Fiat Stilo: Justiça declara recall de 60 000 carros e montadora leva multa de R$3 milhões



Segundo o Ministério da Justiça, a Fiat é culpada pelos acidentes provocados pelo rompimento dos cubos das rodas do Fiat Stilo entre 2007 e 2008. Os 30 acidentes registrados provocaram entre ferimentos, a morte de oito pessoas.

Assim, a Justiça declara que a Fiat tem que convocar um recall em todas as unidades do Fiat Stilo produzidas após Abril de 2004. O recall vai consistir da substituição do cubo da roda por um cubo feito em aço forjado.

O recall do Stilo, da Fiat, vai atingir cerca de 60 mil unidades no país, de acordo com a assessoria de imprensa da montadora.



Além disso, a Fiat teve que pagar uma multa de R$3 milhões por ter afirmado não haver defeito nos cubos de roda e não declarar o recall do Stilo. A Justiça entendeu que a montadora agiu de má fé ao colocar em risco a vida dos consumidores.

A Fiat ainda pode receber outra multa do Procon – SP, que instaurou um inquérito declarando que o Stilo foi introduzido no mercado, sendo um produto com alto grau de periculosidade devido ao seu defeito.



Segundo a assessoria de imprensa da Fiat, o recall deve acontecer "o mais breve possível". No entanto, o presidente da montadora, Cledorvino Belini, negou ontem (10) que haja problemas no modelo. "O problema da roda ocorreu em consequência do acidente e não [foi] o cubo que gerou o acidente", disse Belini à Agência Brasil, após participar de reunião na Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo).

Sem duvida, essa medida vai mudar a postura das demais montadoras, que agora terão de ficar bastante atentas aos defeitos que coloquem em risco a vida dos consumidores.

Comentários