Brasileiros acelerados



Acima, Carcará restaurado

O primeiro carro a estabelecer um recorde de velocidade máxima no Brasil foi o Carcará, projetado e construído com o único objetivo de estabelecer o recorde para veículos com motor de 1000cc. Ele tinha uma carroceria aerodinâmica colocada sobre chassi e mecânica DKW-Vemag. Estabeleceu a marca de 212,903 km/h na manhã de 29 de junho de 1966, na estrada que liga o Rio de Janeiro a Santos. Foi a primeira marca brasileira e sul-americana de velocidade em linha reta, de acordo com a regulamentação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e reconhecida pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Foi produzido apenas um exemplar.



Réplica em tamanho 1:43 do Opala de Bird Clemente

Em julho de 1970, na Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, o piloto Bird Clemente, a bordo de um Opala quatro-portas, bateu o recorde brasileiro de velocidade. Seguindo o regulamento da FIA, cravou 232,510 km/h. O bloco do motor, o virabrequim, os pistões e as bielas eram originais, mas a taxa de compressão era mais elevada e o cabeçote trabalhado com válvulas maiores. Tinha três carburadores Weber duplos e coletores especiais.



Em 1991, o piloto Fábio Sotto Mayor estabelecia um novo recorde de velocidade, ao atingir 303,157 km/h com um Opala/Stock duas-portas em um trecho da Rodovia Rio-Santos. Curioso é que o capô não resistiu à pressão do ar admitido pela grade e... saiu voando.



Veja o vídeo abaixo...

http://www.youtube.com/watch?v=wqpJM2UCDrI&feature=player_embedded

Desde abril de 2004, Alejandro Sanchez detém o recorde brasileiro de velocidade, ao estabelecer a marca de 310,66 km/h com um Porsche 993 biturbo de 3,8 litros (abaixo, no evento Xtreme Motorsports) , em reta de um quilômetro lançado no Festival de Velocidade realizado em São José dos Campos.

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