História dos Automóveis: Nissan Sentra



Conheça agora este carro que não teve uma acolhida tão boa no Brasil, mas que é conhecido em várias partes do mundo.

O Nissan Sentra foi lançado no ano de 1982 como o nome Nissan Sunny para outros mercados, como o norte-americano. Em muitos outros países das Américas, como o Brasil, o modelo é conhecido como no Japão, Sentra.



No México, as três primeiras gerações de Sentra eram conhecidos como o Tsuru, e o modelo lançado em 1994 ainda é vendido sob essa denominação, tendo passado por três reestilizações, mas sendo vendido junto com o Sentra atual.

A primeira geração foi vendida de 1982 a 1986, nas versões cupê (abaixo) e sedan de duas ou quatro portas, além do hatch em alguns mercados.



Na maioria dos mercados, esta linha foi comercializada como Sunny, e estava disponível com 1,3 e 1,5 a gasolina. A versão perua também foi comercializada em outros mercados.

A segunda geração foi lançada em 1985 e durou até 1990. Esta geração apresentava as mesmas variações de carroceria que a anterior.



No Canadá, o sedan de quatro portas ficou em produção até 1993 e foi chamado Sentra Classic para distinguir da geração que seria lançada em 1991.

A próxima geração teria desenho mais limpo, mas ainda assim conservador, e apenas com versões cupê e sedan de 4 portas.



Esta geração chegou a ser vendida no Brasil na carroceria sedan, mas por poucos anos.



Esta geração originou o Tsuru (abaixo), que há anos é o carro mais vendido do México.



Na quinta geração, lançada em 1995, o cupê acabou, restando apenas a versão sedan. Esta geração durou até 1999 com alguns face-lifts.



O Sentra, finalmente, virou "compacto" classe para 2000. Anteriormente, a classe dos compactos havia sido ocupada pelo Altima, que virou médio (para os norte-americanos) em 2001.



Em 2004, o sedan recebeu um pequeno face-lift e começou a ser vendido no país em 2005.



Em 2006, este Sentra despedia-se do mercado brasileiro.



A Nissan apresentou a próxima geração do Sentra no North American International Auto Show, em janeiro de 2006. Agora classificado como um sedan de médio porte pela EPA, o Sentra é maior em todas as dimensões do que a geração anterior.



Agora, é baseado no Renault Mégane. Este Sentra tem uma versão esportiva, o SE-R (ainda não vendida no Brasil).



Por aqui, a última geração do Sentra foi lançada em abril de 2007, igual à versão americana (foto de abertura). Em meados de 2009, tornou-se flex e no fim do ano recebeu este face-lift (abaixo).

Comentários