O IPI está aumentando aos poucos, retomando os níveis anteriores, mas os carros Flex ainda serão beneficiados até março de 2010. O governo não teve alternativa, já que o dólar está baixo, e os carros importados começam a ficar cada vez mais interessantes.
Só que nada disso adianta, se o preço do álcool só sobe. A atitude do governo esconde contradições. A principal delas é incentivar a preservação do meio ambiente com o uso de álcool, ou etanol, enquanto o combustível está em alta no mercado.
O problema está sendo analisado. Outras idéias estão sendo estudadas para que os carros sejam taxados de acordo com o que gastam, ou de acordo com o que poluem, como já é feito na Europa, por exemplo.
Mas, a preocupação dos analistas do setor é de que o governo faça as coisas por questões apenas econômicas, ao invés de ambientais. E conforme o imposto reduzido aumenta a demanda por carros Flex, essa mesma demanda faz com que o álcool fique mais caro. Aí, junte esse problema com o fato de que o açúcar está valorizado no mercado, e o preço do álcool sobe a níveis impraticáveis em grande parte do Brasil.
Será que dentro de algum tempo nossos carros Flex acabarão sendo abastecidos normalmente com gasolina, no Brasil todo?
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