hatch que tinha o mesmo motor do Vectra 2.0, sem qualquer alteração.



O Astra IV era mantido nas versões hatch 5 portas (a de três portas saiu de linha) e sedan, afinal ainda tinha boas vendas. Ainda em 2007 era apresentada uma re-estilização para a já (anteriormente, em 2005) renovada Zafira.



Em 2009, enquanto a Chevrolet do Brasil anunciava uma re-estilização para o Vectra e Vectra GT...



...a Opel apresentou o novo Astra VI, completamente novo, e que vai ganhando derivações.



Já por aqui, o destino do Astra é incerto, pois a nova geração seria muito cara por aqui, uma re-estilização no modelo atual não iria dar um ar mais jovial e o Vectra ficará mais barato nos próximos anos.

Enquanto a Europa receberá os mais novos carros da linha Astra VI, como a perua e o hatch 3 portas, o Brasil poderá se despedir do modelo em 2014, ano em que novas regras de emissões e segurança passarão a valer. Porém até lá a Chevrolet do Brasil poderá desenvolver uma versão simplificada do Cruze ou até do Astra VI ou até mesmo VII, re-estilizado.

Comentários

Unknown disse…
Ai, que todos nós vemos como o mercado brasileiro é palpérrimo de pobre miseravel falido. UÔ COITADO. nojento vampiro brasileiro.È do brasiiiill il,il,il. rs,rs,rs
Fuscão disse…
Presta atenção no que voce sai publicando por ae, amigo!

O texto está cheio de erros...

Nosso monza era o Opel Ascona C / Vauxhaul Cavalier II, e não o kadett...

E também não tivemos aqui o Kadett de 5 portas! Só 3 portas ou a perua Ipanema (inicialmente com 2p e depois com 4)...

=/
Júlio Max disse…
O Kadett de 5 portas esteve à venda somente no mercado europeu, só que infelizmente juntei todas as versões produzidas no Velho Continente com as oferecidas no Brasil.

Já a semelhança com o Monza (que era o Ascona, não o Kadett/Astra) foi erro mesmo. Mas eles se parecem mesmo...

Valeu pela observação, Gusta!
Unknown disse…
eu tenho quase certeza que ja vi um kadett quatro portas verde e escuro
Anônimo disse…
A montadora 'matou' o verdadeiro Vectra e trouxe o Astra com este nome para o Brasil, destruindo a imagem que o brasileiro tinha do carro, que era de categoria superior ao Astra. Isto foi péssimo e, não casualmente, o verdadeiro Vectra chegou a ser líder no segmento, já o Astra travestido de Vectra ficou a ver navios diante de Civic, Corola...
Marcos Tony
Anônimo disse…
Agora, Só não gostei que o Astra.Classic e o Vectra sairam.. meu comprou um Astra 2011 top (completão) e não nada a reclamar.. Carro bonito, anda pra c.... motor de 140 cv e 133cv... Muito bom... mas agora vai vim o Cruze e o Cobalt..... Vamos esperar pra ver
Anônimo disse…
galera o monza sai de lnha depois vem o vectra,esse e o ulitimo ano do vectra pois o cruze ira subistituilo ,o astra saiu de linha tbm agora é o cobalt .
Unknown disse…
Tenho um astra 2007.. queria saber se o porta mala dele so abre na chave ou tem outro lugar...
Unknown disse…
Tenho um astra 2007.. queria saber se o porta mala dele so abre na chave ou tem outro lugar...
Anônimo disse…
ele tem a opção com trava automática, o meu é o modelo 2005 advantege tem trava elétrica abre sozinho.
lino disse…
Tenho um Astra SW 2.0 ano 1995. É dureza manter o carro utilizando peças de boa qualidade. Para importar precisaria saber qual o modelo equivalente, preferencialmente Opel. Auto Realidade ou alguém saberia?
Unknown disse…
E Astra advantage 2008 2.0 8v nenhum comentario passou batido??