Toyota suspende a venda de oito modelos nos EUA



Toyota Matrix (vendido apenas nos EUA)

A Toyota chegou a uma atitude drástica nos EUA. Anunciou que está suspendendo as vendas de oito modelo, os que foram alvos do recall da semana passada, por problemas no acelerador. A marca está com sérios problemas de qualidade por lá, e os problemas ficaram sérios.

A suspensão das vendas envolve uma porção considerável da frota da Toyota e alguns dos seus veículos mais populares, incluindo o Camry e o Corolla. Como parte do plano, a Toyota também vai suspender a produção em cinco fábricas na próxima semana, “para avaliar e coordenar atividades”. São pelo menos 2,3 milhões de veículos envolvidos no recall anunciado na semana passada.

O vice-presidente da Toyota nos EUA, Bob Carter, disse que essa ação é necessária até que uma solução seja encontrada. Os modelos que tem suas vendas paralisadas são: RAV4, Corolla, Camry (abaixo), Matrix, Avalon, Highlander, Tundra e Sequoia.



A Toyota vende em torno de 65.000 Corollas e Camry por mês nos EUA, e isso pode arranhar a reputação de que a Toyota tem de ser uma empresa que prima pela qualidade. É muito grave se eles não podem vender os veículos e não conseguem identificar o problema.

Não ficou claro quanto tempo a Toyota pretende manter suspensa a produção dos veículos. Para seus funcionários, a Toyota disse que não sabe quanto tempo a suspensão irá durar.

A Toyota do Brasil se mexeu antes de perder quaisquer vendas por medo do problema que anda afetando seus modelos nos EUA. Ela afirmou em nota oficial que os carros da marca vendidos no Brasil não são atingidos pelo recall de oito modelos.

Já a suspensão da fabricação de modelos lá nos EUA não foi comentada pela filial brasileira. Veja a nota oficial:

"A propósito do recall anunciado ontem (26/1) pela Toyota Motor Sales, dos Estados Unidos, a Toyota do Brasil informa que a campanha não atinge o mercado brasileiro, restringindo-se apenas aos veículos fabricados na América do Norte. Os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (SP). Os demais veículos citados na campanha (Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon) não são vendidos no Brasil."



Toyota Corolla norte-americano, muito semelhante ao brasileiro

Comentários