VW Amarok já é avaliada!



À minha frente um declive seguido por um pequeno riacho de águas rasas e uma subida em curva à direita. Ao meu lado, um engenheiro alemão da Volkswagen tentando explicar, em um inglês carregado de “R”, como funciona o sistema HDC (Hill Descent Control), que permite enfrentar declives sem precisar pisar no freio, já que a eletrônica se encarrega de controlar o carro.



Esta é a Volkswagen Amarok, primeira picape média desenvolvida pela VW. E o cenário é o norte da Argentina, país que terá a exclusividade de produção do modelo.



Por ano, serão fabricadas 100 mil unidades da picape. Aqui vale uma explicação: esta era uma versão pré-série da Amarok ainda coberta com camuflagem, que, por sinal, (tentava?) imitar uma picape Mitsubishi.

Enquanto o engenheiro falava das belezas do sistema, minha apreensão era com a subida lá na frente. Atravesso o riacho sem problemas, engato a terceira (afinal a reduzida, que é ligada por um botão no console, está acionada) e a Amarok ruge.



Dá-lhe força. Na subida, a picape raspa numa pedra. Os ângulos de ataque e de saída não são dos melhores: 29,8° (ligeiramente menor que o da Hilux) e 24,5° (o da Toyota é de 26°). Subo a rampa, acompanhado de muita poeira.

A VW não esconde a Amarok mira a Toyota Hilux. “Durante o desenvolvimento da Amarok nós ‘destruímos’ dez Hilux”, diz Schreiber. Segundo ele, o maior desafio foi fazer uma picape robusta. “Se é para fabricar um novo Golf, nós temos know-how para isso. Agora, fazer uma picape média é coisa inédita para nós”. Para a ação, a VW construiu uma pista de testes off-road nos EUA. Usaram a Chevrolet S10 e Ford Ranger no desenvolvimento? “Não, esses modelos estão abaixo (em qualidade) do que pretendíamos com a Amarok.

A Hilux foi a inspiração, se bem que em termos de acabamento a Nissan Frontier era o exemplo a ser seguido.” Por último: qual é o preço da picape? O valor não foi fechado, afinal o modelo chega às concessionárias apenas em março. Mas aqui vai a resposta do pessoal da VW: “consulte a tabela de preço da Hilux”, ou seja, ao redor de R$ 100 mil. (Abaixo, fotos da Amarok sem disfarces.)



Comentários