Mercedes Classe A e B saem de linha em 2012





Respectivamente, Mercedes Classe A e Classe B

Dentro de dois anos, uma nova família de compactos vai substituir os atuais Classe A e B. Quatro carrocerias estão confirmadas, mas é mais provável que sejam cinco. A primeira delas será um hatch, cuja produção está prevista para a fabrica da Mercedes-Benz na Hungria. Alem dele haverá um sedã (que devera ficar na faixa entre R$ 100 mil e R$ 115 mil), um monovolume, um utilitário e provavelmente um cupê.

Esse último pode afetar diretamente a fábrica brasileira da marca, em Juiz de Fora (MG). O cupê da nova família substituiria o CLC que sai da linha de montagem mineira ainda sobre a plataforma do Classe C antigo. A Mercedes-Benz, certamente, não deixaria um de seus automóveis com atraso de duas gerações. O vice-presidente de marketing de produto da Mercedes-Benz, Philipp Schiemer, disse que ainda é cedo para falar sobre o assunto, mas não descartou a possibilidade de uma das carrocerias da nova gama de compactos ter produção no Brasil. "Existe a possibilidade de um produto mais acessível, menos 'de nicho' como é o CLC hoje", afirmou.

Sobre os rumores de que a fábrica poderia ser vendida, ele disse que não é impossível, mas que se isso não foi feito em tempos mais difíceis está ainda mais distante agora - clara referência ao ano de 2007, quando apenas 6 mil unidades foram produzidas em Juiz de Fora (MG).

O objetivo da família que substituirá os modelos A e B será conquistar consumidores mais jovens e reforçar a imagem de valor da marca. Assim, Schiemer garante que o alvo não é o mais recente lançamento da Audi, o A1. "Ele é do porte do Volkswagen Polo. Queremos nos manter em um segmento mais acima", afirmou. Ou seja, a mira esta voltada para o A3 e o BMW Série 1.

Comentários