Histórias dos Automóveis: Gumpert Apollo



Acima, Gumpert Apollo de produção (2006 - branco) e o protótipo (2002 - azul)

O Apollo é um supercarro construído por Gumpert GmbH e baseado em componentes Audi. É alimentado por um motor twin-turbo da Audi, V8 ,que foi colocado em posição central e com desempenho estimado para ir de 0 a 96 km/h em apenas 3,0 segundo.

Vamos conhecer melhor a história deste supercarro.

Marco Vanetta é creditado como o criador dos primeiros projetos do veículo. O objetivo era criar um carro de rua que foi adequado para a pista, mas também econômico. Em 2002 um modelo de escala 1:4 havia sido criado.

Roland Gumpert, um empregado anterior de 30 anos da Audi, teve amplo conhecimento do automóvel e motor de desenvolvimento do eesportivo. Com sua experiência e currículo, ele se tornou gerente de projetos em 2002 do projeto Apollo. Ele foi ajudado por Uwe-Norbert Bleck, o ex-diretor da dinâmica do veículo, simulação, rodas e pneus da Audi. Em colaboração com a Universidade Técnica de Munique e Universidade de Ciências Aplicadas em Ingolstadt, simulações de computador, testes de túnel de vento, e de construção foram concluídas. Cerca de 30 funcionários Gumpert produziam os primeiros Apollo.

O modelo de produção foi concluido em 2006 e logo em seguida vendido.




A frente é ameaçadora...

O chassi é uma combinação de ligas de aço cromo molibdênio e aço, enquanto a carroceria é feita de fibra de carbono. A transmissão seqüencial de seis velocidades com um sistema de dupla embreagem ajuda a transferir os 650 cavalos de potência para as rodas. A velocidade máxima do carro (de 1.100 kg) é estimada em 360 km/h.



... assim como a traseira

O Gumpert Apollo é a síntese de um automóvel completo. Evoca a paixão e prazer de condução além de todas as expectativas. Com 650 cv, velocidade máxima de 224 mph (360 km/h) e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, você teria que percorrer um longo caminho para encontrar um carro comparável ao Apollo. O pacote completo está disponível em uma relação custo-benefício que não pode ser comparada nesta classe de veículos exclusivos. Como um carro de alta performance pura esportes com qualidades de corridas que também está aprovado para uso na estrada, o Gumpert Apollo estabelece novos padrões.





Gumpert Apollo dark (fosco)

Comentários