De Eye em Genebra



O Instituto Europeu de Design, de Turim, apresenta no dia 4 de março no Salão de Genebra um carro-conceito futurista projetado por estudantes de Master of Arts in Transportation Design. Produzido em colaboração com a Tesla Motors, fabricante californiana de veículos elétricos de alta performance, o conceito surgiu da vontade de testar as habilidades dos jovens designers e descobrir a sua visão do futuro: daí a escolha do nome.



As dimensões do Eye - 4,25 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,36 m de altura e 2,65 m de entre-eixos - expressam bem a proposta da Tesla: criar um esportivo 2 +2 para tornar-se um símbolo de status. A "encomenda" era conceber um modelo com performance cativante e preço acessível a um público jovem e cosmopolita, que sempre conectado com o mundo através da rede e tecnologias digitais.

O Eye não é pensado para ter medo de seus rivais a gasolina. O padrão de posicionamento das baterias no banco traseiro permite uma racionalização do espaço interior e a exploração da superfície externa maximiza a eficiência e apelo do carro. A otimização aerodinâmica é acompanhada por uma inteligente possibilidade de metamorfose: um teto solar que se transforma de um cupê esportivo de quatro lugares em uma espécie de pick-up semi-aberta com espaço de carga.

A máscara preta frente de acrílico, assemelhando-se a letra "T" da marca, também é o resultado de uma iniciativa da pesquisa dos jovens designers. Eles propuseram um novo símbolo aplicável a todos os futuros produtos da Tesla, que tem como slogan "performance com consciência limpa".

O Master of Arts in Transportation Design é um curso de formação qualificada, com duração de dois anos, que treina profissionais capazes de enfrentar os desafios do trabalho através de um relacionamento constante com as empresas e centros de estilo. O Eye é o resultado de um processo marcado por várias fases de avaliação que simulam uma situação real de trabalho.

A partir de propostas individuais encaminhadas por onze estudantes do curso de mestrado, cinco modelos foram escolhidos para ser feito de argila em escala 1:4. Entre estes foi escolhido aquele que melhor responder à solicitação inicial da Tesla. Dividida em grupos, a turma trabalhou no projeto escolhido para realizar o conceito em todos os detalhes internos e externos, sempre sob a supervisão de Franz von Holzhausen, designer chefe da Tesla Motors.

Comentários