Toyota realizou recall de Lexus IS 200 na Inglaterra sem notificar EUA



Um novo capítulo na crise vivida pela Toyota pode complicar ainda mais a situação da marca, especialmente nos Estados Unidos.

Isso porque, segundo a agência de notícias Automotive News, a subsidiária inglesa da Toyota Motor Corp. realizou um reparo nos tapetes do Lexus IS200 – carro que também era vendido nos EUA naquela época – há quase dez anos sem jamais ter informado as autoridades norte-americanas responsáveis pela segurança viária. A entidade contribuiu nas investigações que culminaram nos recalls realizados neste ano pela marca.

A agência revela que o serviço consta na página do governo inglês na Internet e sua existência foi confirmada por um porta-voz da Toyota nos EUA. Assim, a atitude levanta novas dúvidas sobre quando a empresa realmente tomou ciência dos problemas de aceleração e coloca em xeque a agilidade da montadora em notificar as autoridades norte-americanas sobre as falhas.

O recall realizado na Inglaterra teria ocorrido pelo menos dois anos antes dos primeiros registros ligados a deficiências no acelerador dos carros da Toyota, que estão sendo investigados pelo Congresso dos Estados Unidos.

No total, o reparo envolveu 10.919 unidades do IS 200 fabricadas entre março de 1999 e julho de 2000. O modelo convocado era o antecessor da linha IS, que passou por um recall nos EUA no final do ano passado.

Comentários