Volvo: Ameaça para a Audi e o futuro dos negócios da China



Não é segredo que o governo central da China tem enorme preferência pelos sedãs de luxo da Audi, tanto que o modelo A6 é o carro oficial das autoridades locais. Para a Audi é ótimo e garante status maior em relação às demais marcas, incluindo as chinesas. Mas a situação da Audi pode mudar por causa da Geely.

A marca chinesa recentemente conseguiu aprovação da Ford para assumir a empresa sueca este ano. O projeto da Geely para a Volvo é ambicioso e prevê vendas 2,5 vezes maiores nos próximos anos.

A questão é que a Volvo, em breve sob administração chinesa, precisará ampliar sua presença no mercado chinês e quem melhor para dar esse empurrão? O próprio governo local!

Li Shu Fu, fundador da Geely, apostou alto na aquisição da Volvo e um possível fracasso no controle da empresa poderia minar qualquer chance de outra marca chinesa conseguir fechar negócio semelhante no exterior.

Alguns especialistas ocidentais questionam sobre a capacidade cultural e empresarial dos chineses em administrar montadoras do porte da Volvo, por exemplo.

Então, fazer a Volvo dar lucro e crescer muito nas vendas, principalmente na China, será a tarefa principal da Geely daqui para frente.

Para o Estado chinês, o sucesso da Volvo pode ajudar outras montadoras chinesas, ávidas por ganhar o mercado internacional.

Atualmente, mesmo com a crescente escalada das vendas na China, as montadoras locais estão perdendo cada vez mais terreno para as estrangeiras. Fazer negócios fora do país parece ser a saída mais lógica no momento.

Comentários