Mega recall da Toyota – Donos de Corolla assustados



O imenso problema com os carros da Toyota coloca a vida de milhões de pessoas em risco, mas parece não alertar a subsidiária brasileira. Depois de quatro relatos de pessoas que perderam o controle do Corolla, com o acelerador disparando, em situações idênticas às que motivam as ações nos Estados Unidos, Europa e China, a fábrica permanece sem fazer qualquer esclarecimento aos consumidores brasileiros. Aos relatos, soma-se um mais grave, em que o Corolla teve perda total e que os dois airbags chegaram a disparar.

A vítima do Corolla descontrolado foi a bancária Patrícia Correa, que passou um grande apuro em 16 de outubro do ano passado. Ela desceu do carro para abrir o portão da garagem do prédio em que mora, no Bairro Luxemburgo, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e quando retornou perdeu o controle: “Lembro-me de um barulho de aceleração muito forte. Não conseguia controlar o carro. A garagem do meu prédio tem dois andares, o G1 e o G2. Se eu fosse para o G1, poderia bater na mureta e cair de um altura de 50m. Desci para o G2 e bati em uma pilastra pequena e somente assim consegui parar”, relata Patrícia.

A princípio, a Toyota do Brasil informou que tinha conhecimento apenas de um caso. Porém, quando outras histórias surgiram, o fabricante foi consultado novamente e disse ter acompanhado os casos em que o acelerador agarrou, pois o tapete não estava bem fixado. Em nenhum momento cogitou-se um recall para o mercado nacional. A justificativa é que o fabricante do acelerador eletrônico é a japonesa Denso, que usa um sistema com uma mola, diferentemente do sistema de duas molas da norte-americana CTS.

Comentários